ACCOUNTABILITY JUDICIAL NA JUSTIÇA CRIMINAL: TRANSPARÊNCIA A SERVIÇO DA POPULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v8i1.1939Palavras-chave:
Accountability. Impunidade. Justiça Criminal. Prestação de Contas. Transparência.Resumo
A prestação de contas por parte dos poderes do Estado, com políticas de transparência que são estudadas como formas de contribuir para a conversação entre o Estado e a sociedade, onde aquele possa atender os interesses dessa. Na seara do direito criminal, tal fato não é diferente, haja vista que a população vive em sentimento de desconfiança com o Estado e, mais relevante para esse estudo, para com a efetividade do Poder Judiciário, gerando, assim, uma sensação de impunidade. Objetiva-se com essa pesquisa demonstrar a importância de haver uma prestação de contas de processos julgados na justiça criminal. Para isso buscou-se desenvolver o conceito de accountability, abordar o que gera a sensação de impunidade, e, por fim, tratar da importância de dar publicidade efetiva da aplicação da lei penal à população. Demonstrar-se-á o quão importante é a publicidade efetiva, informando a realidade dos fatos, para que a população tenha seu sentimento diminuído, ao menos no que tange ao Poder Judiciário, podendo, dessa forma, como forma de participação, requisitar investimentos em outras áreas mais essenciais à resolução de casos criminais, como a investigação policial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).