ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA E SUA INCLUSÃO NAS AULAS ONLINE

STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER AND THEIR INCLUSION IN ONLINE CLASSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.2982

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão, Mediação Pedagógica, Aulas online

Resumo

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio caracterizado precocemente, com múltiplos impactos no desenvolvimento humano voltado às áreas de comunicação, interação e aprendizado, sendo uma temática muito debatida na atualidade devido a sua complexidade. Neste contexto, a escola deve ser um espaço inclusivo e respeitoso, que se adequa as particularidades de cada indivíduo, ofertando um ensino capaz de formar a todos de maneira integral, independentemente de suas limitações. Dessa forma, o presente artigo tem o objetivo de refletir sobre a importância da inclusão e a mediação de atividades via Plataformas Online a alunos com TEA, realizando a inclusão destes jovens em todas as esferas. A pesquisa é de natureza básica com abordagem qualitativa, utilizou-se ainda o método dedutivo, partindo-se de premissas gerais para alcançar um resultado específico. Se faz fundamental a existência de ações para o desenvolvimento de atividades nas aulas online voltadas as crianças que possuem TEA, pois o papel da escola, docentes e família é essencial nesse momento, para que assim a criança possa ter a possibilidade de se desenvolver integralmente.

Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Mediação Pedagógica. Aulas Online.

 

ABSTRACT

Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a disorder characterized early, with multiple impacts on human development focused on the areas of communication, interaction and learning, being a topic much debated today due to its complexity. In this context, the school must be an inclusive and respectful space, which adapts to the particularities of each individual, offering a teaching capable of forming everyone in an integral way, regardless of their limitations. In this way, this article aims to reflect on the importance of inclusion and the mediation of activities via Online Platforms to students with ASD, carrying out the inclusion of these young people in all spheres. The research is of a basic nature with a qualitative approach, the deductive method was also used, starting from general premises to achieve a specific result. The existence of actions for the development of activities in online classes aimed at children who have ASD is essential, as the role of the school, teachers and family is essential at this time, so that the child can have the possibility to fully develop.

Keywords: Autism. Inclusion. Pedagogical Mediation. Online Classes.

Biografia do Autor

Carine Alves dos Santos, Município de Videira - SC

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP. Mestre em Educação pela Universidad Tecnologica Intercontinental (UTIC). Docente do Estado de Santa Catarina.

Millady Diany Avila, Docente da Rede Estadual de Educação – SC

Especialista em Educação Inclusiva pela UNIASSELVI. Docente da Rede Estadual de Educação – SC em Videira SC.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Doutor. Docente nos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da UNIARP.

Aline Sartorel, SENAC

Metre em Educação, UNOESC. Coordenadora do Núcleo Educacional de Educação Básica e Superior do SENAC – Videira SC.

Gilberto Medeiros Borges Junior, SENAC

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade, UNIARP. Docente do SENAC – Videira SC.

Sabrina Frigotto, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Acadêmica da 8ª fase do Curso de Direito da UNIARP.

Referências

ALMEIDA, R. S.; LIMA, R. C.; CRENZEL, G.; ABRANCHES, C. D. Transtornos do espectro autista. In: ALMEIDA. R. S.; LIMA, R. C.; CRENZEL, G.; ABRANCHES, C. D. Saúde mental da criança e do adolescente. 2. ed. Barueri: Manole, 2019. p. 66-76. Série Pediatria SOPERJ

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2014.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João, 2010.

BRASIL. Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União, 28 de dezembro de 2012. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 10 nov. 2022.

CAMINHA, Vera Lúcia prudência dos Santos et al. Autismo: vivências e caminhos. São Paulo: Blucher, 2016.

CAROTHERS, Douglas E.; TAYLOR, Ronald L. Como pais e educadores podem trabalhar juntos para ensinar habilidades básicas de vida diária para crianças com autismo. 2004. Disponível em: <http://www.ama.org.br/html/apre_arti.php? cod=64>. Acesso em: 20 jun. 2020.

CRUZ, Talita. Autismo e Inclusão: experiências no ensino regular. Jundiaí: Paco editorial, 2014.

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Cartilha direito. São Paulo: Defensoria pública de São Paulo, 2011. Ed. 1, p. 1-12. Disponível em: https://iparadigma.org.br/wp-content/uploads/p9-1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

ELIAS, N. C. Transtorno do espectro do autismo e intervenções comportamentais. In: GOLÇALVES, A. G.; CIA, F.; CAMPOS, J. Ap. de P. P. (Org.). Letramento para o estudante com deficiência. 1 ed. São Carlos: EdUFSCar, 2018, v. 1, p. 9-14.

