A MEDIAÇÃO COMO MEIO ADEQUADO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NA CRISE DO PODER JUDICIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.33362/.v8i2.1986Resumo
O instituto da mediação é analisado sob suas perspectivas contemporâneas como um dos meios adequados de solução de conflitos, inserindo-o nos contextos de crise do Poder Judiciário e de cultura do litígio. Para tanto, parte-se do exame do sistema jurisdicional estatal brasileiro, reconhecendo as ineficácias que ensejaram a implementação de métodos consensuais de resolução de disputas. Acrescenta-se à pesquisa a análise conceitual e legal da mediação no ordenamento jurídico nacional, tal como as possibilidades advindas da regulamentação e aplicação do instituto. O estudo revelou que, a fim de alcançar a efetiva solução para os conflitos, é necessária a superação dos paradigmas clássicos por uma cultura de pacificação e inclusão social. Ademais, é preciso reconhecer o indivíduo como protagonista, o mais apto a encontrar a solução para as controvérsias que se apresentam, através do diálogo e da cooperação e observando suas realidades pessoais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).