JUVENTUDE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INTERIORIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

YOUTH, PROFESSIONAL EDUCATION AND INTERIORIZATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2954

Palavras-chave:

Juventude. Escola. Políticas Públicas. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de literatura que tem como objetivo analisar a contribuição da interiorização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no processo de emancipação dos jovens residentes no interior do país. Trata-se de uma pesquisa básica, classificada como sendo de natureza bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo. Foi constituída à luz de estudos em autores como Abramo (2005), Charlot (2000), Moura (2018), Pacheco (2020), Rocha (2019), Santos (2018) e Vygotsky (1996), entre outros. Como resultados, constata-se que o processo de interiorização da Educação Profissional e Tecnológica trouxe esperança para os jovens do interior, progressos tecnológicos, científicos, culturais e sociais nas regiões nas quais os campi foram instalados. Os jovens filhos de trabalhadores passaram a ter direito a uma educação profissional pública em que se prioriza o desenvolvimento do ser humano integralmente, em todas as dimensões.

Palavras-chave: Juventude. Escola. Políticas Públicas. Educação Profissional e Tecnológica.

 

ABSTRACT

The article presents a literature review that aims to analyze the contribution of the interiorization of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) in the process of emancipation of young people residing in the interior of the country. This is a basic research, classified as being of a bibliographic nature, of a descriptive and qualitative nature. It was constituted in the light of studies by authors such as Abramo (2005), Charlot (2000), Moura (2018), Pacheco (2020), Rocha (2019), Santos (2018) and Vygotsky (1996), among others. As a result, it appears that the process of internalization of Vocational and Technological Education brought hope to young people from the countryside, technological, scientific, cultural and social progress in the regions where the campuses were installed. The young children of workers started to have the right to a public professional education in which the integral development of the human being is prioritized, in all dimensions.

Keywords: Youth. School. Public policy. Professional and Technological Education.

Biografia do Autor

Suelma dos Reis Pereira Alves, Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Orcid - https://orcid.org/0000-0002-3450-7497. E-mail: selma.guarinos@hotmail.com.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Orcid - https://orcid.org/0000-0001-8293-033X. E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br.

Marizete Bortolanza Spessatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Orcid - https://orcid.org/0000-0003-0213-833X. E-mail: marizete.spessatto@ifsc.edu.br.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Alves, S. dos R. P. ., Pasqualli, R., & Spessatto, M. B. (2021). JUVENTUDE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INTERIORIZAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES: YOUTH, PROFESSIONAL EDUCATION AND INTERIORIZATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES. Professare, 10(3), e2954-e2954. https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2954

Edição

Seção

ARTIGOS