PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE INGLÊS: TRANSCULTURALIDADE, MÚSICA E ABORDAGEM ORIENTADA À AÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE TRABALHO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING ENGLISH: CROSS-CULTURALITY, MUSIC AND ACTION-ORIENTED APPROACHES AS WORKING STRATEGIES WITH BASIC EDUCATION STUDENTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3515

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino de Inglês, Motivação, Estratégias Pedagógicas, Integração Curricular

Resumo

O presente artigo apresenta, de modo sucinto, o resultado de três pesquisas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da UNIARP, de Caçador-SC, focadas em atividades para motivar estudantes do Ensino Fundamental e Médio no aprendizado do idioma inglês. As pesquisas enfatizam a necessidade de tornar o ensino do idioma mais relevante, considerando os desafios de motivar os estudantes a compreenderem o sentido do aprendizado do referido idioma. Diante disso, as estratégias propostas buscaram conectar o inglês com a vida cotidiana, reconhecendo sua importância como língua global. Todas as atividades foram desenvolvidas em colaboração com os estudantes. O artigo se divide em três partes: 1) Transculturalidade no Ensino Médio: explora como aprender inglês pode abrir portas para outras culturas e desenvolver consciência cultural, usando filmes para isso; 2) Música no Ensino Fundamental: destaca o uso da música como ferramenta motivacional e facilitadora do aprendizado de inglês, com estratégias criativas para abordar habilidades linguísticas e 3) Abordagem Orientada a Ação (AoA): propõe uma abordagem baseada em tarefas, comparando habilidades do CEFR e BNCC para estudantes melhorar o ensino do inglês, sugerindo mais tempo e materiais adequados. Além disso, foi criado em parceria com os estudantes um site de viagens com base na AoA. No geral, as dissertações ressaltam a importância de encontrar formas inovadoras de instigar os estudantes no estudo do idioma inglês. A metodologia da pesquisa se pautou no formato bibliográfico e na prática da pesquisa-ação. O objetivo é inspirar mais pesquisas e a criação de materiais educacionais relevantes para aprimorar o ensino desse idioma.

Palavras-chave: Educação Básica, Ensino de Inglês, Motivação, Estratégias Pedagógicas, Integração Curricular

 Abstract

This article succinctly presents the results of three master's research projects from the Graduate Program in Basic Education at UNIARP, Caçador-SC, focused on activities to motivate elementary and high school students in learning English. The research emphasizes the need to make the teaching of the language more relevant, considering the challenges of motivating students to understand the purpose of learning the language. Therefore, the proposed strategies aimed to connect English with daily life, recognizing its importance as a global language. All activities were developed in collaboration with the students. The article is divided into three parts: 1) Transculturality in High School Education: explores how learning English can open doors to other cultures and develop cultural awareness, using films for this purpose; 2) Music in Elementary Education: highlights the use of music as a motivational and facilitative tool for learning English, with creative strategies to address language skills; 3) Action-Oriented Approach (AoA): proposes a task-based approach, comparing CEFR and BNCC skills to improve English teaching, suggesting more time and suitable materials. Additionally, a travel website was created in partnership with students based on AoA. Overall, the dissertations emphasize the importance of finding innovative ways to inspire students in the study of the English language. The research methodology was based on the bibliographic format and the practice of action research. The goal is to inspire further research and the creation of relevant educational materials to enhance the teaching of this language.

Keywords: Basic Education, English Teaching, Motivation, Pedagogical Strategies, Curricular Integration.

Biografia do Autor

Ivan Bechtold, PPGEB - UNIARP

Mestre pelo PPGEB (UNIARP). E-mail: ivanbechtold@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8563-1017 Lattes: http://lattes.cnpq.br/4847171532256720

Fabiana Dalila Becker, PPGEB - UNIARP

Mestra pelo PPGEB (UNIARP). Email: fabianadalila35@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6267-5965 Lattes: http://lattes.cnpq.br/321317029224991

Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa, PPGEB - UNIARP

Mestra pelo PPGEB (UNIARP). Email: lusavania060@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2472-8330 Lattes: http://lattes.cnpq.br/9320748602596340

Rosemery Recalcatti, PPGEB - UNIARP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe –UNIARP. E-mail: rosemery.recalcatti@gmail.com Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1124293612039124 ORCID: https://orcid.org/0009-0005-2012-745X

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Bechtold, I., Becker, F. D., Lusa, V. C. M. da R., Recalcatti, R., & Bonin, J. C. (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE INGLÊS: TRANSCULTURALIDADE, MÚSICA E ABORDAGEM ORIENTADA À AÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE TRABALHO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING ENGLISH: CROSS-CULTURALITY, MUSIC AND ACTION-ORIENTED APPROACHES AS WORKING STRATEGIES WITH BASIC EDUCATION STUDENTS. Professare, 13(00), e3515. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3515

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