O preparo do pesquisador na educação jurídica: estratégias de incentivo à pesquisa
Researcher preparation in legal education: research encouragement strategies
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v14i2.3565Resumo
Diferentemente da extensão, que passou a ser de curricularização obrigatória, por força do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005/2014, o incentivo à pesquisa tem ficado como espécie de cláusula aberta, mais dependente das variadas formas de implementação pelos PPCs. Nesse cenário, a Revisão Integrativa (RI) de literatura pode atuar como uma forma para atingir esse objetivo, servindo como uma metodologia que pode ser utilizada ainda na iniciação à pesquisa. O objetivo geral do presente trabalho é compreender como eventos de treinamento acadêmico-científico podem contribuir com a capacitação dos estudantes, demonstrando técnicas de ensino de metodologia que fomentem a escrita acadêmica no contexto da “curricularização” da pesquisa na formação jurídica. De maneira específica, buscamos analisar dois eventos realizados, no âmbito da Universidade Federal Rural do Semi-árido, com o intuito de capacitar graduandos em Direito sobre o uso da Revisão Integrativa da literatura, apontando os resultados obtidos. A metodologia adotada consiste numa abordagem bibliográfica e descritiva de cunho quali-quantitativo acerca dos eventos realizados. Os resultados indicaram que a participação nas oficinas teve um impacto positivo significativo na compreensão dos estudantes sobre a metodologia da pesquisa jurídica e na capacidade de realizar uma RI. Conclui-se pela eficácia e importância da continuidade de eventos dessa natureza, A revisão criteriosa de produções acadêmicas fornece meios para enfrentar os vícios manualescos na formação dos juristas, uma vez que o fomento do desenvolvimento de competências críticas e argumentativas nos alunos, alinha-se com as demandas por uma educação jurídica mais prática e reflexiva.
Palavras-chave: Ensino Jurídico; Estágio Docência; Extensão Universitária; Pesquisa Acadêmica.
ABSTRACT: Unlike extension activities, which became mandatory for curriculum integration under the National Education Plan (PNE) approved by Law No. 13.005/2014, research incentives have remained as open clauses, more dependent on the various forms of implementation by the Course Pedagogical Projects (PPCs). In this context, the Integrative Review (IR) of literature can serve as a methodology to achieve this objective, being used even at the beginning of research. The general objective of this work is to understand how academic-scientific training events can contribute to student training, demonstrating teaching techniques that promote academic writing in the context of research “curricularization” in legal education. Specifically, we aim to analyze two events held at the Federal Rural University of the Semi-Arid (UFERSA), aiming to train law undergraduates on the use of Integrative Literature Review, highlighting the results obtained. The adopted methodology consists of a bibliographic and descriptive approach with a qualitative-quantitative nature regarding the events held. The results indicated that participation in the workshops had a significant positive impact on students' understanding of legal research methodology and their ability to conduct an IR. The study concludes by emphasizing the effectiveness and importance of continuing such events. A thorough review of academic productions provides means to overcome the traditional manual-based approach in the training of jurists, as fostering the development of critical and argumentative skills in students aligns with the demands for a more practical and reflective legal education.
Keywords: Curricular integration; Legal Education; Teaching Internship; University extension; Academic research.
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