Pessoas com deficiência no IFSul-rio-grandense (campus Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil): diagnóstico e possibilidades
People with disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology (campus Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil): diagnosis and possibilities
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v14i2.3840Palavras-chave:
Pessoa com Deficiência, Bullying, Direitos humanos, PrevençãoResumo
Embora tenha havido um progresso considerável na questão da inclusão e, especificamente, em relação aos estudantes com deficiência, somente recentemente foi estabelecida a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A promulgação dessa legislação representa um progresso importante, mas não assegura, por si só, que os direitos estejam efetivamente garantidos na sociedade. Assim, o objetivo deste artigo é investigar se há ocorrência de bullying e violação de Direitos Humanos no IFSul, campus Pelotas/RS, particularmente direcionado a alunos com deficiência. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa é de natureza aplicada, com uma abordagem qualiquantitativa. O tipo de estudo é exploratório e os métodos utilizados são caracterizados como um estudo de caso. Através da análise das respostas obtidas, percebe-se que ainda existem incidentes de bullying no IFSul, campus Pelotas/RS, sendo mais notáveis entre aqueles que têm algum tipo de deficiência. O bullying ainda afeta estudantes com deficiência no IFSul Pelotas, evidenciando a urgência de diálogos e educação especial para o respeito às diferenças. Neste sentido, são necessárias políticas institucionais abrangentes, com formação docente, escuta qualificada e fortalecimento de núcleos de apoio. Recomenda-se a implementação de estratégias permanentes de sensibilização e práticas pedagógicas inclusivas, aliadas aos direitos humanos. Prevenir o bullying exige uma cultura educacional transformadora, valorizando diversidade e equidade para ambientes escolares verdadeiramente inclusivos.
Palavras-chave: Pessoa com Deficiência. Bullying. Direitos Humanos. Prevenção.
Abstract: Although there has been considerable progress on the issue of inclusion and, specifically, regarding students with disabilities, the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities was only recently established. The enactment of this legislation represents significant progress, but it does not, by itself, ensure that rights are effectively guaranteed in society. Thus, the objective of this article is to investigate whether there are occurrences of bullying and Human Rights violations at IFSul, Pelotas/RS campus, particularly targeting students with disabilities. Regarding the methodology, the research is of an applied nature, with a quali-quantitative approach. The type of study is exploratory, and the methods used are characterized as a case study. Through the analysis of the responses obtained, it is noted that bullying incidents still exist at IFSul, Pelotas/RS campus, being more noticeable among those who have some type of disability. Bullying still affects students with disabilities at IFSul Pelotas, highlighting the urgency for dialogues and special education to promote respect for differences. In this sense, comprehensive institutional policies are necessary, with teacher training, qualified listening, and the strengthening of support centers. The implementation of permanent awareness strategies and inclusive pedagogical practices, aligned with human rights, is recommended. Preventing bullying requires a transformative educational culture that values diversity and equity for truly inclusive school environments.
Keywords: Person with Disability. Bullying. Human Rights. Prevention.
Resumen: Aunque ha habido un progreso considerable en el tema de la inclusión y, específicamente, en relación con los estudiantes con discapacidad, solo recientemente se estableció la Ley Brasileña de Inclusión de la Persona con Discapacidad. La promulgación de esta legislación representa un progreso importante, pero no asegura, por sí sola, que los derechos estén efectivamente garantizados en la sociedad. Así, el objetivo de este artículo es investigar si ocurre bullying y violación de los Derechos Humanos en el IFSul, campus Pelotas/RS, particularmente dirigido a alumnos con discapacidad. En lo que respecta a la metodología, la investigación es de naturaleza aplicada, con un enfoque cualicuantitativo. El tipo de estudio es exploratorio y los métodos utilizados se caracterizan como un estudio de caso. A través del análisis de las respuestas obtenidas, se percibe que aún existen incidentes de bullying en el IFSul, campus Pelotas/RS, siendo más notables entre aquellos que tienen algún tipo de discapacidad. El bullying todavía afecta a estudiantes con discapacidad en el IFSul Pelotas, evidenciando la urgencia de diálogos y educación especial para el respeto a las diferencias. En este sentido, son necesarias políticas institucionales integrales, con formación docente, escucha cualificada y fortalecimiento de los núcleos de apoyo. Se recomienda la implementación de estrategias permanentes de sensibilización y prácticas pedagógicas inclusivas, aliadas a los derechos humanos. Prevenir el bullying exige una cultura educativa transformadora, que valore la diversidad y la equidad para lograr ambientes escolares verdaderamente inclusivos.
Palabras clave: Persona con Discapacidad. Bullying. Derechos Humanos. Prevención.
Referências
ATAÍDE, Júlia Angélica de Oliveira; FONSECA, Gessica Faiely. A interface entre inclusão escolar e a educação profissional e tecnológica. In: BIANCHESSI, Cleber (Org.). Temas em Educação e Ensino: olhares interdisciplinares, reflexões e saberes. 1.ed. Curitiba-PR, Editora Bagai, 2024.
BRASIL. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Seção 1, p. 11.
BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015a. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 18 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015b. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 nov. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em: 15 nov. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.
COUTINHO, J. G. et al. Violência escolar contra pessoas com deficiência. In: FERNANDES, R. M. et al.. Bullying: caminhos para o combate no IFSul. Pelotas: PROEN-IFSul, 2024. p. 208-229. E-book 4.
FILHO, Francisco de Assis Pereira. Transtorno do neurodesenvolvimento e suas complexidades. Revista Acadêmica Online, v. 10, n. 53, p. 1-42, 2024. Disponível em: www.revistaacademicaonline.com. Acesso em: 22 set. 2025.
HUMPEL, Paola Raffaella Arabbi; BENTO, Kelly Cristina Menezes; MADABA, Celestino Manuel. Bullying vs. educação escolar inclusiva. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 36, n. 111, p. 378-390, 2019. Disponível em:www.revistapsicopedagogia.com.br. Acesso em: 18 ago. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSul). III Diálogos sobre a Inclusão na Educação Profissional: experiências e perspectivas. [Pelotas]: WebTV IFSul, 2022. 1 vídeo (2h 28min 46s). Publicado pelo canal WebTV IFSul. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5BrS0qh8RJo. Acesso em: 6 jul. 2025.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSul). IFSul Inclusivo. Pelotas, 2023a. Disponível em: www.ifsul.edu.br. Acesso em: 13 ago. 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSul). Resolução nº 366, de 13 de dezembro de 2023b. Regulamento dos Processos Inclusivos para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Disponível em: www.ifsul.edu.br. Acesso em: 6 jul. 2025.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE (IFSul). Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Cartilha do NAPNE. Pelotas, RS, 2024. Disponível em: www.ifsul.edu.br. Acesso em: 6 jul. 2025.
MENEGOTTO, Lisiane Machado de Oliveira; PASINE, Audri Inês; LEVANDOWSKI, Gabriel. O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 203-215, maio/ago. 2013.
ORTEGA, Francisco. Deficiência, autismo e neurodiversidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 61-69, fev. 2009. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 22 set. 2025.
RAMOS, Rossana. Inclusão na prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 4. ed. São Paulo: Summus, 2023.
RODRIGUES, David et al. Educação Inclusiva: mais qualidade à diversidade. In: RODRIGUES, D.; KREBS, R.; FREITAS, S. N.. Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2005. p. 45-63.
WERNECK, Cláudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Professare

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







