O pensamento criativo e as TDIC: perspectivas e possiblidades para uma pedagogia da autonomia
Creative thinking and TDIC: perspectives and possibilities for a pedagogy of autonomy
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3231Palavras-chave:
Pensamento criativo, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Pedagogia da autonomia, MediaçãoResumo
Este artigo explora o uso do pensamento criativo e das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas para promover uma pedagogia da autonomia, com base nos princípios de Paulo Freire. O objetivo é investigar quais elementos didáticos e pedagógicos podem contribuir para essa abordagem. A pesquisa é fundamentada em revisão bibliográfica e estudo empírico, em que, foi realizada uma entrevista com uma educadora do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal, buscando compreender como o pensamento criativo e o uso das tecnologias digitais podem ser mediados em suas aulas. Essa reflexão destaca a relevância das tecnologias digitais como ferramentas substanciais para promover o pensamento criativo e uma educação emancipatória, permitindo a democratização do processo educacional.
Palavras-chave: Pensamento criativo. Tecnologias digitais de informação e comunicação. Pedagogia da autonomia. Mediação.
ABSTRACT
This article explores the use of creative thinking and digital technologies of information and communication as tools to promote a pedagogy of autonomy, based on the principles of Paulo Freire. The aim is to investigate which didactic and pedagogical elements can contribute to this approach. The research is based on a literature review and empirical study, including an interview with a 4th-grade teacher in a municipal public school, aiming to understand how creative thinking and the use of digital technologies can be mediated in her classes. This reflection highlights the relevance of digital technologies as substantial tools to promote creative thinking and emancipatory education, enabling the democratization of the educational process.
Keywords: Creative thinking. Digital information and communication technologies. Pedagogy of autonomy. Mediation.
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