Teoria da perda de uma chance: uma análise à luz do direito contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v8i1.1852Palavras-chave:
Direito civil. Responsabilidade civil. Perda de uma chance.Resumo
O presente artigo tem como objetivo abordar a teoria da perda de uma chance e pontuar suas principais características no cenário da responsabilidade civil, além de aspectos históricos e conceituação jurídica. A teoria consubstancia-se na possibilidade de reparação civil decorrente da perda da oportunidade de obter uma vantagem esperada ou evitar certo prejuízo. O tema, relativamente novo, não possui previsão legal no direito pátrio, contudo, vem conquistando seu espaço entre a doutrina e tribunais brasileiros, causando, por vezes, entendimentos divergentes no tocante aos seus elementos basilares. Assim, o desenvolvimento de premissas norteadoras à aplicação criteriosa do instituto constitui objeto principal deste estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-23
Como Citar
ALTHOFF FIGUEIREDO, C. R.; MEDEIROS DUTRA, M. Teoria da perda de uma chance: uma análise à luz do direito contemporâneo. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 8, n. 1, p. 75–88, 2019. DOI: 10.33362/juridico.v8i1.1852. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/1852. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).