Desinformação digital: implicações sociais e o papel da educação como medida de enfrentamento

Digital disinformation: social implications and the role of education as a countermeasure

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3704

Palavras-chave:

Desinformação, Educação midiática, Pensamento crítico

Resumo

Este artigo analisa os impactos sociais da desinformação digital e destaca o papel da educação como ferramenta essencial no enfrentamento a esse fenômeno. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, a pesquisa se fundamenta em revisão bibliográfica e na análise de dados recentes sobre o comportamento informacional da população brasileira. Os resultados evidenciam que a desinformação compromete o debate público, intensifica a polarização e gera confusão social, afetando especialmente grupos vulneráveis. Verificou-se que grande parte das pessoas tem dificuldade em distinguir conteúdos verídicos de enganosos, o que contribui para a propagação de informações falsas. A alfabetização midiática e o desenvolvimento do pensamento crítico são apresentados como caminhos necessários para a formação de cidadãos mais conscientes. Conclui-se que a articulação entre educação e políticas públicas é fundamental para combater a desinformação e fortalecer a democracia.

Palavras-chave: Desinformação. Educação midiática. Pensamento crítico.

Abstract: This article analyzes the social impacts of digital disinformation and highlights the role of education as an essential tool in confronting this phenomenon. With a qualitative approach and exploratory nature, the research is based on a bibliographic review and the analysis of recent data on the information behavior of the Brazilian population. The results show that disinformation compromises public debate, intensifies polarization and generates social confusion, especially affecting vulnerable groups. It was found that most people have difficulty distinguishing between truthful and misleading content, which contributes to the spread of false information. Media literacy and the development of critical thinking are presented as necessary paths to the formation of more aware citizens. It is concluded that the articulation between education and public policies is essential to combat disinformation and strengthen democracy.

Keywords: Disinformation. Media literacy. Critical thinking.

Resumen: Este artículo analiza los impactos sociales de la desinformación digital y destaca el papel de la educación como herramienta esencial para afrontar este fenómeno. Con un enfoque cualitativo y de naturaleza exploratoria, la investigación se basa en una revisión bibliográfica y el análisis de datos recientes sobre el comportamiento informativo de la población brasileña. Los resultados muestran que la desinformación compromete el debate público, intensifica la polarización y genera confusión social, afectando especialmente a los grupos vulnerables. Se encontró que la mayoría de las personas tienen dificultades para distinguir entre contenido verdadero y engañoso, lo que contribuye a la difusión de información falsa. La alfabetización mediática y el desarrollo del pensamiento crítico se presentan como caminos necesarios para la formación de ciudadanos más conscientes. Se concluye que la articulación entre la educación y las políticas públicas es esencial para combatir la desinformación y fortalecer la democracia.

Palabras clave: Desinformación. Alfabetización mediática. Pensamiento crítico.

Biografia do Autor

Sirlei Stallbaum Klein, Unoesc

Mestre em Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Stefanie Daiane Dickel da Silva, UNINTER

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Centro Universitário Internacional - UNINTER.

Marcia Farinella, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Referências

ALBUQUERQUE, Ulysses et al. Manual de enfrentamento de Fake News em tempos de covid-19. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39112/1/Manual%20fake%20news%20Covid-19.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

ADJIN-TETTEY, Theodora Dame. Combating fake news, disinformation, and misinformation: experimental evidence for media literacy education. Cogent Arts & Humanities, 2022. Disponível em: https://consensus.app/papers/combating-news-disinformation-misinformation-adjintettey/f84520ede822534ab9db2057570d4aae. Acesso em: 6 nov. 2024.

ALVES, Marco A. S.; MACIEL, Emanuella R. H. O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto. Revista Internet & Sociedade, v. 1, n. 1, p. 144–171, jan. 2020. Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/o-fenomeno-das-fake-news-definicao-combate-e-contexto/. Acesso em: 28 jun. 2023.

BARROS, M. G.; CARVALHO, A. B. G. (org.). Tecnologias digitais na educação [on-line]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. ISBN 978-85-7879-065-3. Disponível em: https://books.scielo.org/id/7mnhs. Acesso em: 30 out. 2024.

BRASHIER, Nadia M.; SCHACTER, Daniel L. Aging in an era of fake news. Current Directions in Psychological Science, 2020. Disponível em: https://consensus.app/papers/aging-fake-news-brashier/b0ef0e21200f5c6a89892674261ea442. Acesso em: 6 nov. 2024.

CARDOSO, Gustavo et al. As fake news numa sociedade pós-verdade: contextualização, potenciais soluções e análise. Lisboa: Observatório da Comunicação – OberCom, 2018. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2018/06/2018-Relatorios-Obercom-Fake-News.pdf. Acesso em: 15 jun. 2025.

CRUCIAN, Narcis. The fake news phenomenon in the context of the Covid-19 pandemic. Journal of Media Research, 2023. Disponível em: https://consensus.app/papers/fake-news-phenomenon-context-covid19-pandemic-perception-crucian/0b0cc0f94aa85bbeb457d4b900cc2555. Acesso em: 6 nov. 2024.

