DEMANDAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE BEBÊS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DEMANDS FROM THE PROCESS TO ASSESS THE FULL DEVELOPMENT OF BABIES ACCORDING TO CHILD EDUCATION TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3405Palavras-chave:
Educação Infantil, Avaliação, Bebês, Direitos de aprendizagem e desenvolvimento, Campos de experiênciaResumo
A avaliação é um processo essencial para o acompanhamento do desenvolvimento infantil e para a tomada de decisões voltadas ao redimensionamento da prática pedagógica. Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em um mestrado profissional, cujo objetivo é elaborar uma proposta de avaliação para o desenvolvimento integral de bebês. Neste recorte, expõem-se os dados obtidos na primeira etapa de um estudo de caso, mediante a aplicação de um questionário para levantar as demandas indicadas por docentes de um processo de avaliação de bebês em uma instituição municipal de ensino de Santa Catarina. Entre os resultados, foram detectados os critérios utilizados pelos docentes na avaliação, a convergência parcial entre os critérios indicados e os adotados, a utilização de uma documentação pedagógica recomendada para a Educação Infantil no país, a necessidade de rever o instrumento avaliativo e a predisposição dos docentes para contribuir com a melhoria da avaliação dos bebês.
Palavras-chaves: Educação Infantil. Avaliação. Bebês. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Campos de experiência.
ABSTRACT
Assessment is an essential process in accompanying child development and also in making decisions related to re-defining pedagogical practice. This article presents a cut-out of a research conducted on the professional master´s level, whose purpose is to devise a proposal to assess the full development of babies. Such cut-out has included data collected in the first stage of a case study in which a questionnaire was utilized in order to raise the demands indicated by teachers in baby assessment process in a local educational unit in the state of Santa Catarina. The results have shown the criteria employed by teachers in their assessment, the partial convergence between the criteria indicated and those actually adopted, the use of pedagogical documentation recommended for Child Education in Brazil, the need to review the assessing instrument, and the teachers´ willingness to contributing to improve the assessment of babies.
Keywords: Child education. Assessment. Babies. Rights to learning and development. Field of experience.
Referências
BERG, Juliana et al. Pandemia 2020 e Educação. Revbea, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 470-487, 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10855.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 22 nov. 2023.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso: 22 nov. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação é a base. MEC: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 nov. 2023.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução. Brasília: MEC, 1998. V. 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.
CRACO, Eva Adriana da Luz Leite; VICENZI, Vinícius Bertoncini. As percepções de professores sobre a importância do brincar nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Revista Professare, Caçador, v. 12, n. 3, p. e3285, 2023. DOI: https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3285.
FOCHI, Paulo Sergio. Abordagem da documentação pedagógica na investigação praxiológica de contextos de educação infantil. 2016. 217 f. Relatório de qualificação de tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, 2016.
GOMES, Luciana Kellen de Souza. O dito e o vivido: concepções e práticas avaliativas na Educação infantil da Rede Municipal de Fortaleza. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
MARQUES, Juracy C. Os caminhos do professor: incertezas, inovações e desempenhos. Porto Alegre: UFRGS, 1975.
MARTINS FILHO, Altino José. Minúcias da vida cotidiana no fazer-fazendo da docência na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
MELISSA, Rita; GARMS, Gilza Maria Zauhy; BATISTA, Drielly Adrean. Por que e como avaliar na Educação Infantil? In: CONAVE, 4, 2016, local. Anais [...]. Bauru: MEC, 2016. Disponível em: https://sgcd.fc.unesp.br/Home/conave/conavexxxx2015/por-que-e-como-avaliar-na-educacao-infantil.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.
MELO, Édina Souza de; BASTOS, Wagner Gonçalves. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, p. 180-203, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1735/1735.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.
ORTIZ-PADILLA, Myriam et al. Gestión de la convivencia escolar: indicador de calidad en la organización educativa. Opción, [S. l.], n. 18, p. 1097-1125, 2018. Disponível em: https://bonga.unisimon.edu.co/handle/20.500.12442/2860. Acesso em: 22 nov. 2023.
PLAZA, Fernanda Rodrigues; SANTOS, Uillians Eduardo. Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil: recurso para prática pedagógica. Eixo temático: Práticas Pedagógicas. Marília: UNESP, 2015.
PRIES, Miriane Sinara. Proposta para avaliação de bebês. Caçador: UNIARP, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599063. Acesso em: 1º dez. 2023.
PRIES, Miriane Sinara. Proposta para avaliação de bebês na educação infantil: entre os campos de experiências, os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento e as especificidades do contexto. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2018.
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.
SÃO LUDGERO. Diretriz Curricular da Educação Infantil. São Ludgero: São Ludgero, 2019.
SILVA, Tânia Zanatta. Avaliação na Educação Infantil: um breve olhar na avaliação da aprendizagem. Revista Thema, v. 9, n. 2, p. 1-14, 2012. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/142/69. Acesso em: 22 nov. 2023.
VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; CÔCO, Valdete. Planejamento da avaliação institucional na Educação Infantil: movimentos participativos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 74, p. 588-613, maio/ago. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v30i74.5882.
VITORETTI, Guilherme Bernardo et al. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma visão crítica de sua formulação. Franca: UNESP, 2022.
ZWIEREWICZ, Marlene et al. Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, jan./ jun. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42320. Acesso em: 20 out. 2023.
ZWIEREWICZ, Marlene; PANTOJA, Antonio. Diversidad e identidad en Ambientes Virtuales de Aprendizaje. In: CONGRESO NACIONAL Y IBEROAMERICANO DE PEDAGOGÍA. XIII e II, 2004, Valencia. Anais [...]. Valencia: Sociedade Espanhola de Pedagogia, 2004, p.232-242. CD-ROM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).