JUSTIÇA AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v4i1.260Palavras-chave:
Meio Ambiente. Direito Ambiental. Justiça Ambiental.Resumo
O tema principal desta pesquisa diz respeito à justiça ambiental. Tem como objetivo analisar o que é a justiça ambiental e o teor do artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que enfatiza que todos os seres humanos têm direito de viver num meio ambiente ecologicamente equilibrado, indispensável para a sobrevivência do homem, tanto no presente como para as gerações futuras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos dados receberam tratamento qualitativo. De acordo com os estudiosos, o meio ambiente é um bem inestimável que precisa ser preservado pelo Estado e por todas as gerações. A pesquisa também aponta que a luta pela justiça ambiental tem um longo caminho a percorrer, principalmente num país marcado por várias desigualdades sociais, como é o caso do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).