NOVAS MOBILIDADES: O PANORAMA ATUAL DAS MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS E OS DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v9i1.2199Palavras-chave:
Migrações. Paradigma das Novas Mobilidades. Ser Migrante.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o panorama atual das migrações contemporâneas à luz do Paradigma das Novas Mobilidades, evidenciando as situações de vulnerabilidade vivenciadas pela população migrante. Compreende-se que as migrações recentes, pautadas no Novo Paradigma das Mobilidades, são aceleradas pela interconexão e a interdependência de pessoas, objetos e ideias. É nesse cenário que se insere o sujeito migrante tanto condicionado quanto protagonista de condições estruturais, econômicas, sociais, políticas, culturais e ambientais. Considerou-se que, a mobilidade expandiu seus sentidos e significados e adentrou as discussões sobre incorporação, emoções e sentimentos, afetos, gênero, política, ritmo, quietude, encontro, redes, escala, lugar, biopolítica, exclusão e ética (MERRIMAN, 2012). As várias dimensões envolvidas e sua complexidade retiraram esse fenômeno da condição de simples reflexo da produção material da sociedade e o colocaram como um fenômeno específico, que possui suas próprias variáveis e condições de produção e construção de significados. Tais significados desencadeiam uma análise da correlação entre mobilidade e migração, situando os fluxos migratórios atuais a nível mundial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).