O INSTITUTO DA DOAÇÃO MODAL E SUA APLICAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

THE INSTITUTE OF MODAL DONATION AND ITS APPLICATION BY PUBLIC ADMINISTRATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/juridico.v13i2.3332

Resumo

O presente estudo visa refletir sobre a doação modal como meio de incentivo econômico. Para
isso, o objetivo principal desse trabalho é estudar o instituto da doação com encargos, mais
especificamente no que se refere a doação realizada pela Administração Pública, bem como sua
aplicação ao longo do tempo, e as implicações do descumprimento, pelo particular, dos
encargos fixados pelo poder público. Para que estes fins sejam atingidos utilizar-se-á o método
dedutivo sobre a abordagem qualitativa do tema, a pesquisa explicativa foi instrumentalizada
para esclarecer os requisitos e implicações do descumprimento dos encargos da doação. Em um
país no qual os períodos de crise e instabilidade econômica passaram a se tornar a regra, e a alta
carga tributária não permite o pleno desenvolvimento econômico sem o enfrentamento de
diversos entraves, é fundamental que a administração pública auxilie o particular na execução
da atividade empresária por meio de incentivos de natureza fiscal e econômica. Um destes
mecanismos é a doação com encargo, realizada pela administração pública aos particulares,
com o fim de incentivar a fixação da empresa no município, gerando por consequência mais
oportunidades de empregos, aumento da população assalariada, necessidade de mais moradias,
entre outros efeitos. Por isso, se traduz como ferramenta essencial ao desenvolvimento
econômico local.
PALAVRAS CHAVE: Doação modal. Administração pública. Encargos.

ABSTRACT
This study aims to reflect on modal donation as a means of economic incentive. To this
end, the main objective of this work is to study the institute of donations with charges,
more specifically with regard to donations made by the Public Administration, as well as
its application over time, and the implications of non-compliance, by the individual, with
the charges set by public authorities. In order for these purposes to be achieved, the
deductive method will be used on the qualitative approach to the topic, explanatory
research will be used to clarify the requirements and implications of non-compliance with
the donation charges. In a country in which periods of crisis and economic instability
have become the rule, and the high tax burden does not allow full economic development
without facing various obstacles, it is essential that the public administration assists
individuals in carrying out the activity businesswoman through fiscal and economic
incentives. One of these mechanisms is the donation with charge, made by the public
administration to individuals, with the aim of encouraging the establishment of the
company in the municipality, consequently generating more job opportunities, an increase
in the salaried population, the need for more housing, among other effects. Therefore, it
is an essential tool for local economic development.


Keywords: Modal donation. Public administration. Charges.

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Biografia do Autor

Rodrigo Regert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus - Pelotas/RS

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC, área de concentração: Educação e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sociedade e Educação. Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunção - PA, Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (FDBU) - PR, Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília (UNISANTA) - SP, Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela UNISANTA - SP, Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNISANTA - SP, Especialização em Supervisão Escolar pela UNISANTA - SP, Especialização em Psicopedagogia pela UNISANTA - SP, Especialização em Administração de Empresas pela UNISANTA - SP, Especialização em Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, pela UNIARP, Caçador - SC. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul - RS, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli (ISEED) - MG, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfa América (FAA) - SP, Tecnólogo em Processos Gerenciais pela FAA - SP (CRA/SC n 6-01537), Licenciatura em Geografia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) - Rondônia - RO. Licenciatura em Educação Especial pelo Centro Universitário Faveni (CUF) - Guarulhos - SP. Bacharel em Administração pela Faculdade FACESE (FACESE). Atua na Coordenadoria de Apoio Pedagógico (COAP) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas-RS. É avaliador da Revista Professare (ISSN: 2238-9172) da UNIARP e da Revista Visão: Gestão Organizacional (ISSN: 2238-9636) da UNIARP. Autor de outros Livros e de vários Periódicos Científicos em diversas áreas Interdisciplinares. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Pedagogia, Educação Especial, Psicologia, Administração, Coordenação Pedagógica e Coordenação de Curso Superior. Atuou como Professor no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) nas diversas modalidades de ensino ofertadas pela Instituição (Jovem e Aprendiz, Formação Inicial e Continuada, Cursos de Ensino Superior e de Pós-Graduação) na Unidade de Videira - SC, além de ter sido coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Exerceu a atividade de professor tutor e autor de material didático das disciplinas de Sociologia, Métricas em Recursos Humanos, Ética Cidadania e Sustentabilidade, Introdução a Ciência Pedagógica, Psicologia da Educação e Análise das Demonstrações Contábeis ofertadas em cursos a distância na UNIARP, assim como, Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIARP Campus Fraiburgo. Participou dos Grupos de Pesquisa: Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação (PPFE) da UNIARP (CNPq) e Pesquisa Ética Cidadania e Sustentabilidade (GPECS) da UNIARP (CNPq). Desenvolveu a função de professor de Sociologia efetivo no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina.

