ECOFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIENCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1204Resumo
Os desafios atuais da Educação Básica implicam a necessidade de aproximação do currículo escolar à realidade local e global, bem como o estímulo à criatividade, transdisciplinaridade e ecoformação. Atenta aos desafios, a Escola de Educação Básica Municipal Visconde de Taunay – EBMVT, instituição vinculada à Rede Municipal de Ensino de Blumenau, Santa Catarina, desenvolveu o Programa de (Eco)formação, apoiado pela metodologia de Projetos Criativos Ecoformadores – PCE. O objetivo deste artigo é apresentar resultados decorrentes da formação, sistematizando o próprio PCE que dinamizou a proposta formativa. Os dados apresentados foram coletados por meio de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada durante o desenvolvimento do referido programa. Tendo como fontes principais os registros dos docentes e as atividades realizadas pelos estudantes, os resultados indicam que a adoção dos organizadores conceituais que compõem a sequência didática sugerida pelo PCE auxilia na aproximação do currículo à realidade e no envolvimento dos docentes e dos estudantes em uma dinâmica que ultrapassa os limites disciplinares para ganhar sentido no contexto de seu desenvolvimento.
Palavras-chave: (Eco)formação. Transdisciplinaridade. Projetos Criativos Ecoformadores.
ABSTRACTThe current challenges in Basic Education imply the need of bringing the school curriculum closer to the global and local reality, and to develop creativity, transdisciplinarity and eco-training. Prepared to meet the challenges, the municipal school Escola de Educação Básica Municipal Visconde de Taunay – EBMVT, an institution that is attached to the Municipal Education Network of Blumenau, Santa Catarina, developed the (Eco-)Training Program, supported by the methodology "Projetos Criativos Ecoformadores – PCE" (Eco-Trainer Creative Project). This paper aims to show the results from the training, structuring the PCE itself that revitalized the training proposal. The provided data were collected by means of a research-action, with a qualitative approach, which was carried out during the development of the aforementioned program. Based mainly on the teachers' records and the tasks fulfilled by the students, the results indicate that having adopted the conceptual organizers, which compose the didactic sequence suggested by the PCE, it helps in bringing the curriculum closer to reality, and it assists the teachers and students to get involved in a process that goes beyond the disciplinary boundaries in order to gain meaning within the context of their development.
Keywords: (Eco)training. Transdisciplinarity. Eco-Trainer Creative Projects.
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