DIDÁTICA – ABORDAGEM INTRODUTÁRIA

TEACHING – INTRODUCTORY FOCUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2962

Palavras-chave:

Didática. Educação. Metodologia do ensino.

Resumo

A Didática consiste na disciplina que estuda a técnica do ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, com o objetivo de estimular, dirigir e encaminhar, o processo da aprendizagem para proporcionar ao educando uma formação adequada. Estudar didática não significa apenas acumular informações técnicas acerca do processo de ensino-aprendizagem, mas significa desenvolver a capacidade de questionamento e de experimentação com relação a tais informações. Os métodos de ensino são propostos, classificados e descritos pela disciplina de Metodologia, porém, cabe a didática realizar o julgamento ou a crítica destes métodos. Um método de ensino consiste na organização racional e prática dos recursos e procedimentos do educador, no intento de conduzir a aprendizagem dos alunos aos resultados previstos no sistema educacional. Também o planejamento e a avaliação constituem elementos da didática, sendo que ambos são indispensáveis para que se obtenha resultados bem-sucedidos no processo de ensino-aprendizagem. O planejamento possibilita a definição dos resultados que se pretende alcançar, juntamente com a definição dos recursos materiais e humanos, dos procedimentos, estratégias e técnicas que devem ser usados para alcançar os objetivos. Já a avaliação do processo educativo e do educando permite identificar se a educação está atingindo os resultados propostos. Destarte, é por meio dos procedimentos de didática que os educandos são estimulados, dirigidos e encaminhados, de modo eficiente, eficaz e efetivo no decurso da aprendizagem.

Palavras chave: Didática. Educação. Metodologia do ensino.

 

ABSTRACT

Teaching is the discipline that studies the technical education in all its aspects, in order to stimulate, direct and forward the process of learning to provide adequate training to the student. Studying Teaching not just accumulate technical information about the process of teaching and learning, but it means developing the ability to question and experiment with respect to such information. The teaching methods are proposed, classified and described by the discipline of methodology, however, it is the Teaching the one which performs the trial or criticism of these methods. A teaching method is the rational organization and practice of teacher resources and procedures, in an attempt to drive student learning outcomes set out in the educational system. Also planning and evaluation are key elements of teaching, both of which are essential to obtain successful results in the teaching-learning process. The planning enables the definition of results to be achieved, together with the definition of material and human resources, procedures, strategies and techniques that should be used to achieve the goals. The evaluation of the educational process and allows the student to identify if education is reaching the proposed results. Thus, it is through the procedures of teaching that students are encouraged, directed and routed efficiently and effectively in the course of learning.

Keywords: Teaching. Education. Teaching methodology.

