OLHARES PSICOLÓGICOS: AS ADOLESCÊNCIAS E AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS PSICÓLOGOS/AS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i2.1257Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) transitam densamente na atualidade, com relativa intensidade entre adolescentes, chegando muitas vezes aos profissionais de Psicologia como uma demanda de atendimento. Diante desse panorama, procurou-se investigar o entendimento dos profissionais de Psicologia sobre as TIC’s e as adolescências e, ainda, as relações por elas mediadas. Considerando que as demandas destes tópicos no campo de atuação dos psicólogos são crescentes, procura-se tecer neste trabalho uma problematização das confluências destes aspectos na esfera de intervenção “psi”. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com sete profissionais da psicologia com idade entre 25 e 50 anos e tempo de formação entre 4 e 24 anos, que em sua prática estabelecem contato com adolescentes por mais de 2 anos. Concluiu-se que o modo como os profissionais entendem o uso das TIC’s é atravessado pelas suas concepções de adolescências.
Palavras-chave: Adolescência. Tecnologias. Psicologia.
ABSTRACTInformation and Communication Technologies (ICTs) are nowadays densely moving, with relative intensity among adolescents, often reaching professionals in Psychology as a service demand. In this context, we sought to investigate the understanding of Psychology professionals about ICTs and adolescents, as well as the relationships mediated by them. Considering that the demands of these topics in the field of psychologists are increasing, we try to weave in this work a problematization of the confluences of these aspects in the sphere of intervention "psi". For that, semi-structured interviews were conducted with seven psychology professionals aged between 25 and 50 years and training time between 4 and 24 years, who in their practice establish contact with adolescents for more than 2 years. It was concluded that the way in which professionals understand the use of ICTs is crossed by their conceptions of adolescents.
Keywords: Adolescence. Technologies. Psychology.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).