AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

TEACHERS' PERCEPTIONS ABOUT THE IMPORTANCE OF PLAYING IN THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3285

Palavras-chave:

Brincar, Educação Infantil, Percepções de professoras

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação de Mestrado concluída em 2023 que abordou a importância das brincadeiras na Educação Infantil. O objetivo é identificar percepções de professoras de um Centro de Educação Infantil Municipal sobre a importância do brincar a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de autores que abordam esse tema. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa com pesquisa de campo, suporte bibliográfico e documental. A coleta dos dados empíricos se deu por meio de entrevista semiestruturada e teve como base a análise de conteúdo qualitativo. Os resultados apontam para a importância do brincar na prática pedagógica como forma de desenvolvimento das crianças; as professoras entrevistadas buscam adequar as brincadeiras em seus planejamentos; às práticas pedagógicas desenvolvidas envolvem brincadeiras intencionais e dirigidas; as professoras nem sempre têm à disposição os materiais necessários para o desenvolvimento de atividades lúdicas.

Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Percepções de Professoras.

 

ABSTRACT

This article is part of a Master’s thesis completed in 2023 that addressed the importance of play in early childhood education. The objective is to identify perceptions of teachers of a Municipal Early Childhood Education Center on the importance of playing from the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), the National Common Curricular Base (BNCC) and authors who address this issue. It is a qualitative research, of an interpretative nature with field research, bibliographic and documentary support. The empirical data were collected through semi-structured interviews and it was based on the qualitative content analysis. The results point to the importance of playing in pedagogical practice as a way of developing children; the teachers interviewed seek to adapt the games in their planning; developed pedagogical practices involve intentional and directed play; teachers do not always have at their disposal the materials necessary for the development of recreational activities.

Keywords: Play. Early Childhood Education. Teachers' Perceptions.

Biografia do Autor

Eva Adriana da Luz Leite Craco, Universidade do Planalto Catarinense

Mestre em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Vinicius Bertoncini Vicenzi, Universidade do Planalto Catarinense

Doutor em Filosofia. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

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Publicado

2023-11-10

Como Citar

Craco, E. A. da L. L., & Bertoncini Vicenzi, V. (2023). AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEACHERS’ PERCEPTIONS ABOUT THE IMPORTANCE OF PLAYING IN THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION. Professare, 12(3), e3285. https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3285

Edição

Seção

ARTIGOS