RELATO DE EXPERIÊNCIA: CASOS DE ENSINO COMO FOMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM – RELATO DE EXPERIÊNICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Cátia Eli Gemelli UFRGS/PPGA/Gestão de Pessoas
  • Geneia Lucas dos Santos UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP UFRGS
  • Adriana Paz Nunes UFRGS/ PPGEDU

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v7i1.1402

Resumo

As reflexões sobre a qualidade do ensino em Administração no contexto brasileiro destacam a utilização de ferramentas e metodologias que possam contribuir para a formação de um profissional mais autônomo e preparado para a realidade a ser vivenciada no mercado de trabalho; um dos principais objetivos do método do caso é expor aos alunos os processos decisórios e dilemas que os profissionais de Administração vivem diariamente. Este estudo aborda a utilização de casos de ensino como forma de promover o ensino-aprendizagem atentando sobre as vantagens, os limites e as possibilidades de adaptação do uso deste método no ensino em Administração. Apresenta uma breve discussão teórica sobre o tema que foi abordado em sala de aula. Espera-se contribuir para o avanço na discussão sobre o tema, destacando a necessidade do desenvolvimento de novos casos de ensino, com foco em organizações brasileiras, apresentando situações de tomada de decisão em equipe e com diferentes perfis de profissionais como protagonistas.

Palavras-chave: Casos de ensino. Ensino-Aprendizagem. Aprendizagem ativa.

ABSTRACT

The reflections on the quality of teaching in Administration in the Brazilian context highlight the use of tools and methodologies that can contribute to the formation of a more autonomous professional prepared for the reality to be experienced in the labor market; one of the main objectives of the case method is to expose the students to the decision-making processes and dilemmas that the professionals of Administration live daily. This study addresses the use of teaching cases as a way of promoting teaching-learning, considering the advantages, limits and possibilities of adapting the use of this method in teaching in Administration. It presents a brief theoretical discussion about the topic that was approached in the classroom. It is hoped to contribute to the advancement in the discussion on the subject, highlighting the need to develop new teaching cases, focusing on Brazilian organizations, presenting decision-making situations in team and with different profiles of professionals as protagonists.

Keywords: Teaching cases. Teaching-Learning. Active learning.

Biografia do Autor

Cátia Eli Gemelli, UFRGS/PPGA/Gestão de Pessoas

Doutoranda em Administração (UFRGS/PPGA/Gestão de Pessoas)

Geneia Lucas dos Santos, UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP UFRGS

Doutoranda em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa de Gestão de Pessoas, Mestre em Administração de Empresas (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Fpolis/SC); Graduada em Psicologia (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP) e em Administração de Empresas (Universidade do Contestado - UnC Caçador/SC). Especializou-se em Administração de recursos humanos (UnC - Caçador) e em Dinâmica de grupo e gestão de equipes (Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc Joaçaba/SC). Tem experiência profissional em gestão de pessoas, atuou principalmente nos subsistemas de recrutamento, seleção incluindo avaliações psicológicas, treinamento e desenvolvimento e como gestora de sistemas de qualidade em empresas privadas (RD - ISO 9001), auditorias de primeira e segunda parte (Lead auditor pela BVQI). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Psicologia e professora no ensino superior da UNIARP, ministrando disciplinas como Gestão de pessoas, Processos grupais, Psicologia organizacional, Metodologia e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC; Ainda dentro da universidade exerce outras atividades como professora conteudista no ensino EaD/ Uniarp; Orientadora de TCC´s, projetos de pesquisa e de extensão (PAEC/ FAP). Atua como membro nos colegiados de Administração e Psicologia; membro titular do Conselho Universitário - CONSUN. Revisora de periódico - Revista Visão (Administração e Ciências Contábeis) e Revista RIES (Saúde). Membro da Associação do psicólogos de Caçador e Região - APSIC. Colaboradora voluntária do CRP 12.

Adriana Paz Nunes, UFRGS/ PPGEDU

Mestranda em Educação (UFRGS/ PPGEDU)

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

Gemelli, C. E., Lucas dos Santos, G., & Paz Nunes, A. (2018). RELATO DE EXPERIÊNCIA: CASOS DE ENSINO COMO FOMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM – RELATO DE EXPERIÊNICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Professare, 7(1), 129–135. https://doi.org/10.33362/professare.v7i1.1402

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)