A RESPONSABILIDADE CIVIL DO TRANSPORTADOR AÉREO DOMÉSTICO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v4i1.290Palavras-chave:
Transporte aéreo. Contrato. Responsabilidade Civil. Danos Morais. Indenização.Resumo
O presente trabalho versa sobre a responsabilidade civil do transportador aéreo doméstico no Brasil nas situações mais comuns onde o transportador é chamado a reparar os passageiros lesados em virtude da utilização dos serviços aéreos, regulado pelas legislações gerais e especiais, doutrina e jurisprudência. Apresentado sob a forma de artigo científico atendendo requisito obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Direito pela UNIARP. Para melhor compreensão, o relato é dividido em três partes. Na primeira parte será abordado sobre a Teoria Geral da Responsabilidade Civil. Em um segundo momento o estudo dissertará a respeito do contrato de transporte aéreo de bagagens e pessoas na legislação brasileira e na terceira parte relata-se a respeito do dever de indenizar do transportador aéreo e o quantum indenizatório, as principais causas de danos e as formas de indenização e/ou reparação. Conclui-se que alguns juristas e doutrinadores optam pela reparação limitada ou tarifada de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, enquanto outros, que perfazem a maioria, apontam a responsabilização civil prevista no Código Civil em conjunto com o Código de Defesa do Consumidor, quando couber. O método adotado foi o dedutivo e a pesquisa bibliográfica, com produção descritiva, de acordo com a normalização dos trabalhos acadêmicos da UNIARP e normas da ABNT.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-27
Como Citar
SPULDARO, M. A.; OUFELLA, J. M. A RESPONSABILIDADE CIVIL DO TRANSPORTADOR AÉREO DOMÉSTICO NO BRASIL. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 4, n. 1, p. 104–129, 2015. DOI: 10.33362/juridico.v4i1.290. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/290. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).