PROCESSOS PEDAGÓGICOS COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA
PEDAGOGIC PROCESSES USING DIGITAL RESOURCES: EXPERIENCES AT A MUNICIPAL SCHOOL IN GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.33362/professare.v12i2.3214Palabras clave:
Escola, Processos Pedagógicos, Tecnologias, Mediação Pedagógica, CelularResumen
El uso de tecnologías y recursos digitales se ha vuelto cada vez más presente en la sociedad actual y su inserción permea las diversas esferas de la sociedad. Llevándolo al contexto educativo, se presenta el siguiente problema: ¿Cómo puede contribuir la escuela a la formación (integral) de sus estudiantes mediante el uso de recursos digitales y tecnológicos? En ese sentido, este estudio tiene el objetivo de reflexionar sobre las prácticas pedagógicas desarrolladas y experimentadas en la Escuela Municipal Pedro Gomes de Menezes (Goiânia/Goiás), con el uso de tecnologías. Para ello, discutir la mediación pedagógica y comprender el uso de las tecnologías y los recursos digitales como instrumentos/recursos en los procesos pedagógicos. Para posibilitar esta reflexión, se realizó una investigación bibliográfica, a partir de: Da Cunha y Suanno (2021), Goedert y Arndt (2020), Masetto (2013), Moraes (2000), Morin (2000), Narikawa y Rodrigues (2021). ), Rodrigues, Sabot y Silvestre (2021) y Serafim y Sousa (2011). Se tomaron como documentos e interpretaron desde la perspectiva de la complejidad, con un enfoque cualitativo, una noticia del diario "O Hoje" sobre la escuela en cuestión, junto con un comunicado de la dirección de la unidad docente. Se cree que, entendidas como recursos en los procesos pedagógicos a ser mediados por los docentes, las tecnologías pueden contribuir a una formación más eficaz, humana y verdadera.
Citas
ALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. [TESTE] Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 27 jul. 2023.
DA CUNHA, Regina Célia Alves; SUANNO, João Henrique. EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Plurais-Virtual (e-ISSN 2238-3751-ISSN 1984-3941), v. 11, n. 1, p. 10-23, 2021. Disponível em: https://revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/12279. Acesso em: 22 jun. 2023.
EDUCARA. Facebook: Educara e Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes. Goiânia, 31, outubro, 2019. Disponível em: https://m.facebook.com/watch/?v=1687535818047123&paipv=0&eav=AfZow3wgoU0Pjdr1fH0tTD1_TivtnG9BDb-zRmKtnwZ7W-rFtvfRs2_KFD9kOYB3uyU&_rdr#_=_. Acesso em: 27 jul.2023.
GOEDERT, Lidiane; ARNDT, Klaulter. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº2, Edição Especial, 2020.– PPGE – UNESC – ISSN 2317-2452. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051. Acesso em: 27 jul. 2023.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria A. (Org.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
MORAES, Maria Cândida. Tecendo a Rede, mas com que Paradigma? Núcleo de informática Aplicada à Educação – NIED. Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Cidade Universitária “Prof. Dr. Zeferino Vaz”. Conferência apresentada no Encontro Internacional de Educação para a Paz, “The Future of our Children”. Universidade de Genebra: setembro, 2000. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2518.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.
MOREIRA, Daniel Augusto. A pesquisa empírica e suas variantes. São Paulo: Pioneira, 2004.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
NARIKAWA, Thiago Augusto; RODRIGUES, Olira Saraiva. A educação brasileira e novos rumos pós-pandemia. In: REIS, Marlene Barbosa de Freitas; MOREIRA, Cleumar de Oliveira; ANDERI, Eliane Gonçalves Costa (Orgs.). Educação, resistência e esperança: diálogos interdisciplinares. 1ed. Anápolis: Editora UEG, 2022, v. 1, p. 152-171.
RODRIGUES, Michael; SABOTA, Barbra; SILVESTRE, Viviane. Construções de sentidos sobre o conceito de mediação pedagógica: uma leitura multimodal e rizomática. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v.10, n.19, jan/jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6651. Acesso em: 27 jul. 2023.
SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação:
O vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: Robson Pequeno de Sousa, Filomena da M. C da S. C. Moita, Ana Beatriz Gomes Carvalho (Organizadores). Tecnologias digitais na educação - Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez, v. 7, p. C3, 2013.
SOUSA, Sheyla; MARTINS, Isabela. Projeto leva celulares para sala de aula. O Hoje, Goiânia, 02, março, 2019. (Figura 1). Disponível em: https://ohoje.com/noticia/cidades/n/161531/t/projeto-leva-celulares-para-sala-de-aula/. Acesso em: 27 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Professare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).