Marco Antonio Córdova Ransolin, UNIARP

É Mestrando em Desenvolvimento e Sociedade na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) na linha de pesquisa LP 2 Sociedade Cidadania e Segurança. Possui graduação em Direito pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP - 2022). Atualmente é advogado - Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas bens públicos, improbidade administrativa, e direitos das coisas.

Sabrina Frigotto, UNIARP

Mestranda em Desenvolvimento e Sociedade, do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Linha de Pesquisa (LP2): Sociedade, Cidadania e Segurança. Bolsista FAPESC. Bacharela em Direito pela Uniarp (2023). Advogada tributarista e empresarial.

Adelcio Machado dos Santos, UNIARP

Doutor e Pós-Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Pesquisa:COMPEDI,ANPED,ANCIB,ANPEL,ANPAS,ABEPSS.ABRAPCORP,ANPTUR,ANPPOM,ABED,SOTER,ABRACE,ABPSEC,SBPJor.Especialista:Psicologia Organizacional e do Trabalho,Recursos Humanos;Psicopedagogia;Gestão Educacional;Supervisão,Orientação e Gestão Escolar;Arqueologia;Coordenação Pedagógica,Saúde Coletiva;Direito Civil;Gestão de Alimentação e Nutrição;Antropologia e Educação Social;Música;Auditoria e Controladoria;Antropologia Social;Segurança no Trabalho;Ciência Política;Zoologia,Metrologia,Eventos;Design;Teatro;Ciências Sociais;Negócios Internacionais;Paleontologia;Psicomotricidade;Psicanálise Clínica;Ensino de Filosofia e Sociologia;Serviço de Saúde Coletiva;Ergonomia,Saúde Ocupacional;Ensino de Artes Cênicas;Gestão de Saúde Pública;Auditoria Ambiental;Ensino de Biologia;Auditoria em Saúde;Biotecnologia;Teoria Psicanalítica;Musicoterapia;Docência em Ciências da Saúde;Psicanálise Clínica;Arte na Educação;Psicoterapias;Administração Pública;Tecnologia da Informação;Ensino de História e Geografia;Educação Musical;Saúde Mental;Sociologia;Neurociência;Ensino de Antropologia;Diálogo Interreligioso;Antropologia;Psicanálise;Ensino Religioso;Práticas Integrativas e Complementares;Direção de Propaganda e Vídeo;Arquitetura e Design de Interiores;Psicomotricidade;Gestão de Alimentação.Bacharel:Direito,Ciências Econômicas,Saúde,Administração,Teologia,Ciência Política,Antropologia,Geografia,Filosofia,Administração Pública;Sociologia,Turismo,Psicanálise,Ciências Biológicas,Estudando:Relações Públicas,Serviço Social,Museologia,Jornalismo.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

REGERT, R.; ANTONIO CÓRDOVA RANSOLIN, M.; FRIGOTTO, S.; MACHADO DOS SANTOS, A. O INSTITUTO DA DOAÇÃO MODAL E SUA APLICAÇÃO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA : THE INSTITUTE OF MODAL DONATION AND ITS APPLICATION BY PUBLIC ADMINISTRATION. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 13, n. 2, p. e3332-e3332, 2024. DOI: 10.33362/juridico.v13i2.3332. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/3332. Acesso em: 21 dez. 2024.