O pensamento criativo e as TDIC: perspectivas e possiblidades para uma pedagogia da autonomia
Creative thinking and TDIC: perspectives and possibilities for a pedagogy of autonomy
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3231Keywords:
Pensamento criativo, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Pedagogia da autonomia, MediaçãoAbstract
This article explores the use of creative thinking and digital information and communication technologies as tools to promote a pedagogy of autonomy, based on Paulo Freire's principles. The objective is to investigate which didactic and pedagogical elements can contribute to this approach. The research is based on a bibliographical review and an empirical study, in which an interview was conducted with a teacher of the 4th year of elementary school in a municipal public school, seeking to understand how creative thinking and the use of digital technologies can be mediated in their lives. classes. This reflection highlights the relevance of digital technologies as substantial tools to promote creative thinking and emancipatory education, allowing the democratization of the educational process.
References
BORTOLOCI, Naiara Briega; JACOB, Juliana Marciotto; BROIETII, Fabiele Cristiane Dias. Os contextos investigativos de pensamento criativo em publicações acadêmicas. RIS, v. 3, n. 5, set./dez., 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1974.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAES, Maria Cândida. Didática Transdisciplinar como uma expressão de uma fenomenologia complexa. Inter-Legere - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Natal-RN, n.16, jan./jun. de 2015. p. 186-213. ISSN 1982-1662.
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, Criatividade e Educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015.
MORAES, Maria Cândida; DE LA TORRE, Saturnino. Sentipensar sob o olhar autopoiético: estratégias para reencantar a Educação, 2004. Disponível em: rome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/sentipensar_autopoietico.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
PEIXOTO, Joana, MORAES, Moema; NASCIMENTO, Neuvani; CARVALHO, Rose Mary. Formação para o uso de tecnologias: Os sentidos atribuídos pelos professores. In: ECHALAR, Adda D. L. F.; PEIXOTO, Joana; CARVALHO, Rose M. A. (orgs.) Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. Goiânia: Ed. Kelps, 2015, p. 71-84.
RODRIGUES, Michael; SABOTA, Barbra; SILVESTRE, Viviane. Construções de sentidos sobre o conceito de mediação pedagógica: uma leitura multimodal e rizomática. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v.10, n.19, jan/jun. 2021.
SUANNO, João Henrique. Escola Criativa e Práticas Pedagógicas Transdisciplinares e Ecoformadoras. 297f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, 2013.
SUANNO, João Henrique. Emoção, cognição e corporeidade. Anais...VIII Fórum internacional de innovación y creatividad compartiendo experiencias innovadoras y creativas en educación, Barcelona – ESP, 2017.
SUANNO, João Henrique. Educação como prática social com justiça social: um olhar crítico, complexo e transdisciplinar. Revista Polyphonía, 32(1), 2021.
SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; BALEIRO, Márcia de Fátima Ferreira. Eduação como situação gnosiológica e via para pensar complexo. Revista Educação & Linguagem. v. 24, n. 2, jul-dez., 2021.
SABOTA, Barbra. ALMEIDA, Ricardo; SILVESTRE, Viviane; MASTRELLA-DE-ANDRADE. Educação linguística para uma atuação crítica e criativa: uma iniciativa transdisciplinar em aulas de inglês. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 43, 2021.
SANT’ANA, Jonathas.V.B.; SUANNO, João Henrique; SABOTA, Barbra.R. Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 6, n. 10, jan./jun. 2017.
TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino: interações humanas tecnologias e dilemas. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 16, jan./jun. 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Professare
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).