RELATO DE EXPERIÊNCIA: CASOS DE ENSINO COMO FOMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM – RELATO DE EXPERIÊNICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v7i1.1402Resumo
As reflexões sobre a qualidade do ensino em Administração no contexto brasileiro destacam a utilização de ferramentas e metodologias que possam contribuir para a formação de um profissional mais autônomo e preparado para a realidade a ser vivenciada no mercado de trabalho; um dos principais objetivos do método do caso é expor aos alunos os processos decisórios e dilemas que os profissionais de Administração vivem diariamente. Este estudo aborda a utilização de casos de ensino como forma de promover o ensino-aprendizagem atentando sobre as vantagens, os limites e as possibilidades de adaptação do uso deste método no ensino em Administração. Apresenta uma breve discussão teórica sobre o tema que foi abordado em sala de aula. Espera-se contribuir para o avanço na discussão sobre o tema, destacando a necessidade do desenvolvimento de novos casos de ensino, com foco em organizações brasileiras, apresentando situações de tomada de decisão em equipe e com diferentes perfis de profissionais como protagonistas.
Palavras-chave: Casos de ensino. Ensino-Aprendizagem. Aprendizagem ativa.
ABSTRACTThe reflections on the quality of teaching in Administration in the Brazilian context highlight the use of tools and methodologies that can contribute to the formation of a more autonomous professional prepared for the reality to be experienced in the labor market; one of the main objectives of the case method is to expose the students to the decision-making processes and dilemmas that the professionals of Administration live daily. This study addresses the use of teaching cases as a way of promoting teaching-learning, considering the advantages, limits and possibilities of adapting the use of this method in teaching in Administration. It presents a brief theoretical discussion about the topic that was approached in the classroom. It is hoped to contribute to the advancement in the discussion on the subject, highlighting the need to develop new teaching cases, focusing on Brazilian organizations, presenting decision-making situations in team and with different profiles of professionals as protagonists.
Keywords: Teaching cases. Teaching-Learning. Active learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).