DOENÇAS AUTOIMUNES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AUTOIMMUNE DISEASES IN THE CONTEXT OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i1.3362Palavras-chave:
Educação física escolar, Doenças autoimunes, Grupos especiaisResumo
Nas doenças autoimunes encontramos subjetividades que precisam ser entendidas pelos profissionais de Educação Física. Cada caso necessita um aprofundamento específico, reforçando o fato de que os professores necessitam de formação continuada para conseguirem introduzir alunos acometidos por doenças autoimunes em suas aulas. Considerando isso, tem-se como objetivo analisar a percepção dos professores de Educação Física do Ensino Médio de duas escolas da Rede Estadual de Ensino da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque sobre as doenças autoimunes. Para entender essa percepção dos professores, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, com objetivos de caráter exploratório, e como procedimentos, pesquisa bibliográfica e documental. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores de Educação Física do Ensino Médio de duas escolas da Rede Estadual de Ensino da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque. Após a análise das entrevistas, conseguiu-se observar que os participantes da pesquisa com conhecimento pouco aprofundado sobre esse tema, dois participantes associaram outras doenças às doenças autoimunes. Apesar de as dificuldades todos os três professores enfatizaram o tema inclusão na Educação Básica como obrigatório no espaço escolar. Portanto, notou-se a importância da busca pelo conhecimento em relação à atividade física para grupos especiais e doenças autoimunes, por consequência, obteríamos mais oportunidades de inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física e nos demais componentes curriculares da Educação Básica.
Palavras-Chave: Educação física escolar. Doenças autoimunes. Grupos especiais.
ABSTRACT
In autoimmune diseases, we find subjectivities that need to be understood by Physical Education professionals. Each case requires specific in-depth analysis, reinforcing the need for teachers to continue training competence to introduce students affected by autoimmune diseases into their classes. Considering this, the objective is to analyze the perception of high school Physical Education teachers from two schools in the State Education Network of the Regional Education Coordination of Brusque about autoimmune diseases. To understand this perception of teachers, we carried out research with a qualitative approach, with exploratory objectives, and as procedures, bibliographic and documentary research. We had semi-structured interviews with three high school Physical Education teachers from two schools in the State Education Network of the Regional Education Coordination of Brusque. After analyzing the interviews, it was possible to observe that research participants with little in-depth knowledge of this topic, two participants associated other diseases with autoimmune diseases. Despite the difficulties, all three teachers emphasized the inclusion topic in Basic Education as mandatory in the school space. We therefore recognized the importance of learning about physical activity for autoimmune disorders and special groups; as a result, we would have more options to include children in Physical Education classes and other Basic Education curriculum components.
Keywords: School physical education. Autoimmune diseases. Special groups.
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