ECOFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIENCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Jeane Pitz Pukall Escola de Educação Básica Municipal Visconde de Taunay – EBMVT http://orcid.org/0000-0001-7353-6648
  • Vera Lúcia de Souza e Silva Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Marlene Zwierewicz Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas do Unibave.

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1204

Resumo

Os desafios atuais da Educação Básica implicam a necessidade de aproximação do currículo escolar à realidade local e global, bem como o estímulo à criatividade, transdisciplinaridade e ecoformação. Atenta aos desafios, a Escola de Educação Básica Municipal Visconde de Taunay – EBMVT, instituição vinculada à Rede Municipal de Ensino de Blumenau, Santa Catarina, desenvolveu o Programa de (Eco)formação, apoiado pela metodologia de Projetos Criativos Ecoformadores – PCE. O objetivo deste artigo é apresentar resultados decorrentes da formação, sistematizando o próprio PCE que dinamizou a proposta formativa. Os dados apresentados foram coletados por meio de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada durante o desenvolvimento do referido programa. Tendo como fontes principais os registros dos docentes e as atividades realizadas pelos estudantes, os resultados indicam que a adoção dos organizadores conceituais que compõem a sequência didática sugerida pelo PCE auxilia na aproximação do currículo à realidade e no envolvimento dos docentes e dos estudantes em uma dinâmica que ultrapassa os limites disciplinares para ganhar sentido no contexto de seu desenvolvimento.

Palavras-chave: (Eco)formação. Transdisciplinaridade. Projetos Criativos Ecoformadores.

ABSTRACT

The current challenges in Basic Education  imply the need of bringing the school curriculum closer to the global and local reality, and to develop creativity, transdisciplinarity and eco-training. Prepared to meet the challenges, the municipal school Escola de Educação Básica Municipal Visconde de Taunay – EBMVT, an institution that is attached to the Municipal Education Network of Blumenau, Santa Catarina, developed the (Eco-)Training Program, supported by the methodology "Projetos Criativos Ecoformadores – PCE" (Eco-Trainer Creative Project). This paper aims to show the results from the training, structuring the PCE itself that revitalized the training proposal. The provided data were collected by means of a research-action, with a qualitative approach, which was carried out during the development of the aforementioned program. Based mainly on the teachers' records and the tasks fulfilled by the students, the results indicate that having adopted the conceptual organizers, which compose the didactic sequence suggested by the PCE, it helps in bringing the curriculum closer to reality, and it assists the teachers and students to get involved in a process that goes beyond the disciplinary boundaries in order to gain meaning within the context of their development.

Keywords: (Eco)training. Transdisciplinarity. Eco-Trainer Creative Projects.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

Pukall, J. P., Souza e Silva, V. L. de, & Zwierewicz, M. (2017). ECOFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIENCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Professare, 6(1). https://doi.org/10.33362/professare.v6i1.1204

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)