PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO NA GESTÃO EDUCACIONAL
PARTICIPATION AND DELIBERATION IN EDUCATIONAL MANAGEMENT
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3109Palabras clave:
Participação, Democracia, GestãoResumen
Em meio a uma sociedade neoliberal em constante legitimação, refletir sobre questões inerentes ao real sentido da participação na gestão escolar tem sido um desafio necessário. Nas últimas décadas, tem-se percebido um expressivo avanço no discurso sobre a democracia, o qual impõe novos olhares também sobre a gestão da escola. Neste sentido, o presente trabalho busca contribuir com as discussões acerca dos reais espaços de participação e deliberação nos diferentes estilos de organização escolar, atentando para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/1960) e para a Constituição Federal de 1988, tendo em vista, analisar os desafios na compreensão das esferas democráticas da gestão escolar.
Palavras-chave: Gestão. Participação. Democracia.
ABSTRACT
In the midst of a neoliberal society in constant legitimacy, reflecting about matters which are inherent to the real sense of participation in scholar management has been a necessary challenge. In the last decades an expressive advance has been noticed in the speech about democracy, which imposes new glances also in the management of the school. In this regard, the current work aims to contribute with discussions about the real spaces for participation and deliberation in different styles of scholar organization, to attempt at the Law of Directives and Basis of National Education (LDB 9.394/60) and at the Federal Constitution of 1988, and analyze the challenges of democratic spheres in scholar management.
Keywords: Management. Participation. Democracy.
Citas
ALVES, A. V. V. Gestão Democrática da Educação: Democracia Liberal e/ou deliberativa. MS: Educação e Fronteiras On-line, 2019. Disponível em https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12766/6109. Acesso em 01 de Março de 2023.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Lei nº. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. . Ministério da Educação, 2018. Disponível em < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em 13 de março de 2023.
LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MELLO, A. F; CAETANO, J. M. P. Gestão democrática e participativa na implementação da BNCC: análise do Guia para Gestores Escolares. Fortaleza: Ensino e Perspectivas, 2021. Disponível em < https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5307/4329>. Acesso em 13 de março de 2023
NOBRE, M. Participação e Deliberação na Teoria Democrática: Uma Introdução. In: COELHO, V.S.D.; NOBRE, M. (orgs). Participação e Deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: Editora 34, 2004.
PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ática, 1997.
PARO. V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, 2001.
PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. – São Paulo: Ática, 2007.
PATEMAN, C. Teorias recentes da democracia e o “mito clássico’. In: Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1992.
SADER, E. A Transição no Brasil: da ditadura à democracia? 2ª ed. São Paulo: Atual, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).