PENSAMENTO COMPLEXO, INTERDISCIPLINARIDADE E O PAPEL DO EDUCADOR-CUIDADOR

COMPLEX THINKING, INTERDISCIPLINARITY, AND THE ROLE OF THE EDUCATOR-CAREGIVER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3180

Palabras clave:

Pensamento Complexo, interdisciplinaridade, educação, cuidado

Resumen

Este artigo é resultado da produção conjunta entre estudantes do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação Básica (PPGEB) da UNIARP, campus de Caçador. Durante o desenvolvimento do presente texto, os colaboradores debateram sobre a premência das discussões sobre o pensamento complexo e a sua coligação com a visão interdisciplinar de produção do conhecimento. Nesse contexto, viu-se que o processo de produção deste trabalho deu-se de modo totalmente interdisciplinar, sendo que os envolvidos são formados em áreas diversas da licenciatura, tais como Pedagogia, História, Letras, Química e Matemática. Deste caleidoscópio de olhares, o texto apresenta a ideia de que vivemos em um mundo marcado até os ossos pela urgência de uma visão mais complexa, sistêmica e integradora dos conhecimentos de maneira que não se pode mais ver as partes sem conectá-las com o todo e vice-versa, sendo que por meio deste diapasão, é possível desenvolver em todo e qualquer educador uma responsabilidade ética do cuidado de si mesmo e dos alunos que estão sob seus auspícios. Esta pesquisa adotou o viés metodológico bibliográfico, de caráter qualitativo usando, sobremaneira, obras de Morin (1990, 2000, 2001), Fazenda (2008) e Foucault (1995).

Palavras-chave: Pensamento complexo. Interdisciplinaridade. Educação. Cuidado.

 

ABSTRACT

This article is the result of a collaborative effort among students from the Graduate Program – Master's in Basic Education (PPGEB) at UNIARP, Caçador campus. During the composition of this text, the contributors discussed the urgency of dialogues surrounding complex thinking and its alliance with the interdisciplinary approach to knowledge production. It became clear that the process of creating this work unfolded entirely in an interdisciplinary manner, involving individuals with diverse academic backgrounds in areas like Pedagogy, History, Literature, Chemistry, and Mathematics. From this kaleidoscope of viewpoints, the article posits that we inhabit a world deeply marked by the necessity for a more complex, systemic, and integrated understanding of knowledge. In such a world, it is impossible to consider the parts without connecting them with the whole, and vice versa. This holistic perspective enables the development of an ethical responsibility among educators for self-care and the care of students under their guidance. The research adopted a qualitative, bibliographic methodological approach, drawing heavily from the works of Morin (1990), Fazenda (2008), and Foucault (1995).

Keywords: Complex thinking. Interdisciplinarity. Education. Care.

Biografía del autor/a

Flavir Rodrigues Farias, PPGEB-UNIARP

Leonardo Aparecido de Lima da Silva, PPGEB-UNIARP

Mestrando do PPGEB – UNIARP. Email: leonardoapdelima02@hotmail.com, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0967-7275, Lattes: https://lattes.cnpq.br/6428464523083171

Marcos Fernando Bolincenha, PPGEB-UNIARP

Patricia Xavier de Souza Ribeiro, PPGEB-UNIARP

Mestranda do PPGEB – UNIARP. Email: patriciaxaviersouza@yahoo.com.br, ORCID: https://orcid.org/0009-0006-4530-2346, Lattes: https://lattes.cnpq.br/6513891321631865

Rosemery Recalcatti, PPGEB-UNIARP

Joel Cezar Bonin, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Doutor em Filosofia pela PUC-PR (2020). Professor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (-PPGEB-UNIARP).

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Publicado

2023-08-17

Cómo citar

Rodrigues Farias, F., de Lima da Silva, L. A., Bolincenha, M. F., Souza Ribeiro, P. X. de, Recalcatti, R., & Bonin, J. C. (2023). PENSAMENTO COMPLEXO, INTERDISCIPLINARIDADE E O PAPEL DO EDUCADOR-CUIDADOR: COMPLEX THINKING, INTERDISCIPLINARITY, AND THE ROLE OF THE EDUCATOR-CAREGIVER. Professare, 12(2), e3180. https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3180

Número

Sección

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