O PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS COM CRIANÇAS EM PESQUISAS COM INTERVENÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL
TAKING LEADING ROLE IN CHILD EDUCATION: POSSIBILITIES AND EXPERIENCES CONSTRUCTED WITH CHILDREN IN PROFESSIONAL MASTER´S STUDIES WITH INTERVENTION
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i1.2945Palavras-chave:
Educação infantil. Protagonismo. Projetos Criativos Ecoformadores. Espaços. Ludicidade.Resumo
Mudanças em relação à concepção pedagógica a respeito da Educação Infantil têm evidenciado a necessidade de posicionar a criança como protagonista dos processos de ensino e de aprendizagem, o que implica a superação de práticas pedagógicas transmissivas e descontextualizadas. Considerando a relevância dessa transição para o desenvolvimento integral, este artigo objetiva contextualizar pesquisas vinculadas a um mestrado profissional comprometidas com ações que valorizem o protagonismo de crianças as quais frequentam a Educação Infantil. Caracterizando-se enquanto uma pesquisa bibliográfica com ênfase na abordagem qualitativa, o estudo envolveu a análise de três dissertações com o auxílio do software MaxQDA. Os resultados apontam para uma aproximação mais expressiva nas pesquisas de Felipus (2018) e Oliveira (2019), especialmente no tocante à utilização da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores – PCE na intervenção realizada, enquanto a pesquisa de Navroski (2022) relata a utilização de atividades envolvendo a leitura de imagens como estratégia a fim de favorecer um posicionamento crítico sobre a realidade. Como pontos de convergência dos três estudos, destaca-se o estímulo à valorização do protagonismo das crianças durante as intervenções realizadas nas pesquisas por meio do uso de múltiplas estratégias fundamentais para o desenvolvimento integral, dentre as quais, a cocriação de cenários ecoformadores, a exploração de jogos e de brincadeiras que integram a cultura familiar e a exploração da leitura de imagens para estimular análise crítica acerca da realidade.
Palavras-chave: Educação infantil. Protagonismo. Projetos Criativos Ecoformadores. Espaços. Ludicidade.
ABSTRACT
Changes in relation to the pedagogical conception regarding Child Education has shown the need to position the child taking a leading role in the teaching and learning processes, which entails to overcome transmission-type and out-of-context pedagogical practices. Considering the importance of such transition for the child´s integral development, this article has the purpose of contextualizing studies associated with a professional graduate program committed to actions that appreciate the leading role of children attending Child Education facilities. Caracterized as bibliographical review with emphasis on qualitative approach, the study included the analysis of three master dissertations with the aid of software MaxQDA. Results have pointed out a more expressive proximity in the researches by Felipus (2018) and Oliveira (2019), especially concerning the use of the methodology of Eco-formative Creative Projects – ECP in the intervention conducted, while the research by Navroski (2022) reports the use of activities involving image reading as a strategy aimed to benefit a critical positioning over reality. Among the converging points in the three studies, highlight falls on the stimulus to appreciate the children´s leading role along the interventions conducted in the studies by utilizing multiple strategies that are fundamental for integral development, including the co-creation of eco-formative scenarios, exploration of fun and games which integrate family culture and the exploration of image reading to stimulate critical analysis of reality.
Keywords: Chid education. Leading role. Eco-Formative Creative Projects.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1998.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 12 maio 2021.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Brasil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 jun. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação é a base. MEC: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI. Brasília: MEC/SEF, 1988. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 17 jun. 2022.
FELIPUS, Eliane Scheffmacher. Implicações dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no desenvolvimento integral de crianças da Educação Infantil. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GONZÁLEZ VELASCO, Juan Miguel. Religaje educativo: espacio - tiempo. La Paz: Prisa, 2017.
MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO, Juan Miguel (org.). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: WAK, 2010.
MORENO, Gilmara Lupion. Organização do Trabalho Pedagógico na Instituição de Educação Infantil. In: PASCHOAL, Jaqueline Delgado (org.). Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Londrina: Humanidades, 2007. p. 54-62.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-cheia: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.
NAVROSKI, Marianne. A leitura de imagens na construção do olhar crítico no ensino da Arte como efetivação de uma política de educação para a cidadania. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2022.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução Lucia Pereira de Souza. 3. ed. São Paulo: TRION, 2018.
OKASAKI, Aymê; KANAMARU, Antonio Takao. Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e162822, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100417&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 ago. 2020.
OLIVEIRA, Beatriz Alves de. Cenários ecoformadores e campos de experiência: contribuições de um Projeto Criativo Ecoformador para o desenvolvimento integral de bebês e de crianças bem pequenas. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Básica) – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Caçador, 2020.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
TORRE, Saturnino de la; ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos Criativos Ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-176.
ZWIEREWICZ, M. Projetos Criativos Ecoformadores - PCE: inovação metodológica e estímulo à transdisciplinaridade no ensino superior. In: ZWIEREWICZ, Marlene (Org.). Criatividade e inovação no Ensino Superior: experiências latino-americanas em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p. 163-186.
ZWIEREWICZ, Marlene. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas: matizes da pedagogia ecossistêmica na formação de docentes da Educação Básica. In: DITTRICH, Maria Glória et al. (org.). Políticas Públicas na contemporaneidade: olhares cartográficos temáticos. Itajaí: Univali, 2017. p. 217-231.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).