O bullying BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: UM RELATO DE ADOLESCENTES
BULLYING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT: A REPORT OF ADOLESCENTS
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3007Palabras clave:
Bullying. Adolescentes. Escola.Resumen
O bullying é uma realidade presente na sociedade e no ambiente escolar que afeta a saúde mental de estudantes, assim a pesquisa tem como intuito identificar os sofrimentos causados pela prática do bullying no ambiente escolar e justifica-se devido a importância do tema, visto os prejuízos causados pela exposição a esse tipo de violência, também se busca uma conscientização por parte dos leitores a fim de esclarecer sobre os danos causados à saúde mental das vítimas. O delineamento da pesquisa classifica-se como um estudo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, de corte transversal. Participaram desse estudo 10 adolescentes entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas e particulares do município de Fraiburgo, Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturadas, sendo todas transcritas na íntegra, e a partir delas analisado os dados com base na frequência das unidades de registro. A partir dos estudos, foi possível obter 7 (sete) categorias temáticas, sendo: Conceito de bullying, Modos de Ocorrência, Causa que motivou, Impactos do bullying na vida das vítimas, Superação do sofrimento, Prevenção do bullying na escola e Opinião sobre a implementação de grupos de apoio para vítimas de bullying. Por meio dos resultados pode-se contatar dados sobre a presença, a frequência e o impacto desse tipo de violência na vida das vítimas, bem como o modo de superação descrito por cada participante, e a partir disso destacar sobre a importância da prevenção deste fenômeno, além de meios, como grupos de apoio na escola, para promoção da saúde dos adolescentes vítimas de bullying.
Palavras-chave: Bullying. Adolescentes. Escola.
ABSTRACT
Bullying is a reality present in society and in the school environment that affects the mental health of students, so the research aims to identify the suffering caused by the practice of bullying in the school environment and is justified due to the importance of the subject, given the damages caused by exposure to this type of violence, we also seek to raise awareness on the part of readers in order to clarify the damage caused to the mental health of victims. The research design is classified as a study with a qualitative approach, of a descriptive and exploratory, cross-sectional nature. The study included 10 adolescents between 12 and 18 years of age, of both sexes, students from public and private schools in the city of Fraiburgo, Santa Catarina. Data collection was carried out through semi-structured interviews, all of which were fully transcribed, and from them the data were analyzed based on the frequency of the recording units. From the studies, it was possible to obtain 7 (seven) thematic categories, namely: Concept of bullying, Modes of Occurrence, Cause that motivated it, Impacts of bullying on the lives of victims, Overcoming suffering, Prevention of bullying at school and Opinion on the implementation of support groups for victims of bullying. Through the results, it is possible to contact data on the presence, frequency and impact of this type of violence in the lives of the victims, as well as the way of overcoming described by each participant, and from that point out the importance of preventing this phenomenon, in addition to means, such as support groups at school, to promote the health of adolescent victims of bullying.
Keywords: Bullying. Teenagers. School.
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