NUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: HÁBITOS ALIMENTARES E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
NUTRITION IN ADOLESCENCE: EATING HABITS AND NUTRITIONAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v11i2.2981Palavras-chave:
Nutrição, Adolescência, Crescimento, Desenvolvimento. Necessidades nutricionais, Hábitos alimentaresResumo
Sabe-se que a adolescência é um período caracterizado por rápidas mudanças físicas, psicológicas, cognitivas e sociais, se relacionando diretamente a mudanças no comportamento alimentar e no estado nutricional, influenciando a saúde na fase adulta, por isso o presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a nutrição na adolescência com ênfase nos hábitos alimentares e a educação nutricional, visando contribuir para o melhor entendimento desse ciclo de vida e nutrição, possibilitando adequações nas ações de promoção de práticas saudáveis em alimentação. No aspecto metodológico o artigo trata-se de uma pesquisa básica e utilizou-se do método descritivo, quanto aos seu procedimento técnico ela se deu de forma bibliográfica através da revisão de literatura científica, realizada por meio de consulta em bases de dados de relevância para a produção de conhecimento em saúde: Medline, Scielo, Lilacs, considerando o período de 1962 a 2016, com ênfase nos hábitos alimentares e a educação nutricional dos adolescentes que compreende a faixa etária de 10 a 19 anos. Conclui-se, portanto, que é necessário ter um melhor conhecimento nas ações educativas nutricionais nessa fase, onde a nutrição influencia diretamente no crescimento, nas necessidades e hábitos alimentares que contribuem para uma maior eficácia das intervenções nutricionais.
Palavras-chave: Nutrição. Adolescência. Crescimento. Desenvolvimento. Necessidades nutricionais. Hábitos alimentares.
ABSTRACT
It is known that adolescence is a period characterized by rapid physical, psychological, cognitive and social changes related directly with changes in eating behavior and in the nutritional state, influencing the health in the adult phase. That is why the goal of this article is to carry out a reflection on nutrition in adolescence with an emphasis on eating habits and nutritional education, aiming to contribute to a better understanding of this cycle of life and nutrition making it possible to adapt the actions of promotion of healthy practices in eating. In the methodological aspect the article is a basic research paper and uses the descriptive method. As to its technical procedures, it took place in a bibliographic way through the review of scientific literature, carried out through consultation on data bases of relevance to the production of knowledge in health: Medline, Scielo, Lilacs, considering the period of 1962 to 2016, with emphasis on eating habits and nutritional education of adolescents who are in the age range of 10 to 19 years. The conclusion, therefore, is that it is necessary to have a better knowledge of the nutritional educational actions in this phase where nutrition directly influences in the growth, the needs and the eating habits which contribute to a greater efficacy in the nutritional interventions.
Keywords: Nutrition. Adolescence. Growth. Development. Nutritional needs. Eating habits.
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