DEMANDAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE BEBÊS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DEMANDS FROM THE PROCESS TO ASSESS THE FULL DEVELOPMENT OF BABIES ACCORDING TO CHILD EDUCATION TEACHERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3405

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação, Bebês, Direitos de aprendizagem e desenvolvimento, Campos de experiência

Resumo

A avaliação é um processo essencial para o acompanhamento do desenvolvimento infantil e para a tomada de decisões voltadas ao redimensionamento da prática pedagógica. Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em um mestrado profissional, cujo objetivo é elaborar uma proposta de avaliação para o desenvolvimento integral de bebês. Neste recorte, expõem-se os dados obtidos na primeira etapa de um estudo de caso, mediante a aplicação de um questionário para levantar as demandas indicadas por docentes de um processo de avaliação de bebês em uma instituição municipal de ensino de Santa Catarina. Entre os resultados, foram detectados os critérios utilizados pelos docentes na avaliação, a convergência parcial entre os critérios indicados e os adotados, a utilização de uma documentação pedagógica recomendada para a Educação Infantil no país, a necessidade de rever o instrumento avaliativo e a predisposição dos docentes para contribuir com a melhoria da avaliação dos bebês.

Palavras-chaves: Educação Infantil. Avaliação. Bebês. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Campos de experiência.

 

ABSTRACT

Assessment is an essential process in accompanying child development and also in making decisions related to re-defining pedagogical practice. This article presents a cut-out of a research conducted on the professional master´s level, whose purpose is to devise a proposal to assess the full development of babies. Such cut-out has included data collected in the first stage of a case study in which a questionnaire was utilized in order to raise the demands indicated by teachers in baby assessment process in a local educational unit in the state of Santa Catarina. The results have shown the criteria employed by teachers in their assessment, the partial convergence between the criteria indicated and those actually adopted, the use of pedagogical documentation recommended for Child Education in Brazil, the need to review the assessing instrument, and the teachers´ willingness to contributing to improve the assessment of babies.

Keywords: Child education. Assessment. Babies. Rights to learning and development. Field of experience.

Biografia do Autor

Miriane Sinara Pries, Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina, Brasil

Mestra em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio Peixe (UNIARP). Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina, Brasil.

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Educação pela Universidad de Jaén (UJA), Espanha. Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio Peixe (UNIARP).

Beatriz Alves de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina, Brasil

Mestra em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio Peixe (UNIARP). Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina, Brasil.

Elisamara Gaspar da Silva , Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina, Brasil

Mestra em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio Peixe (UNIARP). Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina, Brasil.

João Derli de Souza Santos, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Doutor em Educação pela Unicamp. Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Inês Maria Gugel Dummel, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Pries, M. S., Zwierewicz, M., Oliveira, B. A. de, Silva , E. G. da, Santos, J. D. de S., & Dummel, I. M. G. (2023). DEMANDAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE BEBÊS NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL : DEMANDS FROM THE PROCESS TO ASSESS THE FULL DEVELOPMENT OF BABIES ACCORDING TO CHILD EDUCATION TEACHERS. Professare, 12(3), e3405. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3405

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