DAVIDOVIĆ, Jovana. On how to defend oneself against media manipulation: the role of the informational and media literacy. CM: Communication and Media, 2022. Disponível em: https://consensus.app/papers/defend-oneself-media-manipulation-role-media-literacy-davidović/8022698a66a05961b10ed68431ccd3b2. Acesso em: 6 nov. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HIROMI, F.; NASCIMENTO, C. Fake news evidencia a importância da educação para a mídia. Aprendizagem em Foco, n. 42, set. 2018. São Paulo: Instituto Unibanco. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/42/. Acesso em: 16 jun. 2025.

LAPA, João L. B. Políticas públicas e fake news: o papel do Instituto Cidadania Digital no apoio à Frente Digital para o combate às fake news. 2023. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/34863/1/2023_JoaoLuizBenditoLapa_tcc.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p.

MCDOUGALL, Julian; BRITES, Maria; COUTO, Maria; LUCAS, Catarina. Digital literacy, fake news and education. Cultura y Educación, 2018. Disponível em: https://consensus.app/papers/digital-literacy-news-education-mcdougall/2ee2623c4ee153caa96274eec0d7e4dd. Acesso em: 6 nov. 2024.

MENESES, Adilson José Pires. Sobre a necessidade de conceptualizar o fenômeno da fake news. Observatório (OBS), special issue, p. 37–53, 2018. Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1376. Acesso em: 15 jun. 2025.

MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PAPAPICCO, C.; LAMANNA, Isabella; D’ERRICO, Francesca. Adolescents' vulnerability to fake news and to racial hoaxes: a qualitative analysis on Italian sample. Multimodal Technologies and Interaction, 2022. Disponível em: https://consensus.app/papers/adolescents-vulnerability-fake-news-racial-hoaxes-papapicco/c09c078b27935d1f9a46f0242432fbbc. Acesso em: 6 nov. 2024.

PENA, L. P. J. Fake news: uma breve análise acerca de sua trajetória internacional, consequências políticas e perspectiva jurídica. Revista Dizer, v. 3, n. 1, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/dizer/article/view/39923. Acesso em: 28 jun. 2023.

PETRUCCO, C.; AGOSTINI, Daniele. Student perceptions of fake news: a matter of information literacy awareness. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence, 2020. Disponível em: https://consensus.app/papers/student-perceptions-fake-news-matter-information-petrucco/5f78d14d06c55f588669bd9cc829dc70. Acesso em: 6 nov. 2024.

PLAZA, Alvie Elma C. Mitigating the impact of fake news on selected college students. International Journal of Advanced Research in Science, Communication and Technology, 2023. Disponível em: https://consensus.app/papers/mitigating-impact-fake-news-selected-college-students-plaza/e0146561b17452e5b2f87aee56e7e061. Acesso em: 6 nov. 2024.

POYNTER INSTITUTE; MEDIAWISE; YOUGOV; GOOGLE NEWS INITIATIVE. A global study on information literacy. ago. 2022. Disponível em: https://poynter.org/ifcn-global-study-information-literacy. Acesso em: 15 jun. 2025.

REUTERS INSTITUTE; OXFORD UNIVERSITY. Digital News Report 2023. Oxford, 2023. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-news-report/2023/brazil. Acesso em: 15 jun. 2025.

RAMPERSAD, G.; ALTHIYABI, Turki. Fake news: Acceptance by demographics and culture on social media. Journal of Information Technology & Politics, 2020. Disponível em: https://consensus.app/papers/fake-news-acceptance-demographics-culture-media-rampersad/50e688ef516a51c89520eed54a205d7e. Acesso em: 06 nov. 2024.

SILVA, Tammi S. Fake news: como ensinar os alunos a lidarem com essa realidade? 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação – CINTED/UFRGS, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/203240/001108934.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

SILVA, R. C. et al. O protagonismo da competência em informação no contexto das fake news: dados de pesquisa, propostas e reflexões. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Marília, v. 15, n. 2, p. 351–374, ago. 2022. DOI: 10.26512/rici.v15.n2.2022.36755. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/36755. Acesso em: 16 jun. 2025.

SCHEIBENZUBER, Christian; NISTOR, Nicolae. Media literacy training against fake news in online media. 2019. Disponível em: https://consensus.app/papers/media-literacy-training-against-fake-news-online-media-scheibenzuber/ccb50ad407e05993b35a1d6acbefaf2a. Acesso em: 6 nov. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS – CGEE; MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – MCTI. Percepção pública da ciência e tecnologia no Brasil – 2023: relatório analítico. Brasília: CGEE/MCTI, 2024. 1.931 p. Disponível em: https://percepcao.cgee.org.br/downloads. Acesso em: 16 jun. 2025.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Stallbaum Klein, S., Daiane Dickel da Silva, S., & Farinella, M. (2025). Desinformação digital: implicações sociais e o papel da educação como medida de enfrentamento: Digital disinformation: social implications and the role of education as a countermeasure . Professare, 14(2), e3704. https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3704

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.