METODOLOGIAS ATIVAS À LUZ DO ENFOQUE CTS: ALTERNATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA

ACTIVE METHODOLOGY IN THE LIGHT OF THE STS APPROACH: ALTERNATIVES FOR TEACHING-LEARNING OF BIOLOGICAL SCIENCES IN DIFFERENT MODALITIES BASED ON A SOCIOSCIENTIFIC ISSUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.2973

Palavras-chave:

CTS, Metodologias ativas, Role pay, Rotação por estações

Resumo

O uso de metodologias ativas (MA) e o ensino com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ser meios para estimular o processo de ensino-aprendizagem ativo e crítico. O presente estudo objetivou avaliar a contribuição das estratégias ativas, como o Role play e a Rotação por Estações de Aprendizagem, para o ensino sob a perspectiva CTS na graduação e pós-graduação (especialização) em Ciências Biológicas. A presente pesquisa é de caráter qualitativo. A população amostral constituiu-se de 20 acadêmicos de um curso de pós-graduação a nível de especialização e 30 acadêmicos de um curso de graduação, ambos na área de Ciências Biológicas e em funcionamento em uma universidade pública do estado do Paraná. A coleta de dados ocorreu por meio da gravação dos áudios e dos registros dos estudantes no Padlet, e analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados da aplicação das MA demonstraram o desenvolvimento de habilidades como formação de opiniões e tomada de decisão, desenvolvimento do pensamento crítico frente a Questões Sociocientíficas (QSC), expressos em subcategorias (de I a IV), assim como oportunizou-se aos estudantes vivenciar o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem e a construção de conhecimento mediada pelo professor (subcategorias V e VI). Na opinião dos estudantes, ambas as atividades contribuíram para um processo de ensino mais crítico e ativo na construção do conhecimento.

Palavras-chave: CTS. Metodologias Ativas. Role play. Rotação por Estações.

 

ABSTRACT

The use of active methodologies (AM) and teaching with a Science, The use of active methodologies (AM) and teaching with a Science, Technology and Society (CTS) focus can be means to stimulate the active and critical teaching-learning process. The present study aimed to evaluate the contribution of active strategies, such as Role play and Rotation by Learning Stations, to teaching from a STS perspective in undergraduate and graduate (specialization) education in Biological Sciences. The present research is qualitative in nature. The sample population consisted of 20 students from a graduate course at the specialization level and 30 students from an undergraduate course, both in Biological Sciences, at a public university in the state of Paraná. Data collection occurred by recording the audios and the students' records in Padlet, and analyzed based on Bardin's Content Analysis (2016). The results of the application of the MA demonstrated the development of skills such as opinion formation and decision-making, development of critical thinking in the face of Socioscientific Issues (SSI), expressed in subcategories (from I to IV), as well as the opportunity for students to experience the protagonism in the teaching-learning process and the construction of knowledge mediated by the teacher (subcategories V and VI). In the students' opinion, both activities contributed to a more critical and active teaching process in the construction of knowledge.

Keywords: STS. Active Methodologies. Role play. Rotation by Stations.

Biografia do Autor

Aline Lubyi, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, 2022). Atuou como professora auxiliar de turma nos anos de 2019 a 2023. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do programa Residência Pedagógica (RP). Fez parte do projeto de pesquisa sobre o ensino de Ciências sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS) no ensino fundamental e do projeto de extensão Diálogos sobre a Ecotox!. Tem interesse em pesquisas nos temas: 1) Ensino de Ciências e Biologia sob o enfoque CTS; 2) Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT); 3) Recursos didáticos.

Diovana Aparecida Carvalho da Silva, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda do Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957) - Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Pós-graduanda em Educação Ambiental e Sustentabilidade, em nível de especialização Lato sensu, pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, 2021), integrando a Linha de Pesquisa Biodiversidade e Conservação. Possui experiência na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID UNESPAR, subprojeto Biologia (2020), Estágio não obrigatório remunerado na Escola Municipal Professor José Moura, EMPJM (2020) e Programa Residência Pedagógica - RP UNESPAR (2022). Tem interesse em pesquisas nos temas: 1) Ensino de Ciências e Biologia sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); 2) Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT); 3) Análise de livros didáticos; 4) Projetos Criativos Ecoformadores (PCE); 5) Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Camila Juraszeck Machado, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui licenciatura em Ciências Biológicas (2006) e especialização em Biologia Animal e Saúde (2007) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI). Mestre em Biologia Evolutiva (2011) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória. Linhas de pesquisa: Alfabetização Científica e Tecnológica; Ensino de Ciências e Biologia sob o enfoque CTS; TDIC e análise de livros didáticos. 

Josi Mariano Borille, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE da PUC/PR. Membro do grupo de pesquisa PEFOP - Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores/ PPGE/PUC/PR Mestre em Ciências Biológicas - Concentração em Biologia Evolutiva e área de pesquisa em Fisiologia Celular pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Especialização pela referida instituição em Bioengenharia e cursando especialização em Biomedicina (UNIGUAÇU). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória (2004). Experiência docente na educação básica, desde 2006 nos anos inicias do ensino fundamental. Bolsista CAPES/PIBID do projeto Mão Amiga UNESPAR, campus de União da Vitória, Paraná até 2016. Experiência docente no ensino superior na área de Biologia Geral, com ênfase em Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia. Estágio Supervisionado, Fisiologia Humana, Biofísica, Fisiologia Animal Comparada , atuando como professora colaboradora na UNESPAR/UV desde agosto de 2006 até maio 2013. Desde outubro de 2013 até a presente data professora efetiva UNESPAR/UV. Coordenadora do curso de Ciências Biológicas 2014/2015. Atuação em linhas pesquisa voltadas ao ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia e formação de professores.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

Lubyi, A., Aparecida Carvalho da Silva, D., Juraszeck Machado, C., & Mariano Borille, J. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS À LUZ DO ENFOQUE CTS: ALTERNATIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA: ACTIVE METHODOLOGY IN THE LIGHT OF THE STS APPROACH: ALTERNATIVES FOR TEACHING-LEARNING OF BIOLOGICAL SCIENCES IN DIFFERENT MODALITIES BASED ON A SOCIOSCIENTIFIC ISSUE. Professare, 12(1), e2973-e2973. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.2973

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas