DIDÁTICA – ABORDAGEM INTRODUTÁRIA
TEACHING – INTRODUCTORY FOCUS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2962Palavras-chave:
Didática. Educação. Metodologia do ensino.Resumo
A Didática consiste na disciplina que estuda a técnica do ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, com o objetivo de estimular, dirigir e encaminhar, o processo da aprendizagem para proporcionar ao educando uma formação adequada. Estudar didática não significa apenas acumular informações técnicas acerca do processo de ensino-aprendizagem, mas significa desenvolver a capacidade de questionamento e de experimentação com relação a tais informações. Os métodos de ensino são propostos, classificados e descritos pela disciplina de Metodologia, porém, cabe a didática realizar o julgamento ou a crítica destes métodos. Um método de ensino consiste na organização racional e prática dos recursos e procedimentos do educador, no intento de conduzir a aprendizagem dos alunos aos resultados previstos no sistema educacional. Também o planejamento e a avaliação constituem elementos da didática, sendo que ambos são indispensáveis para que se obtenha resultados bem-sucedidos no processo de ensino-aprendizagem. O planejamento possibilita a definição dos resultados que se pretende alcançar, juntamente com a definição dos recursos materiais e humanos, dos procedimentos, estratégias e técnicas que devem ser usados para alcançar os objetivos. Já a avaliação do processo educativo e do educando permite identificar se a educação está atingindo os resultados propostos. Destarte, é por meio dos procedimentos de didática que os educandos são estimulados, dirigidos e encaminhados, de modo eficiente, eficaz e efetivo no decurso da aprendizagem.
Palavras chave: Didática. Educação. Metodologia do ensino.
ABSTRACT
Teaching is the discipline that studies the technical education in all its aspects, in order to stimulate, direct and forward the process of learning to provide adequate training to the student. Studying Teaching not just accumulate technical information about the process of teaching and learning, but it means developing the ability to question and experiment with respect to such information. The teaching methods are proposed, classified and described by the discipline of methodology, however, it is the Teaching the one which performs the trial or criticism of these methods. A teaching method is the rational organization and practice of teacher resources and procedures, in an attempt to drive student learning outcomes set out in the educational system. Also planning and evaluation are key elements of teaching, both of which are essential to obtain successful results in the teaching-learning process. The planning enables the definition of results to be achieved, together with the definition of material and human resources, procedures, strategies and techniques that should be used to achieve the goals. The evaluation of the educational process and allows the student to identify if education is reaching the proposed results. Thus, it is through the procedures of teaching that students are encouraged, directed and routed efficiently and effectively in the course of learning.
Keywords: Teaching. Education. Teaching methodology.
Referências
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
MARQUES, Juracy C. A aula como processo: um programa de auto-ensino. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1976.
MATTOS, Luiz Alves de. Sumário de didática geral. 10. ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1971.
NÉRICI, Imídeo G. Didática geral dinâmica. 11. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
NÉRICI, Imídeo G. Metodologia do ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1997.
PILETTI, Claudino. Didática geral. 11. ed. São Paulo: Ática, 1990.
TOSI, Maria Raineles. Didática geral: um olhar para o futuro. Campinas: Alínea, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Professare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).