O bullying BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE ADOLESCENTES

BULLYING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT: A REPORT OF ADOLESCENTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3007

Palavras-chave:

Bullying. Adolescentes. Escola.

Resumo

O bullying é uma realidade presente na sociedade e no ambiente escolar que afeta a saúde mental de estudantes, assim a pesquisa tem como intuito identificar os sofrimentos causados pela prática do bullying no ambiente escolar e justifica-se devido a importância do tema, visto os prejuízos causados pela exposição a esse tipo de violência, também se busca uma conscientização por parte dos leitores a fim de esclarecer sobre os danos causados à saúde mental das vítimas. O delineamento da pesquisa classifica-se como um estudo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, de corte transversal. Participaram desse estudo 10 adolescentes entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas e particulares do município de Fraiburgo, Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturadas, sendo todas transcritas na íntegra, e a partir delas analisado os dados com base na frequência das unidades de registro. A partir dos estudos, foi possível obter 7 (sete) categorias temáticas, sendo: Conceito de bullying, Modos de Ocorrência, Causa que motivou, Impactos do bullying na vida das vítimas, Superação do sofrimento, Prevenção do bullying na escola e Opinião sobre a implementação de grupos de apoio para vítimas de bullying. Por meio dos resultados pode-se contatar dados sobre a presença, a frequência e o impacto desse tipo de violência na vida das vítimas, bem como o modo de superação descrito por cada participante, e a partir disso destacar sobre a importância da prevenção deste fenômeno, além de meios, como grupos de apoio na escola, para promoção da saúde dos adolescentes vítimas de bullying.

Palavras-chave: Bullying. Adolescentes. Escola.

 

ABSTRACT

Bullying is a reality present in society and in the school environment that affects the mental health of students, so the research aims to identify the suffering caused by the practice of bullying in the school environment and is justified due to the importance of the subject, given the damages caused by exposure to this type of violence, we also seek to raise awareness on the part of readers in order to clarify the damage caused to the mental health of victims. The research design is classified as a study with a qualitative approach, of a descriptive and exploratory, cross-sectional nature. The study included 10 adolescents between 12 and 18 years of age, of both sexes, students from public and private schools in the city of Fraiburgo, Santa Catarina. Data collection was carried out through semi-structured interviews, all of which were fully transcribed, and from them the data were analyzed based on the frequency of the recording units. From the studies, it was possible to obtain 7 (seven) thematic categories, namely: Concept of bullying, Modes of Occurrence, Cause that motivated it, Impacts of bullying on the lives of victims, Overcoming suffering, Prevention of bullying at school and Opinion on the implementation of support groups for victims of bullying. Through the results, it is possible to contact data on the presence, frequency and impact of this type of violence in the lives of the victims, as well as the way of overcoming described by each participant, and from that point out the importance of preventing this phenomenon, in addition to means, such as support groups at school, to promote the health of adolescent victims of bullying.

Keywords: Bullying. Teenagers. School.

Biografia do Autor

Vinicius Girardi da Silva, UNOESC

Acadêmico da décima fase do Curso de Psicologia na Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Videira.

Katia Toazza, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Professora do Curso de Psicologia na Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Videira. Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).

Referências

ANTUNES, Deborah Christina; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Do Bullying ao Preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 1, p. 33-42, 2008. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3093/309326454004.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

BATISTA, Elise Helena de Morais. Bullying e Diferenças: A Busca por um Olhar Ampliado. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: <https://1library.org/document/zkxwr9my-bullying-e-diferencas-busca-por-um-olhar-ampliado.html>. Acesso em: 02 nov. 2021.

BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1993.

BOTTAN, Gabriela et al. Intervenção breve antibullying para adolescentes em escolas públicas. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 41, p. 1-9, 2020. doi:

https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190336

BRASIL. Lei n. 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 nov. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm>. Acesso em: 02 nov. 2021.

CANO-ECHEVERRI, Margarita María; VARGAS-GONZALEZ, Jorge Enrique. Actores del acoso escolar. Revista Médica de Risaralda, v. 24, n. 1, p. 61-63, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/rmri/v24n1/v24n1a11.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2021.

CHAVES, Denise Raissa Lobato; SOUZA, Mauricio Rodrigues de. Bullying e preconceito: a atualidade da barbárie. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-17, 2018. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230019.

COSTA, Miguel Ataide Pinto da; SOUZA, Marcos Aguiar de; OLIVEIRA, Valéria Marques de. Obesidade infantil e bullying: a ótica dos professores. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p. 653-665, jul./set. 2012. doi: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000017.

CROCHIK, José Leon. Formas de violência escolar: preconceito e bullying. Movimento-Revista de Educação, n. 3, p. 29-56, 2015. doi: https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.270.

CUERVO, Angel Alberto Valdés et al. Challenging behavior, parental conflict and community violence in students with aggressive behavior. International Journal of Psychological Research, v. 11, n. 1, p. 50-57, 2018. doi: https://psycnet.apa.org/doi/10.21500/20112084.1777.

DALOSTO, Marcília de Morais; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Manifestações e prevalência de bullying entre alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 3, p. 363-378, 2013. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000300005.

DIAS, Denise; ROCHA, Magda; MOTA, Catarina Pinheiro. Bullying em adolescentes do 3.º ciclo: papel da vinculação aos pares no comportamento do agressor e da vítima. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 120, p. 79-104, 2019. doi: https://doi.org/10.4000/rccs.9570.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paranaense de Medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, set. 2009. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2009/v23n3/a1967.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2021.

FREIRE, Alane Novais; AIRES, Januária Silva. A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 1, p. 55-60, jan./jun. 2012. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000100006.

