O MEU, O TEU OU O NOSSO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? UMA ABORDAGEM JURÍDICO-SOCIOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v9i1.2200Palavras-chave:
Relação humano-animal, Animais de estimação, Família, Legislação.Resumo
A relação humano-animal vêm da antiguidade, no entanto ao longo dos anos constatou-se que essa relação passou por inúmeras e profundas transformações até os dias atuais, onde o número de animais de estimação que reside nos lares das mais variadas culturas aumentaram significativamente. Em decorrência desta convivência mais próxima, foram sendo estabelecidos laços afetivos entre esses animais e os humanos, passando o animal de estimação a ser considerado como membro da família por muitas pessoas, configurando um novo arranjo familiar. Diante dessa mudança na arquitetura familiar, surge a necessidade de analisar a situação jurídica relacionada aos animais de estimação, uma vez que litígios estão surgindo em decorrência da ruptura dos vínculos matrimoniais, e muitos casais tem procurado o judiciário para solucionar questões de guarda, visitas e alimentos de seus pets.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).