Reorganização curricular a partir de uma perspectiva ecotranscomplexa
Curricular re-organization from a ecotranscomplex perspective
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3942Palavras-chave:
Currículo, Epistemologia, Complexidade, Transdisciplinaridade, EcoformaçãoResumo
Diante das crises ecológicas, sociais, políticas e epistêmicas que atravessam o século XXI, torna-se urgente repensar a organização curricular em direção a abordagens mais integradoras e sensíveis à complexidade do mundo contemporâneo. Este artigo propõe o conceito de Currículo Ecotranscomplexo, fundamentado no pensamento complexo de Edgar Morin, na transdisciplinaridade de Basarab Nicolescu e na ecoformação de Gaston Pineau. A pesquisa, de natureza qualitativa e de caráter teórico-propositivo, baseia-se em revisão bibliográfica crítica, articulando contribuições de autores que apontam para paradigmas alternativos à racionalidade cartesiano-linear. O Currículo Ecotranscomplexo se apresenta como matriz epistemológica e pedagógica que busca religar saberes, integrar dimensões cognitivas, éticas, afetivas, espirituais e ecológicas, além de favorecer uma formação comprometida com a sustentabilidade da vida. Ao incluir também aportes do paradigma ecossistêmico e da educação transcomplexa, a proposta se constitui como horizonte inovador para a reorganização curricular, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao desafio de cultivar uma cidadania planetária. Conclui-se que essa perspectiva curricular amplia a compreensão da educação como experiência de vida, cuidado e transformação, capaz de superar a fragmentação disciplinar e responder às urgências civilizatórias atuais.
Palavras-chave: Currículo. Epistemologia. Complexidade. Transdisciplinaridade. Ecoformação.
Abstract: In the face of the ecological, social, political, and epistemological crises that mark the 21st century, it has become urgent to rethink curricular organization toward approaches that are more integrated and responsive to the complexity of contemporary life. This article proposes the concept of the Ecotranscomplex Curriculum, grounded in Edgar Morin’s complex thought, Basarab Nicolescu’s transdisciplinarity, and Gaston Pineau’s ecoformation. The research, qualitative in nature and theoretical-propositional in scope, is based on a critical literature review that articulates contributions from authors who advance paradigms alternative to Cartesian-linear rationality. The Ecotranscomplex Curriculum is presented as an epistemological and pedagogical matrix that seeks to reconnect knowledge and integrate cognitive, ethical, emotional, spiritual, and ecological dimensions, fostering an educational process committed to the sustainability of life. By incorporating insights from the ecosystemic paradigm and transcomplex education, the proposal constitutes an innovative horizon for curricular reorganization, aligning itself with the Sustainable Development Goals and the broader challenge of cultivating planetary citizenship. It is concluded that this curricular perspective expands the understanding of education as an experience of life, care, and transformation—one capable of overcoming disciplinary fragmentation and responding to contemporary civilizational urgencies.
Keywords: Curriculum. Epistemology; Complexity. Transdisciplinarity. Ecoformation.
Resumen: Ante las crisis ecológicas, sociales, políticas y epistémicas que atraviesan el siglo XXI, se vuelve urgente repensar la organización curricular hacia enfoques más integradores y sensibles a la complejidad del mundo contemporáneo. Este artículo propone el concepto de Currículo Ecotranscomplejo, fundamentado en el pensamiento complejo de Edgar Morin, la transdisciplinariedad de Basarab Nicolescu y la ecoformación de Gaston Pineau. La investigación, de naturaleza cualitativa y carácter teórico-propositivo, se basa en una revisión crítica de la literatura que articula aportes de autores que plantean paradigmas alternativos a la racionalidad cartesiana-lineal. El Currículo Ecotranscomplejo se presenta como una matriz epistemológica y pedagógica orientada a religar saberes e integrar dimensiones cognitivas, éticas, afectivas, espirituales y ecológicas, favoreciendo una educación comprometida con la sostenibilidad de la vida. Al incorporar también contribuciones del paradigma ecosistémico y de la educación transcompleja, la propuesta constituye un horizonte innovador para la reorganización curricular, en consonancia con los Objetivos de Desarrollo Sostenible y con el desafío de cultivar una ciudadanía planetaria. Se concluye que esta perspectiva curricular amplía la comprensión de la educación como experiencia de vida, cuidado y transformación, capaz de superar la fragmentación disciplinar y responder a las urgencias civilizatorias actuales.
Palabras clave: Currículo. Epistemología. Complejidad. Transdisciplinariedad. Ecoformación.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada. São Paulo: Cultrix, 2014.
CANDÀU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo, conhecimento e cultura. São Paulo: Cortez, 2007.
CUSATI, I. C.; SANTOS, N. E. P.; CUSATI, R. C. Metodologia qualitativa nas pesquisas em Educação: ensaio a partir dos estudos sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Conjecturas, [s.l.], v. 21, n. 7, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357030282_Metodologia_qualitativa_nas_pesquisas_em_Educacao_ensaio_a_partir_dos_estudos_sobre_Formacao_e_Desenvolvimento_Profissional_Docente Acesso em: 17, out, 2025.
DAMÁSIO, A. Sentir e saber: as origens da consciência. Tradução de Laura Teixeira Motta. Arte da capa: Kiko Farkas. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
DUARTE, N. Currículo, conhecimento e cultura: por uma teoria histórico-crítica da educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2023.
GOLEMAN, D. O cérebro e a inteligência emocional. Tradução de Carlos Leite da Silva. São Paulo: Objetiva, 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Currículo: debates contemporâneos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
MALANCHEN, J.; SANTOS, S. A. Políticas e reformas curriculares no Brasil: perspectiva de currículo a partir da pedagogia histórico-crítica versus a base nacional curricular comum e a pedagogia das competências. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 20, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656967
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. São Paulo: Palas Athena, 1995.
MORAES, M. C. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem. São Paulo: Wak, 2021.
MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2015a.
MORIN, E. O método 2: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2015b.
MORIN, E. Ensinar a viver. Porto Alegre: Sulina, 2018.
NICOLESCU, B. Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 2010.
NICOLESCU, B. Transdisciplinarity: theory and practice. New York: Hampton Press, 2018.
PEREIRA, C.; COUTINHO, D. J. G. Pesquisa Qualitativa na Área da Educação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [s.l.], v. 9, n. 3, p. 992-1001, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8803. Acesso em: 10, out, 2025
PINEAU, G. A autoformação: uma pedagogia da experiência. São Paulo: Cortez, 2004.
RICOEUR, Paul. A hermenêutica e a filosofia. Lisboa: Edições 70, 2000.
SACRISTÁN, J. G.. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/10-%20Sacristan-%20Saberes%20e%20Incertezas%20sobre%20o%20Curriculo%20-%20Cap%201.pdf. Acesso em: 25 jul.2025. Acesso em: 1, nov, 2025.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
VELASCO, J. M. Educação transcomplexa: uma pedagogia para o terceiro milênio. Curitiba: CRV, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Professare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







