PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EJA DE SANTA CATARINA

DEPRIVATION OF FREEDOM AND DIGITAL TECHNOLOGIES OF INFORMATION AND COMMUNICATION: CHALLENGES FOR DIDACTICS AND TEACHING FORMATION OF MATH TEACHERS IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3618

Palavras-chave:

Educação Matemática, Sistema Prisional, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os desafios de aliar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) à prática pedagógica e à formação de professores de matemática da EJA do Sistema Prisional de Santa Catarina. A partir de uma contextualização histórica da oferta de Educação Matemática para sujeitos privados de liberdade, bem como de uma discussão a respeito dos discursos educativos e judiciários que atravessam essa educação, este artigo visa contribuir para o aprofundamento das possibilidades de ampliação do uso das TDIC para a formação inicial e/ou continuada de professores que ensinam matemática (PEM) em um ambiente necessariamente vigiado. Evidencia-se a necessidade de ampliar o debate sobre a inserção das TDIC em contextos invisibilizados da educação, como o oferecido nos presídios, buscando atrelar tal debate a mudanças do ponto de vista judiciário e político para que se minimizem as desigualdades escolares e sociais entre sujeitos presos e não-presos. O uso de alguns equipamentos, como o data-show, sinaliza que é possível ampliar o debate, mesmo sob o necessário olhar das questões de segurança envolvidas.

Palavras-chave: Educação Matemática. Sistema Prisional. Tecnologias Digitais.

Abstract

This article aims to discuss the challenges of combining Digital Information and Communication Technologies (DICT) with pedagogical practice and the training of mathematics teachers at EJA in the Santa Catarina Prison System. Based on a historical contextualization of the provision of Mathematics Education for subjects deprived of liberty, as well as a discussion regarding the educational and judicial discourses that permeate this education, this article aims to contribute to the deepening of the possibilities of expanding the use of technologies for the initial and/or continuing training of teachers who teach mathematics in a necessarily supervised environment. The need to expand the debate on the insertion of technologies in invisible educational contexts, such as that offered in prisons, is evident, seeking to link this debate to changes from a judicial and political point of view so that school and social inequalities between subjects are minimized prisoners and non-prisoners.

Keywords: Mathematics Education. Prison System. Digital Technologies.

Biografia do Autor

Dábila Paula Vicente de Chaves, Universidade do Planalto Catarinense

Mestre em Educação - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Paula Vicente de Chaves, D., & Bertoncini Vicenzi, V. (2024). PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EJA DE SANTA CATARINA: DEPRIVATION OF FREEDOM AND DIGITAL TECHNOLOGIES OF INFORMATION AND COMMUNICATION: CHALLENGES FOR DIDACTICS AND TEACHING FORMATION OF MATH TEACHERS IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN SANTA CATARINA. Professare, 13(00), e3618. https://doi.org/10.33362/professare.v13i00.3618

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