ENSINO JURÍDICO E TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE NA ERA CONECTADA

LEGAL EDUCATION AND DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY: THE STUDENT'S PROTAGONISM IN THE CONNECTED ERA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/juridico.v12i1.3043

Resumo

O presente trabalho tem como proposta apresentar uma revisão bibliográfica sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação relacionando a sua importância no processo de busca do protagonismo do estudante na era conectada no que diz respeito ao ensino jurídico. Objetiva-se com o presente estudo compreender como as TDIC podem ser usadas para construir o conhecimento de acordo com as capacidades individuais, oferecendo uma base segura para repensar a aprendizagem e o ensino em condições e ambientes diferentes, assim como, evidenciar as práticas pedagógicas no ensino jurídico através de seu seguimento a metodologia tradicional, bem como, evidenciar como as TDIC podem auxiliar na busca do protagonismo do estudante jurídico na era conectada. Para concluir o que se pretende é provocar uma reflexão sobre a importância do planejamento e das propostas didáticas que tenham como objetivo promover condições e oportunidades para o desenvolvimento do estudante de modo a gerar o seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem na era conectada.

PALAVRAS CHAVE: tecnologia. Educação. Sociedade contemporânea. Ensino jurídico. Protagonismo.

 

ABSTRACT

The present work proposes to present a bibliographic review on the use of Digital Information and Communication Technologies relating their importance in the process of seeking student protagonism in the connected era with regard to legal education. The objective of the present study is to understand how TDICs can be used to build knowledge according to individual capacities, offering a secure basis for rethinking learning and teaching in different conditions and environments, as well as highlighting pedagogical practices in the legal education through its follow-up to the traditional methodology as well as highlighting how the TDICs can help in the search for the role of the legal student in the connected era. To conclude, the aim is to provoke a reflection on the importance of planning and didactic proposals that aim to promote conditions and opportunities for student development in order to generate their protagonism in the teaching and learning process in the connected era.

Keywords: technology. Education. Contemporary society. Legal education. Protagonism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMIEL, Tel. “Geringonça, jeitinho, gambiarra: a pesquisa em tecnologia e educação diante de suas políticas e projetos.” In Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir / organizado por: José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhares Arantes. – Campinas, SP : NIED/UNICAMP, 2018. p. 164- 179. Disponível em https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/36915/1/CAPITULO_GeringoncaJeitinhoGambiarra.pdf . Acesso em 14 dez. 2022.

BERGAMO, F. Cibercultura e inovação: reflexões sobre o ambiente inovativo das organizações na era da informação e seus cenários futuros. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v.4, n.2, jan./abr. 2017, p. 64-84. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/4143/281 3. Acesso em: 12 dez. 2022.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BURGARELLI, Sérgio. Tecnologia digital e educação: o uso de novos suportes midiáticos no ensino jurídico. 2011. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1815. Acesso em: 10 dez. 2022.

CASTTELS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002. v. 1.

FANTIN, M. Tecnologias como dispositivo de participação e práticas colaborativas na escola. In: VALENTE, J.A., FREIRE, F. M.P., ATANTES, F.L. Tecnologia e Educação: passado presente e o que está por vir (pp. 17-41). Campinas: Unicamp/NIED. p. 348-377. Disponível em: https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/ uploads/ 2018/11/ Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.

FEFERBAUM, Marina. Metodologias ativas em direito: guia prático para o ensino jurídico participativo e inovador. São Paulos: Atlas, 2020.

FILATRO, Andrea. Metodologias ino-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, Educação, 2018.

DELORS.Jacques. Educação um tesouro a descobrir. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2018.

HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. Cultura digital e Educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1349-1371 , ago./2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10301/6689. Acesso em: 15 dez. 2022.

MAROCCO, Andréa de Almeida Leite. Problem Based Learnig na educação jurídica: desenvolvimento de habilidade e competências. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194089. Acesso em: 12 dez 2022.

OLIVEIRA, Sandra. Modos de ser estudante e as pedagogias ativas: autonomia e aprendizagem na experiência do indivíduo livre. In: DEBALD, B. (org.)Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre: Penso, 2020.

SELWYN, N. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, G. M. dos S.; ROSADO, L. A. da S.; CARVALHO, J. de S. (Orgs.) Educação e Tecnologia: abordagens críticas. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-103. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022.

VALENTE, J. A. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, J. A., FREIRE, F. M. P., ARANTES, F. L. Tecnologia e Educação: passado presente e o que está por vir (pp. 17-41). Campinas: Unicamp/NIED. p. 17-41. Disponível em: https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content /uploads /2018 /11/ Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 14 dez. 2022.

VALENTE, J. A. Informática na educação: conformar ou transformar a escola. – Perspectiva, Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 24, p. 41-49. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10703. Acesso em: 14 dez. 2022.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

ROSAN CHRISTINO GITAHY, R.; RAMOS ALVES, L. H.; RODRIGUES WESTIN EBAID, A. A. ENSINO JURÍDICO E TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE NA ERA CONECTADA: LEGAL EDUCATION AND DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY: THE STUDENT’S PROTAGONISM IN THE CONNECTED ERA. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 12, n. 1, p. 102–119, 2023. DOI: 10.33362/juridico.v12i1.3043. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/3043. Acesso em: 2 maio. 2024.