TECNOLOGIAS DIGITAIS DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE

DIGITAL EDUCATION TECHNOLOGIES FROM THE PERSPECTIVE OF COMPLEXITY EPISTEMOLOGY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3595

Palavras-chave:

Tecnologias digitais;, complexidade;, políticas públicas.

Resumo

Este artigo objetiva discutir de que forma as políticas públicas têm orientado a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito escolar à luz da epistemologia da complexidade de Edgar Morin. A Teoria da Complexidade propõe uma visão holística e integrada do conhecimento, reconhecendo a interconexão e a interdependência entre diferentes sistemas. Assim, sugere que o conhecimento não deve ser tratado de forma fragmentada, mas sim em sua totalidade, compreendendo as interações e as influências mútuas entre os diferentes componentes. Ao utilizar as TDIC como ferramentas pedagógicas, é possível abordar a complexidade dos desafios da sociedade contemporânea, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais para lidar com um mundo cada vez mais dinâmico e interconectado. Para tanto, embasou-se em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Base Nacional Comum Curricular (2018) dentre outros, além de autores como: Santos, Araújo, Sá (2020), Heinsfeld e Pischetola (2019), Falcão (2019), Morin (2011, 2013, 2018), Oliveira (2012) dentre outros. Tal pesquisa define-se como bibliográfica, de abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, exploratória. Por fim, observa-se que a inserção das TDIC na educação, sob a perspectiva da epistemologia da complexidade de Morin, representa um desafio, porquanto sua inserção deve ocorrer para além de uma abordagem computadorizada, religando os diversos saberes, por vezes, ainda, fragmentados. Ao mesmo tempo representa uma oportunidade de quebra de paradigmas historicamente consolidados ao buscar sua utilização como artefatos socioculturais e não meramente técnicos.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Complexidade. Políticas públicas.

Abstract

 Este artículo tiene como objetivo discutir cómo las políticas públicas han orientado la inserción de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) a la luz de la epistemología de la complejidad de Edgar Morin, que enfatiza la interconexión e interdependencia de los sistemas, sugiriendo una visión integrada del conocimiento. Refuerza el uso de las TDIC como una posibilidad para enriquecer el aprendizaje, ayudando a enfrentar los desafíos complejos de la sociedad contemporánea. Para ello, nos basamos en documentos oficiales como los Parámetros Curriculares Nacionales (1996), las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Básica (2013), la Ley de Directrices y Bases de la Educación (1996), la Base Nacional Común Curricular (2018), entre otros, y en autores como Santos, Araújo, Sá (2020), Heinsfeld y Pischetola (2019), Falcão (2019), Oliveira (2012), entre otros. Esta investigación se define como bibliográfica, con enfoque cualitativo y, en cuanto a los objetivos, se caracteriza como exploratoria. Finalmente, se observa que la inserción de las TDIC en la educación, desde la perspectiva de la Teoría de la Complejidad de Morin, representa un desafío, ya que su integración debe ir más allá de un enfoque informatizado, reconectando los diversos saberes, a veces aún fragmentados. Al mismo tiempo, representa una oportunidad para romper con paradigmas históricamente consolidados al buscar su utilización como artefactos socioculturales y no meramente técnicos.

Keywords: Tecnologías digitales. Complejidad. Políticas públicas.

Biografia do Autor

Fabiana Mara Rubini, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2022). Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2011). Especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2017). Especialização em Desenvolvimento Web pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC (2013). Professora Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET.

Nílvia Luzia Grutzmacher, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp

Nílvia Luzia Grutzmacher, Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Especialista em Interdisciplinaridade - Faculdade Dom Bosco (2007). Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC-  Campus Videira (2005). Graduação: Licenciatura em Química pelo Centro Universitário FAVENI (2021). Professora efetiva na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Lotada na Escola De Educação Básica Governador Lacerda (Videira - SC).

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal De Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2004). Bacharel em Informática pela Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac (2002). Licenciada em Ciências de 1º Grau pela Uniplac (1999). Professora do Programa de Mestrado profissional em Educação Básica e do Curso de Pedagogia em EaD na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp. Avaliadora de credenciamento de IES no Basis do MEC/INEP. Professora na Uniplac no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, nos cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Engenharias. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA - Uniplac. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - Edutecs/Uniplac e vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET/Uniarp.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Rubini, F. M., Grutzmacher, N. L., & Pereira da Silva, M. (2024). TECNOLOGIAS DIGITAIS DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE: DIGITAL EDUCATION TECHNOLOGIES FROM THE PERSPECTIVE OF COMPLEXITY EPISTEMOLOGY. Professare, 13(00), e3595. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3595

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