O pensamento criativo e as TDIC: perspectivas e possiblidades para uma pedagogia da autonomia
Creative thinking and TDIC: perspectives and possibilities for a pedagogy of autonomy
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i3.3231Palabras clave:
Pensamento criativo, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Pedagogia da autonomia, MediaçãoResumen
Este artículo explora el uso del pensamiento creativo y las tecnologías digitales de la información y la comunicación como herramientas para promover una pedagogía de la autonomía, a partir de los principios de Paulo Freire. El objetivo es investigar qué elementos didácticos y pedagógicos pueden contribuir a este enfoque. La investigación se basa en una revisión bibliográfica y un estudio empírico, en el que se realizó una entrevista a una docente del 4º año de la enseñanza fundamental de una escuela pública municipal, buscando comprender cómo se puede mediar el pensamiento creativo y el uso de las tecnologías digitales. en sus vidas.clases. Esta reflexión destaca la relevancia de las tecnologías digitales como herramientas sustanciales para promover el pensamiento creativo y la educación emancipadora, permitiendo la democratización del proceso educativo.
Citas
BORTOLOCI, Naiara Briega; JACOB, Juliana Marciotto; BROIETII, Fabiele Cristiane Dias. Os contextos investigativos de pensamento criativo em publicações acadêmicas. RIS, v. 3, n. 5, set./dez., 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1974.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAES, Maria Cândida. Didática Transdisciplinar como uma expressão de uma fenomenologia complexa. Inter-Legere - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Natal-RN, n.16, jan./jun. de 2015. p. 186-213. ISSN 1982-1662.
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, Criatividade e Educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015.
MORAES, Maria Cândida; DE LA TORRE, Saturnino. Sentipensar sob o olhar autopoiético: estratégias para reencantar a Educação, 2004. Disponível em: rome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.ub.edu/sentipensar/pdf/sentipensar_autopoietico.pdf. Acesso em: 21 ago. 2022.
PEIXOTO, Joana, MORAES, Moema; NASCIMENTO, Neuvani; CARVALHO, Rose Mary. Formação para o uso de tecnologias: Os sentidos atribuídos pelos professores. In: ECHALAR, Adda D. L. F.; PEIXOTO, Joana; CARVALHO, Rose M. A. (orgs.) Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. Goiânia: Ed. Kelps, 2015, p. 71-84.
RODRIGUES, Michael; SABOTA, Barbra; SILVESTRE, Viviane. Construções de sentidos sobre o conceito de mediação pedagógica: uma leitura multimodal e rizomática. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v.10, n.19, jan/jun. 2021.
SUANNO, João Henrique. Escola Criativa e Práticas Pedagógicas Transdisciplinares e Ecoformadoras. 297f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, 2013.
SUANNO, João Henrique. Emoção, cognição e corporeidade. Anais...VIII Fórum internacional de innovación y creatividad compartiendo experiencias innovadoras y creativas en educación, Barcelona – ESP, 2017.
SUANNO, João Henrique. Educação como prática social com justiça social: um olhar crítico, complexo e transdisciplinar. Revista Polyphonía, 32(1), 2021.
SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; BALEIRO, Márcia de Fátima Ferreira. Eduação como situação gnosiológica e via para pensar complexo. Revista Educação & Linguagem. v. 24, n. 2, jul-dez., 2021.
SABOTA, Barbra. ALMEIDA, Ricardo; SILVESTRE, Viviane; MASTRELLA-DE-ANDRADE. Educação linguística para uma atuação crítica e criativa: uma iniciativa transdisciplinar em aulas de inglês. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 43, 2021.
SANT’ANA, Jonathas.V.B.; SUANNO, João Henrique; SABOTA, Barbra.R. Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 6, n. 10, jan./jun. 2017.
TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino: interações humanas tecnologias e dilemas. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 16, jan./jun. 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).