PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA? REFLEXÕES SOBRE O CAPITALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES AO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Juliana Pedroso Bruns CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE-UNIFEBE
  • Joel Haroldo Baade Docente orientador. Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Docente dos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v7i3.1830

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise reflexiva acerca do modo de produção capitalista e como a organização curricular e as práticas educacionais vivenciadas nas escolas estão intimamente relacionadas com essa lógica. Considerando a importância de organizar uma proposta curricular que propicie a emancipação de sujeitos críticos e autônomos, diferente das concepções impostas pelo sistema capitalista. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e exploratório. Para tal, utilizou-se de teóricos como Mészáros e Karl Marx, que dialogam sobre o capitalismo e suas consequências para a sociedade nas últimas décadas, apresentando uma contribuição singular sobre o papel da educação na construção de um outro mundo possível, já que o grande desafio que se impõe é o de se constituir uma educação que realize as transformações políticas, econômicas, culturais e sociais necessárias, capazes de romper com a lógica alienante do capital.

Palavras-chave: Capitalismo. Contemporaneidade. Currículo escolar.

 

ABSTRACT

This article aims to carry out a reflexive analysis about the capitalist mode of production and how the curricular organization and the educational practices lived in the schools are closely related to this logic. Considering the importance of organizing a curricular proposal that favors the emancipation of critical and autonomous subjects, different from the conceptions imposed by the capitalist system. To achieve this goal a qualitative bibliographic research was carried out. For that, we used theorists such as Mészáros and Karl Marx who talk about capitalism and its consequences for society in the last decades, presenting us with a singular contribution on the role of education in the construction of another possible world, since the The great challenge that must be faced is to create an education that will bring about the necessary political, economic, cultural and social transformations that are capable of breaking with the alienating logic of capital.

Keywords: Capitalism. Contemporaneity. School curriculum.

Biografia do Autor

Juliana Pedroso Bruns, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE-UNIFEBE

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB). Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Educação na Contemporaneidade (FURB). Especialista em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, na qual foi bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (2017/2018). Pedagoga, licenciada pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuou de 2012 à 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possui experiência em docência desde 2012 em Educação Infantil e nos Anos Iniciais, com ênfase em alfabetização e letramento.

Joel Haroldo Baade, Docente orientador. Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Docente dos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Membro do Projeto Associado em Rede Interdisciplinar em Sistemas Produtivos - PPGISP (UNIPLAC/UNESC/UNIVILLE/UNIFEBE/UNIBAVE/UNIDAVE/UNIARP)

Downloads

Publicado

2018-12-23

Edição

Seção

ARTIGOS