O pensamento criativo e as TDIC: perspectivas e possiblidades para uma pedagogia da autonomia

Creative thinking and TDIC: perspectives and possibilities for a pedagogy of autonomy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3231

Palavras-chave:

Pensamento criativo, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Pedagogia da autonomia, Mediação

Resumo

Este artigo explora o uso do pensamento criativo e das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas para promover uma pedagogia da autonomia, com base nos princípios de Paulo Freire. O objetivo é investigar quais elementos didáticos e pedagógicos podem contribuir para essa abordagem. A pesquisa é fundamentada em revisão bibliográfica e estudo empírico, em que, foi realizada uma entrevista com uma educadora do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal, buscando compreender como o pensamento criativo e o uso das tecnologias digitais podem ser mediados em suas aulas. Essa reflexão destaca a relevância das tecnologias digitais como ferramentas substanciais para promover o pensamento criativo e uma educação emancipatória, permitindo a democratização do processo educacional.

Palavras-chave: Pensamento criativo. Tecnologias digitais de informação e comunicação. Pedagogia da autonomia. Mediação.

 

ABSTRACT

This article explores the use of creative thinking and digital technologies of information and communication as tools to promote a pedagogy of autonomy, based on the principles of Paulo Freire. The aim is to investigate which didactic and pedagogical elements can contribute to this approach. The research is based on a literature review and empirical study, including an interview with a 4th-grade teacher in a municipal public school, aiming to understand how creative thinking and the use of digital technologies can be mediated in her classes. This reflection highlights the relevance of digital technologies as substantial tools to promote creative thinking and emancipatory education, enabling the democratization of the educational process.

Keywords: Creative thinking. Digital information and communication technologies. Pedagogy of autonomy. Mediation.

Biografia do Autor

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. PROFESSOR TITULAR da Universidade Estadual de Goiás. Professor Titular do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - IELT-UEG.

Anna Paula de Freitas Rufino, Universidade Estadual de Goiás

Professora da Secretaria Municipal de Educação de Goianésia-GO. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós-graduada em Psicopedagia pela Universidade Estadual de Goiás. Pós-Graduada em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE (UVA). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Priscylla Lorrana Rodrigues Prazeres de Moura, Universidade Estadual de Goiás

Professora da Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo (SEMEC). Mestranda em educação pela membro Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). É do Grupo Didaktiké: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Suanno, J. H., Rufino, A. P. de F., & Moura, P. L. R. P. de. (2023). O pensamento criativo e as TDIC: perspectivas e possiblidades para uma pedagogia da autonomia: Creative thinking and TDIC: perspectives and possibilities for a pedagogy of autonomy. Professare, 12(3), e3231. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3231

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

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