A REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
THE REGULATION OF HIGHER EDUCATION IN ARCHITECTURE AND URBANISM IN BRAZIL: ANALYSIS OF THE NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES
DOI:
https://doi.org/10.33362/juridico.v13i1.3572Resumo
O artigo analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, destacando sua importância na formação de profissionais capacitados a atender às demandas contemporâneas do mercado e da sociedade. Através de uma revisão das DCN de 2010 e das propostas de atualização, discute-se como essas diretrizes têm orientado a educação na área, as competências e habilidades necessárias para os egressos, e as mudanças requeridas para acompanhar as transformações no campo da arquitetura e do urbanismo. A pesquisa enfoca a integração entre teoria e prática, a importância da presencialidade no ensino e as influências das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas sobre as diretrizes curriculares..
PALAVRAS CHAVE: Teoria e prática, Competências e habilidades, Ateliê, Presencialidade.
ABSTRACT
The article analyzes the National Curriculum Guidelines for undergraduate courses in Architecture and Urbanism in Brazil, emphasizing their importance in preparing professionals to meet contemporary market and societal demands. Through a review of the National Curriculum Guidelines of 2010 and the proposed updates, the discussion focuses on how these guidelines have shaped education in the field, the necessary skills and competencies for graduates, and the changes required to keep pace with transformations in architecture and urbanism. The research highlights the integration of theory and practice, the importance of in-person learning, and the impact of social, economic, and technological changes on the curriculum guidelines..
Keywords: Theory and practice, Competencies and skills, Design studio, Face-to-face learning.
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Referências
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Acesso em: 20 dez. 2023.
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