ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O QUE É E PARA QUEM?

SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE: WHAT IS IT AND WHO IS IT FOR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3192

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Público-alvo

Resumo

Nos tempos hodiernos muito se tem falado sobre a Educação Inclusiva e Especial, como consequência, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) vem ganhando grande notoriedade, mas o que é e para quem? Diante disso o objetivo deste artigo é elucidar o que é o AEE e qual o seu público-alvo. Quanto a metodologia a natureza do estudo é básica, sua abordagem é qualitativa e exploratória e o procedimento metodológico é bibliográfico. Por fim, conclui-se que o AEE é um atendimento feito por um professor especializado e na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) que busca eliminar as barreiras de aprendizagem e tem como público-alvo específico os alunos com Deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Alta Habilidades e/ou Superdotação, em suma, aqueles que por anos estiveram alijados de uma participação exitosa nas atividades escolares.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Público-alvo.

 

ABSTRACT

In current times, much has been said about Inclusive and Special Education. As a result, Specialized Educational Assistance (SEA) has gained great prominence. But what is it, and who is it for? The objective of this article is to elucidate what SEA is and who its target audience is. Regarding the methodology, the nature of the study is basic, its approach is qualitative and exploratory, and the methodological procedure is bibliographic. In conclusion, SEA is an assistance provided by a specialized teacher in the Multifunctional Resource Room (MRR), aiming to eliminate learning barriers. Its specific target audience comprises students with disabilities, Autism Spectrum Disorder (ASD), and High Abilities and/or Giftedness, in short, those which, for years, were excluded from successful participation in school activities.

Keywords: Inclusive Education. Special Education. Specialized Educational Assistance. Target audience.

Biografia do Autor

Rodrigo Regert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas/RS.

Raquel Martins Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas/RS

Doutora em Movimentos Sociais, Política e Educação Popular pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora Titular de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá Bela Vista em cooperação técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutor. Docente nos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica da UNIARP.

Sabrina Frigotto, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Acadêmica da 10ª fase do Curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Campus Fraiburgo/SC.

Cristiane Cabral Johann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas/RS

Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Técnica em Assuntos Educacionais do IFsul, Campus Pelotas/RS. Chefe do Departamento de Aprendizagem, Permanência e Êxito.

Leomar da Costa Eslabão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas/RS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor do IFSul, Campus Pelotas/RS.

Juçara da Silva do Carmo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas/RS

Especialista em Transtorno do Espectro Autista pelo Centro Universitário OPET (UNIOPET). Psicopedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas/RS.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

Regert, R., Fernandes, R. M., Baade, J. H., Frigotto, S., Cabral Johann, C., da Costa Eslabão, L., & da Silva do Carmo, J. (2023). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: O QUE É E PARA QUEM? SPECIALIZED EDUCATIONAL ASSISTANCE: WHAT IS IT AND WHO IS IT FOR?. Professare, 12(1), e3192. https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3192

Edição

Seção

Dossiê: EDUCAÇÃO INCLUSIVA - estudos, possibilidades e práticas pedagógicas

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