A prática da extensão na percepção de estudantes de um curso de administração

Research contributions of university extensions for training bachelor of administration at university of the west catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3414

Palavras-chave:

Administração, Extensão universitária

Resumo

Identifica-se lacuna em trabalhos que incluam a extensão universitária à área de gestão de negócios. Ações extensionistas são mais comuns e ocorrem com facilidade em áreas como saúde e educação. Na universidade em estudo nessa pesquisa, essa tendência se confirma. Então, este artigo tem por objetivo analisar as percepções de estudantes de um curso de Administração de uma universidade comunitária do meio-oeste catarinense, sobre as práticas de extensão. Essa pesquisa, é de abordagem qualitativa e de tipologia descritiva e, para o levantamento de dados, utilizou-se de questionário. Os resultados apontam que o perfil dos respondentes é composto por mulheres (63,04%), com idade entre 18 e 25 anos; (82,61%), residentes em Caçador-SC (89,95%), distribuídos de forma equilibrada entre a segunda e oitava fase do curso; e atuam na indústria (26,09%), em outras áreas (26,09%) ou no comércio (23,91%). A visão geral dos estudantes sobre as atividades de extensão é positiva (86,48%).  Na visão dos estudantes, interações com a sociedade e desafios reais são valorizados, pois lhes dão oportunidades de aprendizado significativo e prático, com aplicação e ressignificação de conhecimentos.

Palavras chave: Administração. Extensão universitária.

 

ABSTRACT

A gap is identified in work that includes university extension to the area of ​​business management. Extension actions are more common and occur easily in areas such as health and education. At the university studied in this research, this trend is confirmed. Therefore, this article aims to analyze the perceptions of students taking a Business Administration course at a community university in the Midwest of Santa Catarina about extension practices. This research, with a qualitative approach and descriptive typology, uses a questionnaire to collect data. The results indicate that the profile of the respondents is made up of women (63.04%), aged between 18 and 25 years old (82.61%), residing in Caçador-SC (89.95%), distributed evenly between the second and eighth phase of the course; and work in industry (26.09%), in other areas (26.09%) or in commerce (23.91%). The students' general view of extension activities is positive (86.48%). In the students' view, interactions with society and real challenges are valued, as they give them opportunities for meaningful and practical learning, with the application and reframing of knowledge.

Keywords: Business Administration. University Extension.

Biografia do Autor

Sandra Mara Bragagnolo , Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Uniarp, especialista em Metodologia do Ensino de Línguas; licenciada em Letras e graduada em Administração de Empresas.

Adriana Pereira Benjamini, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade, oferecido pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC. Bacharela em Direito, pela UNIARP. Graduada/Licenciada em Letras-Habilitação em Língua Portuguesa, Espanhola e Respectivas Literaturas, pela Universidade do Contestado-UnC. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina-FAPESC/UNIARP.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Bragagnolo , S. M., Gregório , L., Benjamini, A. P., & Baade, J. H. (2023). A prática da extensão na percepção de estudantes de um curso de administração: Research contributions of university extensions for training bachelor of administration at university of the west catarinense . Professare, 12(3), e3414. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3414

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