O DIREITO E A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL: A CONSCIENTIZAÇÃO FAMILIAR DOS PACIENTES PSIQUIÁTRICOS
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v4i1.355Palavras-chave:
Direitos Humanos. Pacientes Psiquiátricos. Reforma Psiquiátrica.Resumo
O objetivo deste artigo foi avaliar a conscientização dos familiares dos pacientes psiquiátricos sobre o conhecimento dos seus direitos na sociedade brasileira, pautando-se em uma análise da realidade em comparação com o campo teórico normativo e uma observação crítica do ser em relação ao dever ser. Para tanto, tornou-se necessário uma abordagem histórica sobre a doença psiquiátrica e o tratamento dos doentes psiquiátricos através dos tempos para, enfim, se chegar ao fenômeno do constitucionalismo do século XX e a elevação do homem ao centro da sociedade através da consagração de direitos e valores em diversas constituições. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo. Os dados quantitativos foram levantados junto ao Ministério da Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial no município de Brusque. Os dados quantitativos foram coletados através de entrevista a Coordenação do CAPS e da aplicação do questionário aos familiares dos pacientes psiquiátricos. Dentre os resultados obtidos foi possível constatar o desenvolvimento da política de tratamento psiquiátrico no Brasil, como também demonstrar o comprometimento da atuação do CAPS no município de Brusque aos pacientes psiquiátricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).