PROCESSOS PEDAGÓGICOS COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA
PEDAGOGIC PROCESSES USING DIGITAL RESOURCES: EXPERIENCES AT A MUNICIPAL SCHOOL IN GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3214Palavras-chave:
Escola, Processos Pedagógicos, Tecnologias, Mediação Pedagógica, CelularResumo
A utilização de tecnologias e recursos digitais tem se tornado cada vez mais presente na sociedade atual e sua inserção permeia as diversas esferas da sociedade. Trazendo para o contexto educacional, tem-se a seguinte problemática: Como a escola pode contribuir para a formação (integral) de seus alunos através do uso dos recursos digitais e tecnológicos? Nesse sentido, esse estudo tema como objetivo refletir a respeito de práticas pedagógicas desenvolvidas e vivenciadas na Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes (Goiânia/Goiás), com a utilização de tecnologias. Para tanto, discutir a mediação pedagógica e compreender a utilização de tecnologias e recursos digitais enquanto instrumentos/recursos nos processos pedagógicos. Para possibilitar essa reflexão foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pautada em: Da Cunha e Suanno (2021), Goedert e Arndt (2020), Masetto (2013), Moraes (2000), Morin (2000), Narikawa e Rodrigues (2021), Rodrigues, Sabota e Silvestre (2021) e Serafim e Sousa (2011). Foram tomados como documentos e interpretados sob a perspectiva da complexidade, com uma abordagem qualitativa, uma notícia do Jornal “O Hoje” a respeito da escola em questão, juntamente com um depoimento da diretoria da unidade de ensino. Acredita-se que quando compreendidos como recursos nos processos pedagógicos a serem mediados pelos professores, as tecnologias podem contribuir para uma formação mais eficaz, humana e verdadeira.
Palavras-chave: Escola. Processos Pedagógicos. Tecnologias. Mediação Pedagógica. Celular.
ABSTRACT
The use of technologies and digital resources has become increasingly prevalent in today's society, and their integration permeates various spheres of life. Bringing this into the educational context, the following issue arises: How can schools contribute to the comprehensive education of their students through the use of digital and technological resources? In this sense, this study aims to reflect on the pedagogical practices developed and experienced at Municipal School Pedro Gomes de Menezes (Goiânia/Goiás) involving the use of technologies. Therefore, it is necessary to discuss pedagogical mediation and understand the use of technologies and digital resources as instruments/tools in the pedagogical processes. To enable this reflection, a bibliographical research was conducted, based on works by Da Cunha and Suanno (2021), Goedert and Arndt (2020), Masetto (2013), Moraes (2000), Morin (2000), Narikawa and Rodrigues (2021), Rodrigues, Sabota, and Silvestre (2021) and Serafim and Sousa (2011). These works were considered as documents and interpreted from the perspective of complexity, employing a qualitative approach. In addition, a newspaper article from "O Hoje" about the mentioned school, along with a statement from the school's administration, were also used. It is believed that when understood as resources in pedagogical processes to be mediated by teachers, technologies can contribute to a more effective, humane, and authentic education.
Keywords: School. Pedagogical Processes. Technologies. Pedagogical Mediation. Cell Phone.
Referências
ALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. [TESTE] Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 27 jul. 2023.
DA CUNHA, Regina Célia Alves; SUANNO, João Henrique. EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Plurais-Virtual (e-ISSN 2238-3751-ISSN 1984-3941), v. 11, n. 1, p. 10-23, 2021. Disponível em: https://revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/12279. Acesso em: 22 jun. 2023.
EDUCARA. Facebook: Educara e Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes. Goiânia, 31, outubro, 2019. Disponível em: https://m.facebook.com/watch/?v=1687535818047123&paipv=0&eav=AfZow3wgoU0Pjdr1fH0tTD1_TivtnG9BDb-zRmKtnwZ7W-rFtvfRs2_KFD9kOYB3uyU&_rdr#_=_. Acesso em: 27 jul.2023.
GOEDERT, Lidiane; ARNDT, Klaulter. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial, 2020.– PPGE – UNESC – ISSN 2317-2452. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051. Acesso em: 27 jul. 2023.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria A. (Org.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
MORAES, Maria Cândida. Tecendo a Rede, mas com que Paradigma? Núcleo de informática Aplicada à Educação – NIED. Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Cidade Universitária “Prof. Dr. Zeferino Vaz”. Conferência apresentada no Encontro Internacional de Educação para a Paz, “The Future of our Children”. Universidade de Genebra: setembro, 2000. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2518.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.
MOREIRA, Daniel Augusto. A pesquisa empírica e suas variantes. São Paulo: Pioneira, 2004.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
NARIKAWA, Thiago Augusto; RODRIGUES, Olira Saraiva. A educação brasileira e novos rumos pós-pandemia. In: REIS, Marlene Barbosa de Freitas; MOREIRA, Cleumar de Oliveira; ANDERI, Eliane Gonçalves Costa (Orgs.). Educação, resistência e esperança: diálogos interdisciplinares. 1ed. Anápolis: Editora UEG, 2022, v. 1, p. 152-171.
RODRIGUES, Michael; SABOTA, Barbra; SILVESTRE, Viviane. Construções de sentidos sobre o conceito de mediação pedagógica: uma leitura multimodal e rizomática. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v.10, n.19, jan/jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6651. Acesso em: 27 jul. 2023.
SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação:
O vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: Robson Pequeno de Sousa, Filomena da M. C da S. C. Moita, Ana Beatriz Gomes Carvalho (Organizadores). Tecnologias digitais na educação - Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez, v. 7, p. C3, 2013.
SOUSA, Sheyla; MARTINS, Isabela. Projeto leva celulares para sala de aula. O Hoje, Goiânia, 02, março, 2019. (Figura 1). Disponível em: https://ohoje.com/noticia/cidades/n/161531/t/projeto-leva-celulares-para-sala-de-aula/. Acesso em: 27 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).