A SUSTENTABILIDADE COMO DIREITO FUNDAMENTAL E OS SISTEMAS JUDICIAIS CIVIL LAW E COMMON LAW
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v8i1.1967Resumo
o presente artigo científico tem por escopo tratar da sustentabilidade e suas dimensões, perpassando por diversas obras jurídicas, na medida que se trata e um instituto de conteúdo amplo e há várias classificações sobre o tema. Além de direito fundamental e as respectivas dimensões que retratam a evolução do constitucionalismo e nessa medida a preocupação e a consciência ambiental, até a inclusão do meio ambiente nessa condição de direito fundamental de terceira geração. Em seguida, a sustentabilidade será abordada enquanto princípio de base constitucional que rege o capital natural, busca o equacionamento da relação do homem versus natureza, a fim de garantir a preservação ambiental para as presentes e futuras gerações. E., por fim, a manifestação desse direito fundamental principiológico nos sistemas judiciais civil law e common law, apresentando a atuação do Poder Judiciário tanto num quanto em outro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).