AS CONTRIBUIÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
THE CONTRIBUTIONS OF TRANSDISCIPLINARITY IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF BASIC EDUCATION’S TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3269Palavras-chave:
Prática pedagógica, Transdisciplinaridade, Complexidade, Educação BásicaResumo
Os conceitos de complexidade e transdisciplinaridade, na perspectiva de autores como Edgar Morin, Basarab Nicolescu e Maria Candida de Moraes, são um convite para repensar a educação para o presente e para o futuro, uma vez que propõem a religação de saberes e evidenciam a multidimensionalidade da condição humana. O objetivo deste estudo é compreender como a reintegração das ciências naturais às humanidades (história, filosofia, artes, literatura, etc.) pode contribuir para a prática pedagógica de docentes da educação básica. Neste sentido, em uma abordagem qualitativa, foi realizada revisão bibliográfica relacionada ao tema, além de pesquisa exploratória das legislações e políticas públicas atinentes à formação de professores no Brasil. Com intuito de elucidar a proposta de integração dos referidos conceitos, também foi narrado relato de experiência de atividade realizada em perspectiva transdisciplinar, aplicada na Escola Municipal Carlos Pisani, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, do ensino fundamental, do Sistema SESI SENAI em parceria com a Prefeitura Municipal de Monte Carlo, Santa Catarina.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Transdisciplinaridade. Complexidade. Educação Básica.
ABSTRACT
The concepts of complexity and transdisciplinarity, from the perspective of authors such as Edgar Morin, Basarab Nicolescu and Maria Candida de Moraes, are an invitation to rethink education for the present and the future, as they propose the reconnection of knowledge and highlight the multidimensionality of human condition. The objective of this study is to understand how the reintegration of natural sciences into the humanities (history, philosophy, arts, literature, etc.) can contribute to the pedagogical practice of basic education teachers. In this sense, a bibliographical review related to the topic was carried out in a qualitative approach, in addition to exploratory research about the legislation and public policies regarding teacher's training in Brazil. In order to elucidate the proposed integration of the aforementioned concepts, an experience report of an activity carried out from a transdisciplinary perspective was also narrated, applied at the Carlos Pisani Municipal School, in a Youth and Adult Education class, in elementary school, of the SESI SENAI System in partnership with the Municipality of Monte Carlo, Santa Catarina.
Keywords: Pedagogical practice. Transdisciplinarity. Complexity. Basic education.
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