APRENDIZAGEM EM CLÍNICA CIRÚRGICA: OS DESAFIOS DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

LEARNING IN SURGICAL CLINICS: THE CHALLENGES OF STUDENTS OF THE TECHNICAL COURSE IN NURSING WHEN THEY RETURN TO ON-SITE CLASSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.2985

Palavras-chave:

Aprendizagem, Curso Técnico em Enfermagem, Ensino Presencial, Covid-19

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar as percepções dos estudantes do componente curricular de Clínica Cirúrgica em um Curso Técnico em Enfermagem sobre o retorno às aulas presenciais no pós-pandemia. É classificada como uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, exploratória e descritiva com procedimentos técnicos documental, bibliográfico e pesquisa de campo. Trata-se de um estudo de caso que foi realizado em um Curso Técnico de Enfermagem de uma escola técnica pertencente a rede privada de ensino do Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado contendo oito perguntas abertas e cinco perguntas fechadas. Foram sujeitos da pesquisa 26 estudantes do componente curricular de Clínica Cirúrgica. A análise dos dados seguiu as orientações da teoria da análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, destaca-se que, com o retorno ao presencial, as práticas utilizadas no curso Técnico em Enfermagem precisam ser repensadas para que a responsabilidade do processo de ensino-aprendizagem não recaia somente nos estudantes. Conclui-se que é necessária uma reorganização didático-pedagógica no curso já que, eventos como a pandemia, trouxeram/criaram novas percepções sobre as demandas de aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Aprendizagem. Curso Técnico em Enfermagem. Ensino Presencial. COVID-19.

 Abstract

 This study aims to investigate the perceptions of students of the Surgical Clinic curricular component in a Technical Nursing Course regarding the return to face-to-face classes post-pandemic. It is classified as basic, qualitative, exploratory and descriptive research with technical documentary, bibliographic and field research procedures. This is a case study that was carried out in a Nursing Technician course at a technical school belonging to the private education network in Rio Grande do Sul. As a data collection instrument, a structured questionnaire was used containing eight open questions and five closed questions. The research subjects were 26 students from the Surgical Clinic curricular component. Data analysis followed the guidelines of content analysis theory. From the results obtained, it is highlighted that, with the return to in-person classes, the practices used in the Nursing Technician course need to be rethought so that the responsibility for the teaching-learning process does not fall solely on the students. It is concluded that a didactic-pedagogical reorganization of the course is necessary as events such as the pandemic have brought/created new perceptions about students' learning demands.

Keywords: Learning. Technical Course in Nursing. Face-to-face Teaching. COVID-19.

Biografia do Autor

Gibran Brum da Rocha, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Metodista (2018). Atualmente é bombeiro militar - Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência em atendimento pré-hospitalar e salvamentos, com ênfase em enfermagem e em rotinas da administração pública.

Fábio Lopes, Petrobrás

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Técnico em Operações Sênior da Petrobrás.

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Brum da Rocha, G., Lopes, F., & Pasqualli, R. (2024). APRENDIZAGEM EM CLÍNICA CIRÚRGICA: OS DESAFIOS DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: LEARNING IN SURGICAL CLINICS: THE CHALLENGES OF STUDENTS OF THE TECHNICAL COURSE IN NURSING WHEN THEY RETURN TO ON-SITE CLASSES. Professare, 13(00), e2985. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.2985

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