DESAFIOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM NÍVEL STRICTO SENSU: UMA PESQUISA NO MUNICÍPIO DE LUZIÂNIA-GOIÁS
CHALLENGES FOR CONTINUOUS EDUCATION OF TEACHERS AT THE STRICT SENSU LEVEL: A RESEARCH IN THE MUNICIPALITY OF LUZIÂNIA-GO
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v12i2.3093Resumo
A presente pesquisa buscou analisar os principais desafios para os professores da rede municipal da cidade de Luziânia-GO continuarem sua formação acadêmica em nível stricto sensu. Para compreender essa questão, buscamos identificar as políticas públicas para a formação continuada de professores, bem como conhecer as vantagens que a Secretaria Municipal de Educação de Luziânia (SMEL) oferece aos docentes que prosseguem com sua formação acadêmica e investigar o nível de formação acadêmica dos professores da rede municipal de ensino. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual utilizamos como instrumento de coleta de dados: 1) entrevista semiestruturada com 20 professores; 2) entrevista semiestruturada com o secretário municipal de educação; e 3) levantamento de dados junto à SMEL por meio da pesquisa documental. O campo de pesquisa foram quatro escolas municipais localizadas na cidade de Luziânia-GO e a SMEL. Para embasar este estudo, utilizamos, dentre outras referências, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (2017) e Verdum (2010). A formação continuada dos docentes contribui para a construção de novos conhecimentos que poderão ser utilizados durante a prática pedagógica, facilitando o desenvolvimento e aprimoramento de metodologias que irão amparar o professor frente aos desafios cotidianos de sala de aula. O aprimoramento profissional por meio da continuidade dos estudos acadêmicos se torna um importante instrumento para atualizar os conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional.
PALAVRAS-CHAVE: formação continuada. Stricto sensu. Políticas públicas educacionais.
ABSTRACT
This research sought to analyze the main challenges for teachers in the municipal network of the city of Luziânia-Goias to continue their academic training at a stricto sensu level. To understand this issue, we identified public policies for the continuing education of teachers, as well as knowing the advantages that the municipal education department of Luziânia (SMEL) offers to teachers who continue with their academic training and investigate the level of academic training of teachers. of the municipal education network. To develop this work, we carried out a research with a qualitative approach, we used a semi-structured interview with 20 teachers as a data collection instrument, we also carried out a semi-structured interview with the municipal secretary of education and also collected data from SMEL through documentary research. . The research field were four municipal schools located in the city of Luziânia- Goiás and SMEL. To support this study, the contributions of: Law of Guidelines and Bases of Education (2017); Verdum (2010) among other authors who helped build the theoretical framework of this research. The continuing education of teachers contributes to the construction of new knowledge that can be used during pedagogical practice, facilitating the development and improvement of methodologies that will support the teacher in the face of the different challenges that may occur in the classroom. Professional improvement through continuing academic studies becomes an important tool for updating knowledge, contributing to personal and professional development.
Keywords: continuing education. Stricto sensu. Educational public policies.
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