HUMPEL, Paola Raffaella Arabbi; BENTO, Kelly Cristina Menezes; MADABA, Celestino Manuel. Bullying vs. educação escolar inclusiva. Revista Psicopedagia, v. 36, n. 111, p. 378-390, dez. 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v36n111/12.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2021.

KNIJNIK, Daniela Zippin; KUNZLER, Lia Silvia. Psicoeducação e Reestruturação Cognitiva. In: MELO, Wilson Vieira (Org.). Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva. Novo Hamburgo: Sunopsys, 2014. Cap. 1, p. 24-56.

KOWALSKI, Robin M.; LIMBER, Susan P.; AGATSTON, Patricia W. Cyberbullying: Bullying in the Digital Age. 2. ed. Malden: Wiley-Blackwell, 2012. 294 p.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999. 339 p.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros, 2015. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 1359-1368, abr. 2019. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.15492017

MARCOLINO, Emanuella de Castro et al. Bullying: prevalência e fatores associados à vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto – Enfermagem, v. 27, n. 1, 2018. doi: https://doi.org/10.1590/0104-07072018005500016.

NOGUEIRA, Carlos André et al. A importância da psicoeducação na terapia cognitivo-comportamental: uma revisão sistemática. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano, v. 2, n. 1, p. 108-120, 2017. Disponível em: <http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/higia/article/view/190>. Acesso em: 05 nov. 2021.

NUNES, Ginete Cavalcante et al. Pesquisa Científica: Conceitos Básicos. ID on line. Revista de Psicologia, v. 10, n. 29, p. 144-151, 2016. doi: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.390

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. Interfaces entre família e bullying escolar: uma revisão sistemática. Psico-USF, v. 20, n. 1, p. 121-132, jan./abr. 2015a. doi: https://doi.org/10.1590/1413-82712015200111

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. The causes of bullying: results from the National Survey of School Health (PeNSE). Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 275-282, fev./abr. 2015b. doi: https://doi.org/10.1590/0104-1169.0022.2552.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de et al. Bullying e mecanismos de desengajamento moral: revisão sistemática da literatura com metanálise. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, p. 1-9, 2021. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021223346.

OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de; PASINI, Audri Inês; LEVANDOWSKI, Gabriel. O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos. Psicologia: Teoria e Prática, v. 15, n. 2, p. 203-215, 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v15n2/16.pdf >. Acesso em: 05 nov. 2021.

PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para Uma Escola Sem Violência - Estudo e Prevenção das Práticas Agressivas Entre Criança. Cidade do Porto: ‎Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. 364 p.

PIGOZI, Pamela Lamarca. A produção subjetiva do cuidado: uma cartografia de bullying escolar. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 28, n. 3, p. 1-21, 2018. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73312018280312.

PIGOZI, Pamela Lamarca; BARTOLI, Alice Jones. School Nurses' Experiences in Dealing With Bullying Situations Among Students. The Journal of School Nursing, v. 32, n. 3, p. 177-185, 2016. doi: http://dx.doi.org/ 10.1177/1059840515613140.

RIBEIRO, Jaime; SOUZA, Francislê Neri de; LOBÃO, Catarina. Editorial: Saturação da Análise na Investigação Qualitativa: Quando Parar de Recolher Dados? Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, n. 10, p. 3-7, 2018. Disponível em: <https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/213/111>. Acesso em: 05 nov. 2021.

RUSSO, Letícia Xander. Associação entre vitimização por bullying e índice de massa corporal em escolares. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 10, p. 1-12, 2020. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00182819

SANTOS, Isabele Ferreira; SILVA, Marcos Antonio Carneiro da. O corpo no ensino médio: uma análise da percepção corporal dos estudantes do Rio de Janeiro. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 32, p. 1-12, 2021. doi: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3205

SHARIFF, Shaheen. Cyberbullying: questões e soluções para a escola, a sala de aula e a família. Porto Alegre: Artmed. 2011.

SILVA, Daniel et al. Vítimas e agressores: manifestações de bullying em alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Spe. 5, p. 57-62, ago. 2014. doi: https://doi.org/10.19131/rpesm.0168.

SILVA, Jorge Luiz da et al. Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 7, p. 2329-234, jul. 2017a. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232017227.16242015

SILVA, Jorge Luiz da et al. Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise. Trends in Psychology, v. 26, n. 1, p. 509-522, jan./mar. 2018. doi: https://doi.org/10.9788/TP2018.1-20Pt.

SOUZA, Lélia Castro de. Quando o bullying na escola afeta a vida adulta. Revista Psicopedagogia, v. 36, n. 110, p.159-162, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v36n110/04.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2021.

STEPHAN, Francesca et al. Bullying e aspectos psicossociais: estudo bibliométrico. Temas em Psicologia, v. 21, n. 1, p. 245-258, jun. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-17.

TTOFFI, Maria M. et al. Do the victims of school bullies tend to become depressed later in life? A systematic review and meta-analysis of longitudinal studies. Journal of Agression, Conflict and Peace Research, v. 3, n. 2, p. 63-73, 2011. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.670.6461&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 05 nov. 2021.

VELOSO, Vandoval Rodrigues et al. Vitimização por bullying e fatores associados em estudantes brasileiros com idade de 13 a 17 anos: estudo populacional. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, p. 1-14, 2020. doi: https://doi.org/10.1590/1980-549720200097.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Girardi da Silva, V., & Toazza, K. (2023). O bullying BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE ADOLESCENTES: BULLYING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT: A REPORT OF ADOLESCENTS. Professare, 12(2), e3007. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3007

Edição

Seção

ARTIGOS