GIKOVATE, C. G.; BRITO, A. R. Transtorno do espectro autista. In: PEREIRA, H. V. F. S.; MOREIRA, A. S. S. (Org.). Neurologia Pediátrica. 2.ed. Barueri: Manole; 2019. p. 131-139. Série Pediatria SOPERJ.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2017.

LINS, M. C.; ANDRADE, R. A mediação psicopedagógica no processo de aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. Revista Educação em Foco, n. 12, p. 80-95, 2020. Disponível em: <https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2020/06/A-MEDIA%C3%87%C3%83O-PSICOPEDAG%C3%93GICA-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-DE-CRIAN%C3%87AS-COM-TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-AUTISTA-NA-EDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2022.

MANUAL PARA AS ESCOLAS. Autismo & Realidade. 2011. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/Manual_para_as_Escolas.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020.

MARTINS, Maria de Fátima Moreira. Estudos de revisão de literatura. Trabalho apresentado no Curso de Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Modalidade: Qualificação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ICICT, 2018. 37 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29213. Acesso em: 10 nov. 2022.

MELLO, A. M. S. R. Autismo: Guia Prático. 3. ed. Brasília: CORDE, 2004.

MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza.; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na sala de aula. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 2, p. 905-919, dez., 2018. ISSN: 1519-9029. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11991

MOSCARDINI, S. F.; SIGOLO, S. R. R. L. Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual: práticas pedagógicas no ensino comum e no atendimento educacional especializado. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16. Campinas: Unicamp, 2012. Disponível em: <http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/07/INCLUS%C3%83O-ESCOLAR-PR%C3%81TICAS-PEDAG%C3%93GICAS-NO-ENSINO-REGULAR-E-AEE.pdf >. Acesso em: 04 nov. 2022.

NASCIMENTO, Amanda Lima; BORGES, Fabiana Vigo Azevedo. O lúdico como fator estimulante para o desenvolvimento dos alunos com espectro autista nos anos iniciais. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, v 7, n 1, p. 1-19, 2021. Disponível em: <https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/103/20052021170243.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2022.

NASCIMENTO, Antônio Vinícius da Silva; OLIVEIRA, Gleiciana Maria Gonçalves. Inclusão e adaptação do aluno com autismo nas aulas on-line em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, v.8, n.3, p. 17550-17561, 2022. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/45037>. Acesso em: 10 nov. 2022.

NUNES, Joice Carla dos Santos; ALVES, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias. Inclusão de criança com Autismo em Sala de Aula. Id on Line Rev. Psic., Outubro/2022, vol.16, n.63, p. 584-595, ISSN: 1981-1179. Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3607/0>. Acesso em: 10 nov. 2022.

ORRÚ, Sílvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

PASSERINO, L. M.; SANTAROSA, L. M. C. Possibilidades da mediação tecnológica na inclusão escolar de autistas. In: XII Workshop de Informática na Escola, Anais do workshop de informática na escola, Campo Grande: 2012. Disponível em: <http://ojs.sector3.com.br/index.php/wie/article/viewFile/900/886>. Acesso em 4 de nov. 2022.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador/BA: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012. p. 217-240. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12005>. Acesso em: 10 nov. 2022.

ROZEK, M. A educação especial e a educação Inclusiva: compreensões necessárias. Reflexão & Ação, v. 17, n. 1, 2009. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/918>. Acesso em: 10 nov. 2022.

SANTOS, Saionara Paulo; OLIVEIRA, Samara Paulo. Inclusão do autista na educação infantil na rede regular de ensino: desafios e perspectivas. Anais III CINTEDI: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44711>. Acesso em: 10 nov. 2022.

SOARES, Daniela Praça. A criança com Autismo na escola: possíveis caminhos para a inclusão. 2019 45 f. Orientador: Nivaldo Alexandre de Freitas. TCC (graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. Disponível em: <https://bdm.ufmt.br/bitstream/1/1216/1/TCC_2019_Daniela%20Pra%C3%A7a%20Soares.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Regert, R., Alves dos Santos, C., Diany Avila, M., Baade, J. H., Sartorel, A., Medeiros Borges Junior, G., & Frigotto, S. (2023). ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA E SUA INCLUSÃO NAS AULAS ONLINE : STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER AND THEIR INCLUSION IN ONLINE CLASSES. Professare, 12(2), e2982-e2982. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.2982

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO INCLUSIVA - estudos, possibilidades e práticas pedagógicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>