PENSAMENTO COMPLEXO, INTERDISCIPLINARIDADE E O PAPEL DO EDUCADOR-CUIDADOR
COMPLEX THINKING, INTERDISCIPLINARITY, AND THE ROLE OF THE EDUCATOR-CAREGIVER
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3180Palabras clave:
Pensamento Complexo, interdisciplinaridade, educação, cuidadoResumen
Este artigo é resultado da produção conjunta entre estudantes do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação Básica (PPGEB) da UNIARP, campus de Caçador. Durante o desenvolvimento do presente texto, os colaboradores debateram sobre a premência das discussões sobre o pensamento complexo e a sua coligação com a visão interdisciplinar de produção do conhecimento. Nesse contexto, viu-se que o processo de produção deste trabalho deu-se de modo totalmente interdisciplinar, sendo que os envolvidos são formados em áreas diversas da licenciatura, tais como Pedagogia, História, Letras, Química e Matemática. Deste caleidoscópio de olhares, o texto apresenta a ideia de que vivemos em um mundo marcado até os ossos pela urgência de uma visão mais complexa, sistêmica e integradora dos conhecimentos de maneira que não se pode mais ver as partes sem conectá-las com o todo e vice-versa, sendo que por meio deste diapasão, é possível desenvolver em todo e qualquer educador uma responsabilidade ética do cuidado de si mesmo e dos alunos que estão sob seus auspícios. Esta pesquisa adotou o viés metodológico bibliográfico, de caráter qualitativo usando, sobremaneira, obras de Morin (1990, 2000, 2001), Fazenda (2008) e Foucault (1995).
Palavras-chave: Pensamento complexo. Interdisciplinaridade. Educação. Cuidado.
ABSTRACT
This article is the result of a collaborative effort among students from the Graduate Program – Master's in Basic Education (PPGEB) at UNIARP, Caçador campus. During the composition of this text, the contributors discussed the urgency of dialogues surrounding complex thinking and its alliance with the interdisciplinary approach to knowledge production. It became clear that the process of creating this work unfolded entirely in an interdisciplinary manner, involving individuals with diverse academic backgrounds in areas like Pedagogy, History, Literature, Chemistry, and Mathematics. From this kaleidoscope of viewpoints, the article posits that we inhabit a world deeply marked by the necessity for a more complex, systemic, and integrated understanding of knowledge. In such a world, it is impossible to consider the parts without connecting them with the whole, and vice versa. This holistic perspective enables the development of an ethical responsibility among educators for self-care and the care of students under their guidance. The research adopted a qualitative, bibliographic methodological approach, drawing heavily from the works of Morin (1990), Fazenda (2008), and Foucault (1995).
Keywords: Complex thinking. Interdisciplinarity. Education. Care.
Citas
ALVES, Rubem; ANTUNES, Celso. O aluno, o professor, a escola: Uma conversa sobre educação. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
BARBOSA, Márcia Silvana Silveira Barbosa. O Papel da Escola: Obstáculos e Desafios para uma educação transformadora. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação (FACED-UFRGS). Porto Alegre, 2004.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN. 9394/1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
BODNAR, Zenildo; FREITAS, Vladimir Passos de; SILVA, Kaira Cristina. A epistemologia interdisciplinar da sustentabilidade: por uma ecologia integral para a sustentação da casa comum. Revista Brasileira de Direito, 12(2): 59-70, jul.-dez. 2016. Disponível em https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/1558/1000
BORGES, Juliana Diniz Gutierres; GARCIA, Maria Manuela Alves. Profissionalidade docente nas políticas curriculares para a Educação Infantil no Brasil: Cuidadora? Professora? Professora-cuidadora? Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 76, 2023. DOI: 10.7213/1981-416X.23.076.AO06. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29756. Acesso em: 18 jun. 2023.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). São Paulo :Cortez, 2008.
FLORENTINO, José Augusto; RODRIGUES, Léo Peixoto. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade na educação: desafios à formação docente. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 54–67, 2015. DOI: 10.15448/2179-8435.2015.1.17410. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/17410. Acesso em: 18 jun. 2023.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
MASSUCHETTI, Cristiani; SILVA, Madalena Pereira da. As Contribuições do paradigma da complexidade na docência no ensino superior. Revista Linguagens Educação e Sociedade. Teresina, UFPI, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1057 DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i45.10884
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget. 2ª ed. 1990.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Dória. 4. Ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil: São Paulo, 2000.
MORIN, Edgar. A religação dos Saberes: o desafio para o Século XXI. Bertrand Brasil: São Paulo, 2001.
SOUZA, Helmes Holanda de. O cuidado de si na perspectiva de uma educação para a autonomia. PRISMA, vol. 2, n. 01, jan./jul. 2020 (p. 93-110). Disponível em https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/article/view/8285 Acesso em 19 jun. 2023.
TRINDADE, Diamantino Fernandes. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). São Paulo :Cortez, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).