PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL
PARTICIPATION AND DELIBERATION IN EDUCATIONAL MANAGEMENT
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3109Palavras-chave:
Participação, Democracia, GestãoResumo
Em meio a uma sociedade neoliberal em constante legitimação, refletir sobre questões inerentes ao real sentido da participação na gestão escolar tem sido um desafio necessário. Nas últimas décadas, tem-se percebido um expressivo avanço no discurso sobre a democracia, o qual impõe novos olhares também sobre a gestão da escola. Neste sentido, o presente trabalho busca contribuir com as discussões acerca dos reais espaços de participação e deliberação nos diferentes estilos de organização escolar, atentando para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1960) e para a Constituição Federal de 1988, tendo em vista, analisar os desafios na compreensão das esferas democráticas da gestão escolar.
Palavras-chave: Gestão. Participação. Democracia.
ABSTRACT
In the midst of a neoliberal society in constant legitimacy, reflecting about matters which are inherent to the real sense of participation in scholar management has been a necessary challenge. In the last decades an expressive advance has been noticed in the speech about democracy, which imposes new glances also in the management of the school. In this regard, the current work aims to contribute with discussions about the real spaces for participation and deliberation in different styles of scholar organization, to attempt at the Law of Directives and Basis of National Education (LDB 9.394/60) and at the Federal Constitution of 1988, and analyze the challenges of democratic spheres in scholar management.
Keywords: Management. Participation. Democracy.
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