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-Uniarp

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Especialista em Psicologia Organizacional;Gestão de Recursos Humanos;Psicopedagogia;Gestão Educacional;Supervisão,Orientação e Administração Escolar;Arqueologia;Saúde Coletiva;Direito Civil;Antropologia e Educação Social;Música;Auditoria e Controladoria;Antropologia Social;Ciência Política;Zoologia,Metrologia,Eventos;Design,Teatro;Ciências Sociais;Negócios Internacionais;Psicanálise Clínica;Ensino de Filosofia e Sociologia;Serviço de Saúde Coletiva;Ergonomia,Saúde Ocupacional,Ensino de Artes Cênicas;Saúde Pública; Auditoria Ambiental;Ensino de Biologia;Auditoria em Saúde;Biotecnologia;Teoria Psicanalítica;Musicoterapia;Paleontontologia,Docência em Saúde;Psicanálise Clínica;Arte na Educação;Psicoterapias;Tecnologia da Informação;Ensino de História e Geografia;Educação Musical;Saúde Mental;Sociologia;Neurociência;Ensino de Antropologia;Diálogo Interreligioso;Antropologia;Psicanálise;Ensino Religioso e Práticas Integrativas e Complementares.Bacharel em Direito,Ciências Econômicas,Saúde,Jornalismo,Administração,Teologia,Ciência Política,Antropologia,Geografia,Filosofia,Sociologia;Turismo,Psicanálise; Biologia,Serviço Social e Relações Públicas.Licenciado em Sociologia,Filosofia,Biologia,Geografia,Ciências Sociais,Letras,Música,Artes Visuais,Ciências da Religião e Pedagogia.Tecnólogo em Gestão Financeira,Produção Publicitária,Gestão Hospitalar,Auditoria em Saúde, Vigilância em Saúde,Educação Social,Segurança Privada;Agente Comunitário de Saúde,Comunicação Institucional;Gestão da Saúde;Gestão de Partidos Politicos;Saneamento Ambiental,Práticas Integrativas e Complementares e Gestão Ambiental.Consultor do INEP(BASIS e BNI),CEE/SC e FAPESC.Assessorou a Assembleia Constituinte,Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas,Secretarias da Educação e da Fazenda - SC.Partícipe de sodalícios:COMPED,ABRASCO,ANPUR,ABPSEC,ANPED,ANCIB,ANPEL,ANPAS,FONAPER,ANPAD,ABRAPCORP,ANPOM, ABRACE,ABECS,ABED,SOTER,ALAB e ANPTUR.Registrado no CRA,OAB,CRBio,CRQ,CORECON e CREA -SC.Advogado(OAB/SC 4912).Economista(CORECON/SC 3840).Administrador(CRA/SC 21651).Sociólogo(MT/SC 222).Gestor Ambiental (CRQ/SC 13202039).Jornalista(MT/SC 4155/JP).Gestor Financeiro(CRA/SC 21.651).Turismólogo(ANPTUR 5906),Comunicador Institucional(Abrapcorp 34).Designer(ABEC 11536).Publicitário(MT/SC 380).Internacionalista(ABED).Gestor de Segurança Privada(CRA/SC 21651).Historiador(MT/SC 103).Psicopedagogo(ANPED 3003).Gestor de Recursos Humanos(CRA/SC 21651).Musicólogo(ANPPOM 6301724).Gestor de Vigilância em Saúde(ABRASCO 14583).Psicanalista.Gestor Financeiro(CRA/SC 21651).Linguista(ALAB 4048).Educador Social.Cientista Político(ABECS 66).Gestor de Partidos Políticos(CRA/SC 21651).Gestor de Saúde(ABRASCO 5067).Auditor Ambiental(ANPPAS).Demógrafo.Auditor em Saúde(ABRASCO 14583).Pedagogo(ANPED 3003).Teólogo(SOTER).Filósofo.Cientista da Religião(SOTER).Literato(ACLA 007).Agente Comunitário de Saúde(ABRASCO 5067).Analista de Artes Visuais e Cênicas(ABRACE 22).Antropólogo(ABECS 66).Gestor de Eventos(CRA/SC 21651).Teatrólogo(ABRACE 22).Metrologista(SBM).Gestor de Saneamento Ambiental(ANPAS).Terapeuta Integrativo e Complementar(ABRASCO 5067).Astrônomo Amador (SAB).Gestor Hospitalar(ABRASCO 14583).Ergonomista(ABERGO 1537).Geopolítico(ABED).Secretário-Executivo(MT/SC 1388).Geógrafo(CREA/SC 180776-6).Biólogo(CRBio/SC 129463).Estudante de Serviço Social(CRESS/SC )e Relações Públicas(Conrerp 4ª R ).Áreas de pesquisa:Saúde Coletiva,Biotecnologia,Ciência da Informação,Neurociência,Planejamento Urbano e Regional,Estudos Estratégicos,Comunicologia e Ciência Cognitiva.Deu a lume 33 livros,184 artigos científicos,122 capítulos de livro e 63 orientações.Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Educação,ambos da Uniarp,engajado na implantação de Cursos de Doutorado. E-mail:adelciomachado@gmail.com.

Melissa Banhuk Ribeiro, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da UNIARP.

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-Uniarp

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão concentradas na Epistemologia, Interdisciplinaridade e Ética na construção do conhecimento, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação. Atualmente, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação dos Cursos de Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Educação Básica da UNIARP.

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe-Uniarp

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Atualmente é professor do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SC), desde 2015 e professor da UNIARP (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe), desde 2010. Atua como professor no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS), na linha de pesquisa "Sociedade, Cidadania e Segurança" (2020) e no Mestrado Profissional em Educação Básica, na linha de pesquisa "Políticas Públicas e Gestão da Educação" (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, sociologia, antropologia, sustentabilidade, ética, cidadania e política. Atua como professor, tutor e produtor de material EAD para a UNIARP nas disciplinas de sociologia e filosofia. Atualmente, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP, bem como, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da UNIARP.

Referências

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

MARQUES, Juracy C. A aula como processo: um programa de auto-ensino. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1976.

MATTOS, Luiz Alves de. Sumário de didática geral. 10. ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1971.

NÉRICI, Imídeo G. Didática geral dinâmica. 11. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

NÉRICI, Imídeo G. Metodologia do ensino: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1997.

PILETTI, Claudino. Didática geral. 11. ed. São Paulo: Ática, 1990.

TOSI, Maria Raineles. Didática geral: um olhar para o futuro. Campinas: Alínea, 1996.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Machado dos Santos, A., Ribeiro, M. B. ., Haroldo Baade, J., & Cezar Bonin, J. (2021). DIDÁTICA – ABORDAGEM INTRODUTÁRIA: TEACHING – INTRODUCTORY FOCUS. Professare, 10(3), e2962-e2962. https://doi.org/10.33362/professare.v10i3.2962

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)