RECURSOS PEDAGÓGICOS COMO APOIO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PEDAGOGICAL RESOURCES AS A TEACHER SUPPORT: A REPORT OF EXPERIENCE IN THE COURSE OF ADMINISTRATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v9i1.1403

Resumo

A mudança no perfil dos estudantes ingressantes e dos egressos do ensino superior exige dos docentes a adoção de um novo perfil e a utilização de novas práticas. Com base neste contexto, este trabalho de caráter descritivo tem por objetivo fazer um relato de experiência sobre a prática docente, por meio da apresentação de quatro recursos pedagógicos utilizados na disciplina de Ensino-Aprendizagem em Administração, no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). São estas as ferramentas: Kahoot!, EAD Builder, Mindmeister e CANVA. Pretende-se por meio deste contribuir para novas pesquisas sobre metodologias de ensino e recursos pedagógicos.

Palavras-chave: Recursos pedagógicos; Kahoot!; EAD Builder; Mindmeister; CANVA.

ABSTRACT

Changes in the profile of incoming students and higher education graduates requires that teachers adopt a new profile and use new practices. Based on this context, this descriptive work aims to make an experience report about the teaching practice, through the presentation of four pedagogical resources used in the discipline of Teaching-Learning in Administration, in the Graduate Program in Administration of Federal University of Rio Grande Sul (UFRGS). They are the tools: Kahoot!, EAD Builder, Mindmeister and CANVA. It intends to contribute to new research on teaching methodologies and pedagogical resources.

Keywords: Pedagogical resources; Kahoot!; EAD Builder; Mindmeister;  CANVA.

Biografia do Autor

Jhony Pereira Moraes, UFRGS/PPGA/Gestão de Pessoas

Mestrando em Administração (UFRGS/PPGA/Gestão de Pessoas)

Raquel Prá, UFRGS/PPGA/Gestão de Pessoas

Mestranda em Administração (UFRGS/PPGA/Gestão de Pessoas)

Geneia Lucas dos Santos, UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARPUFRGS

Doutoranda em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa de Gestão de Pessoas, Mestre em Administração de Empresas (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Fpolis/SC); Graduada em Psicologia (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP) e em Administração de Empresas (Universidade do Contestado - UnC Caçador/SC). Especializou-se em Administração de recursos humanos (UnC - Caçador) e em Dinâmica de grupo e gestão de equipes (Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc Joaçaba/SC). Tem experiência profissional em gestão de pessoas, atuou principalmente nos subsistemas de recrutamento, seleção incluindo avaliações psicológicas, treinamento e desenvolvimento e como gestora de sistemas de qualidade em empresas privadas (RD - ISO 9001), auditorias de primeira e segunda parte (Lead auditor pela BVQI). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Psicologia e professora no ensino superior da UNIARP, ministrando disciplinas como Gestão de pessoas, Processos grupais, Psicologia organizacional, Metodologia e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC; Ainda dentro da universidade exerce outras atividades como professora conteudista no ensino EaD/ Uniarp; Orientadora de TCC´s, projetos de pesquisa e de extensão (PAEC/ FAP). Atua como membro nos colegiados de Administração e Psicologia; membro titular do Conselho Universitário - CONSUN. Revisora de periódico - Revista Visão (Administração e Ciências Contábeis) e Revista RIES (Saúde). Membro da Associação do psicólogos de Caçador e Região - APSIC. Colaboradora voluntária do CRP 12.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Pereira Moraes, J., Prá, R., & Lucas dos Santos, G. (2021). RECURSOS PEDAGÓGICOS COMO APOIO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: PEDAGOGICAL RESOURCES AS A TEACHER SUPPORT: A REPORT OF EXPERIENCE IN THE COURSE OF ADMINISTRATION. Professare, 9(1), 25–29. https://doi.org/10.33362/professare.v9i1.1403

Edição

Seção

ARTIGOS