AS CONTRIBUIÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

THE CONTRIBUTIONS OF TRANSDISCIPLINARITY IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF BASIC EDUCATION’S TEACHERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3269

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Transdisciplinaridade, Complexidade, Educação Básica

Resumo

Os conceitos de complexidade e transdisciplinaridade, na perspectiva de autores como Edgar Morin, Basarab Nicolescu e Maria Candida de Moraes, são um convite para repensar a educação para o presente e para o futuro, uma vez que propõem a religação de saberes e evidenciam a multidimensionalidade da condição humana. O objetivo deste estudo é compreender como a reintegração das ciências naturais às humanidades (história, filosofia, artes, literatura, etc.) pode contribuir para a prática pedagógica de docentes da educação básica. Neste sentido, em uma abordagem qualitativa, foi realizada revisão bibliográfica relacionada ao tema, além de pesquisa exploratória das legislações e políticas públicas atinentes à formação de professores no Brasil. Com intuito de elucidar a proposta de integração dos referidos conceitos, também foi narrado relato de experiência de atividade realizada em perspectiva transdisciplinar, aplicada na  Escola Municipal Carlos Pisani, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, do ensino fundamental, do Sistema SESI SENAI em parceria com a  Prefeitura Municipal de Monte Carlo, Santa Catarina.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Transdisciplinaridade. Complexidade. Educação Básica.

 

ABSTRACT

The concepts of complexity and transdisciplinarity, from the perspective of authors such as Edgar Morin, Basarab Nicolescu and Maria Candida de Moraes, are an invitation to rethink education for the present and the future, as they propose the reconnection of knowledge and highlight the multidimensionality of human condition. The objective of this study is to understand how the reintegration of natural sciences into the humanities (history, philosophy, arts, literature, etc.) can contribute to the pedagogical practice of basic education teachers. In this sense, a bibliographical review related to the topic was carried out in a qualitative approach, in addition to exploratory research about the legislation and public policies regarding teacher's training in Brazil. In order to elucidate the proposed integration of the aforementioned concepts, an experience report of an activity carried out from a transdisciplinary perspective was also narrated, applied at the Carlos Pisani Municipal School, in a Youth and Adult Education class, in elementary school, of the SESI SENAI System in partnership with the Municipality of Monte Carlo, Santa Catarina.

Keywords: Pedagogical practice. Transdisciplinarity. Complexity. Basic education.

Biografia do Autor

Clara Karolinne de Araujo Virginio Fragoso, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestranda em Educação, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Especialista em Gestão Pública e em Tecnologias para Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Bacharel em Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Josiane Dogenski, UNIARP

Professora da rede municipal de ensino de Vargem - SC e do Sistema Sesi Senai, Licenciada em Letras pela UnC, Bacharel em Agronomia pela UNOESC, Licenciada em Ciências Biológicas pela UNOPAR, Pós - Graduada em Metodologia do Ensino de Linguagens: Língua Portuguesa, Arte e Educação Física e Mestranda em Educação Básica pela Uniarp. E-mail: dogenskijosiane@gmail.com

Maurício Marchi, UNIARP

Professor da rede pública estadual de Santa Catarina, Licenciado em Filosofia pela UNIFEBE, Pós-graduado em Gestão e Metodologia do Ensino pela Faculdade Dom Bosco, Pós-graduado em Gestão Escolar; História e Cultura Afro-Brasileira pela Uniasselvi e Mestrando em Educação Básica pela Uniarp. E-mail: marchi.mauricio@gmail.com

Amélia Aparecida Pereira Piola, UNIARP

Professora da rede pública estadual de Santa Catarina, licenciada em Letras Trilíngue (Português, Inglês e Espanhol) pela UnC, Pós-graduada em Língua Inglesa pela FAVENI e mestranda em Educação Básica pela UNIARP. E-mail: melpiolla@gmail.com

Madalena Pereira da Silva, UNIARP

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP e Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. E-mail: prof.madalena@uniplaclages.edu.br

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 de jun. de 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 29 de jun. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1/2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: Brasil - Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724. Acesso em: 30 de jun. 2022.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 30 de jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Planejando a Próxima Década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/Sase): Brasília, DF., 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 19 jun. 2022.

BENDER, Willian. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BIANCHESSI, Cleber (org.). O ensino e suas expressões: interdisciplinaridade, tecnologias, direitos humanos, linguagens, artes, discursos e recursos. 1.ed. Curitiba: Bagai, 2021. 298 p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1fOXv_HEXo0cVjI2I5dxHPllwB2cRcDuI/view. Acesso em: 26 maio 2022.

DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio científico e educativo (14a ed.). São Paulo: Cortez, 2011.

FREITAS, Lima de; MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab. Carta de Transdisciplinaridade. Portugal, Convento de Arrábida, 1994. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf. Acesso em: 26 de maio de 2022.

GARCIA, J. (2012). O FUTURO DAS PRÁTICAS DE INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA. Revista Diálogo Educacional, 12(35), 209–230. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.5908.

DE LIMA, Luciana; LOUREIRO, Robson Carlos. A influência do desenvolvimento de planos de aula transdisciplinares no contexto da tecnologia digital para a transformação da compreensão de docência. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, no. 29, pp. 43-54, 2021. doi: 10.24215/18509959.29.

LIBÂNEO, José Carlos. DIDÁTICA. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 292 p.

MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Apresentação 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao Acesso em: 20 de jun. de 2022.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação. São Paulo: Antakarana/PróLibera, 2008.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MORAN, José Manoel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas e convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v. 2. Ponta Grossa-PR, Editora UEPG, 2015

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil. 2011.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Edgar Morin: tradução do francês Eliane Lisboa. - Porto Alegre: Sulina, 2005. 120 p.

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2000.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Triom, 2001. 163 p. Tradução de Lúcia Pereira de Souza.

NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

STEIN, Iliane et al. Paradigmas educacionais: em busca de um novo referencial. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 12, pág. e19191210843-e19191210843, 2020.

WIPPEL, Monikeli; GEBARA, Maria José Fontana. Reflexões sobre “Ensino de Ciências e Arte” na Perspectiva do Pensamento Complexo. Revista Educação Pública, v. 1, n. 1, 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Fragoso, C. K. de A. V., Dogenski, J., Marchi, M., Aparecida Pereira Piola, A., & Pereira da Silva, M. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: THE CONTRIBUTIONS OF TRANSDISCIPLINARITY IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF BASIC EDUCATION’S TEACHERS. Professare, 12(3), e3269. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3269

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas