Pessoas com deficiência no IFSul-rio-grandense (campus Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil): diagnóstico e possibilidades

People with disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology (campus Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil): diagnosis and possibilities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3840

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Bullying, Direitos humanos, Prevenção

Resumo

Embora tenha havido um progresso considerável na questão da inclusão e, especificamente, em relação aos estudantes com deficiência, somente recentemente foi estabelecida a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A promulgação dessa legislação representa um progresso importante, mas não assegura, por si só, que os direitos estejam efetivamente garantidos na sociedade. Assim, o objetivo deste artigo é investigar se há ocorrência de bullying e violação de Direitos Humanos no IFSul, campus Pelotas/RS, particularmente direcionado a alunos com deficiência. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa é de natureza aplicada, com uma abordagem qualiquantitativa. O tipo de estudo é exploratório e os métodos utilizados são caracterizados como um estudo de caso. Através da análise das respostas obtidas, percebe-se que ainda existem incidentes de bullying no IFSul, campus Pelotas/RS, sendo mais notáveis entre aqueles que têm algum tipo de deficiência. O bullying ainda afeta estudantes com deficiência no IFSul Pelotas, evidenciando a urgência de diálogos e educação especial para o respeito às diferenças. Neste sentido, são necessárias políticas institucionais abrangentes, com formação docente, escuta qualificada e fortalecimento de núcleos de apoio. Recomenda-se a implementação de estratégias permanentes de sensibilização e práticas pedagógicas inclusivas, aliadas aos direitos humanos. Prevenir o bullying exige uma cultura educacional transformadora, valorizando diversidade e equidade para ambientes escolares verdadeiramente inclusivos.

Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Bullying. Direitos Humanos. Prevenção.

Abstract: Although there has been considerable progress on the issue of inclusion and, specifically, regarding students with disabilities, the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities was only recently established. The enactment of this legislation represents significant progress, but it does not, by itself, ensure that rights are effectively guaranteed in society. Thus, the objective of this article is to investigate whether there are occurrences of bullying and Human Rights violations at IFSul, Pelotas/RS campus, particularly targeting students with disabilities. Regarding the methodology, the research is of an applied nature, with a quali-quantitative approach. The type of study is exploratory, and the methods used are characterized as a case study. Through the analysis of the responses obtained, it is noted that bullying incidents still exist at IFSul, Pelotas/RS campus, being more noticeable among those who have some type of disability. Bullying still affects students with disabilities at IFSul Pelotas, highlighting the urgency for dialogues and special education to promote respect for differences. In this sense, comprehensive institutional policies are necessary, with teacher training, qualified listening, and the strengthening of support centers. The implementation of permanent awareness strategies and inclusive pedagogical practices, aligned with human rights, is recommended. Preventing bullying requires a transformative educational culture that values diversity and equity for truly inclusive school environments.

Keywords: Person with Disability. Bullying. Human Rights. Prevention.

Resumen: Aunque ha habido un progreso considerable en el tema de la inclusión y, específicamente, en relación con los estudiantes con discapacidad, solo recientemente se estableció la Ley Brasileña de Inclusión de la Persona con Discapacidad. La promulgación de esta legislación representa un progreso importante, pero no asegura, por sí sola, que los derechos estén efectivamente garantizados en la sociedad. Así, el objetivo de este artículo es investigar si ocurre bullying y violación de los Derechos Humanos en el IFSul, campus Pelotas/RS, particularmente dirigido a alumnos con discapacidad. En lo que respecta a la metodología, la investigación es de naturaleza aplicada, con un enfoque cualicuantitativo. El tipo de estudio es exploratorio y los métodos utilizados se caracterizan como un estudio de caso. A través del análisis de las respuestas obtenidas, se percibe que aún existen incidentes de bullying en el IFSul, campus Pelotas/RS, siendo más notables entre aquellos que tienen algún tipo de discapacidad. El bullying todavía afecta a estudiantes con discapacidad en el IFSul Pelotas, evidenciando la urgencia de diálogos y educación especial para el respeto a las diferencias. En este sentido, son necesarias políticas institucionales integrales, con formación docente, escucha cualificada y fortalecimiento de los núcleos de apoyo. Se recomienda la implementación de estrategias permanentes de sensibilización y prácticas pedagógicas inclusivas, aliadas a los derechos humanos. Prevenir el bullying exige una cultura educativa transformadora, que valore la diversidad y la equidad para lograr ambientes escolares verdaderamente inclusivos.

Palabras clave: Persona con Discapacidad. Bullying. Derechos Humanos. Prevención.

Biografia do Autor

Raquel Martins Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Pós-doutora em Psicologia Social (UFPB). Docente - IFMT Câmpus Cuiabá Bela Vista

Joel Haroldo Baade, UNIARP

Doutor. Docente e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação Básica. Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Sabrina Frigotto, UNIARP

Mestranda em Desenvolvimento e Sociedade. UNIARP. Docente da UNIARP, Fraiburgo/SC.

Rosane Bom, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestra em Educação. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Docente do IFSul, câmpus Pelotas/RS.

Suelen Borges Loth Correa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutoranda em Educação. Instituto Federal Sul-Rio-grandense/IFSul, campus Pelotas-RS. Docente no Atendimento Educacional Especializado do Estado do Rio Grande do Sul, e no Município de Pelotas/RS.

Rodrigo Regert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus - Pelotas/RS

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC, área de concentração: Educação e Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Sociedade e Educação. Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunção - PA, Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (FDBU) - PR, Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília (UNISANTA) - SP, Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela UNISANTA - SP, Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UNISANTA - SP, Especialização em Supervisão Escolar pela UNISANTA - SP, Especialização em Psicopedagogia pela UNISANTA - SP, Especialização em Administração de Empresas pela UNISANTA - SP, Especialização em Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, pela UNIARP, Caçador - SC. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Caxias do Sul - RS, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli (ISEED) - MG, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfa América (FAA) - SP, Tecnólogo em Processos Gerenciais pela FAA - SP (CRA/SC n 6-01537), Licenciatura em Geografia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) - Rondônia - RO. Licenciatura em Educação Especial pelo Centro Universitário Faveni (CUF) - Guarulhos - SP. Bacharel em Administração pela Faculdade FACESE (FACESE). Atua na Coordenadoria de Apoio Pedagógico (COAP) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Pelotas-RS. É avaliador da Revista Professare (ISSN: 2238-9172) da UNIARP e da Revista Visão: Gestão Organizacional (ISSN: 2238-9636) da UNIARP. Autor de outros Livros e de vários Periódicos Científicos em diversas áreas Interdisciplinares. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Pedagogia, Educação Especial, Psicologia, Administração, Coordenação Pedagógica e Coordenação de Curso Superior. Atuou como Professor no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) nas diversas modalidades de ensino ofertadas pela Instituição (Jovem e Aprendiz, Formação Inicial e Continuada, Cursos de Ensino Superior e de Pós-Graduação) na Unidade de Videira - SC, além de ter sido coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Exerceu a atividade de professor tutor e autor de material didático das disciplinas de Sociologia, Métricas em Recursos Humanos, Ética Cidadania e Sustentabilidade, Introdução a Ciência Pedagógica, Psicologia da Educação e Análise das Demonstrações Contábeis ofertadas em cursos a distância na UNIARP, assim como, Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIARP Campus Fraiburgo. Participou dos Grupos de Pesquisa: Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação (PPFE) da UNIARP (CNPq) e Pesquisa Ética Cidadania e Sustentabilidade (GPECS) da UNIARP (CNPq). Desenvolveu a função de professor de Sociologia efetivo no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2025-12-04

Como Citar

Martins Fernandes, R., Haroldo Baade, J., Frigotto, S., Bom, R., Borges Loth Correa, S., & Regert, R. (2025). Pessoas com deficiência no IFSul-rio-grandense (campus Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil): diagnóstico e possibilidades: People with disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology (campus Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil): diagnosis and possibilities. Professare, 14(2), e3840. https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3840

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