PENSAMENTO COMPLEXO, INTERDISCIPLINARIDADE E O PAPEL DO EDUCADOR-CUIDADOR
COMPLEX THINKING, INTERDISCIPLINARITY, AND THE ROLE OF THE EDUCATOR-CAREGIVER
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3180Palavras-chave:
Pensamento Complexo, interdisciplinaridade, educação, cuidadoResumo
Este artigo é resultado da produção conjunta entre estudantes do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação Básica (PPGEB) da UNIARP, campus de Caçador. Durante o desenvolvimento do presente texto, os colaboradores debateram sobre a premência das discussões sobre o pensamento complexo e a sua coligação com a visão interdisciplinar de produção do conhecimento. Nesse contexto, viu-se que o processo de produção deste trabalho deu-se de modo totalmente interdisciplinar, sendo que os envolvidos são formados em áreas diversas da licenciatura, tais como Pedagogia, História, Letras, Química e Matemática. Deste caleidoscópio de olhares, o texto apresenta a ideia de que vivemos em um mundo marcado até os ossos pela urgência de uma visão mais complexa, sistêmica e integradora dos conhecimentos de maneira que não se pode mais ver as partes sem conectá-las com o todo e vice-versa, sendo que por meio deste diapasão, é possível desenvolver em todo e qualquer educador uma responsabilidade ética do cuidado de si mesmo e dos alunos que estão sob seus auspícios. Esta pesquisa adotou o viés metodológico bibliográfico, de caráter qualitativo usando, sobremaneira, obras de Morin (1990, 2000, 2001), Fazenda (2008) e Foucault (1995).
Palavras-chave: Pensamento complexo. Interdisciplinaridade. Educação. Cuidado.
ABSTRACT
This article is the result of a collaborative effort among students from the Graduate Program – Master's in Basic Education (PPGEB) at UNIARP, Caçador campus. During the composition of this text, the contributors discussed the urgency of dialogues surrounding complex thinking and its alliance with the interdisciplinary approach to knowledge production. It became clear that the process of creating this work unfolded entirely in an interdisciplinary manner, involving individuals with diverse academic backgrounds in areas like Pedagogy, History, Literature, Chemistry, and Mathematics. From this kaleidoscope of viewpoints, the article posits that we inhabit a world deeply marked by the necessity for a more complex, systemic, and integrated understanding of knowledge. In such a world, it is impossible to consider the parts without connecting them with the whole, and vice versa. This holistic perspective enables the development of an ethical responsibility among educators for self-care and the care of students under their guidance. The research adopted a qualitative, bibliographic methodological approach, drawing heavily from the works of Morin (1990), Fazenda (2008), and Foucault (1995).
Keywords: Complex thinking. Interdisciplinarity. Education. Care.
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